Imagery: Uma agradável e introspectiva jornada

Resenha - Inner Journey - Imagery

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Imagery, oriundo de Londrina (PR), se mostra pra lá de ambicioso com seu primeiro full-length, "The Inner Journey", lançado neste ano. O trabalho, registrado por Jocier Bertoni (voz e guitarra), Ricardo Fanucchi (baixo), Luciano Neves (bateria) e Henrique Loureiro (teclados), apresenta os elementos mais concisos do metal progressivo, com a minúcia costumeira do gênero e inserções instrumentais que vão desde heavy metal clássico até jazz e música erudita.
5000 acessosBin Laden: possível sucessor era músico de Death Metal5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal

A abertura fica por conta da instrumental "Fourth Secret", que mostra a habilidade e a técnica dos instrumentistas do Imagery. A música atravessa mudanças de andamento hipnotizantes. A faixa anterior serve como introdução para "Imagery", lembrando bons momentos de bandas como Dream Theater e Fates Warning. Seu início é pesado, mas há um fantástico interlúdio melódico em seu miolo, em que a guitarra de Joceir Bertoni (também vocalista do grupo) simplesmente brilha.

"Perception" tem uma abertura incrível e climática, que descamba em riffs de inegável influência do Rush. Parece até uma demo perdida dos canadenses, com grande trabalho principalmente do baterista e do baixista Ricardo Fanucchi. "Start The War" tem o peso elementar de uma boa banda de metal, mas sua parte instrumental também proporciona uma verdadeira viagem, com destaque aos momentos solo de Jocier Bertoni e do tecladista Henrique Loureiro. Minha faixa predileta do registro.

"The Rain" mantém o peso da anterior, mas com uma sequência rítmica preparada de forma mais minuciosa, desde o peculiar riff de guitarra até a linha de bateria de ritmo muito bem trabalhado. A bela faixa acústica "Show Me" puxa o freio de mão com classe e destreza. Até na baladinha, o instrumental é complexo e recebe cuidados especiais, o que revela a identidade perfeccionista do Imagery. Bertoni se destaca como vocalista por aqui – algo que não ocorreu nas faixas anteriores, visto que as vozes ficavam em segundo plano.

Em "Stranger", o peso é retomado na mesma linha que o Dream Theater apresentava em seus dois primeiros lançamentos. A faixa é visceral e o trabalho da cozinha é decisivo para tal. "Last" fecha o disco de forma meio maluca. Seus 8 minutos de duração atravessam nuances musicais tão distintas que fica até difícil categorizar a canção em algum gênero específico. Todo o instrumental faz bonito, mas é impossível não destacar a inspiração dos teclados.

"The Inner Journey" é, de fato, uma jornada deveras introspectiva. Por conta disso, o trabalho não é muito recomendado para aqueles que não apreciam as peculiaridades dos gêneros progressivos. Há alguns detalhes na produção que também não ficaram 100% – o que é completamente justificável por se tratar de um trabalho independente. Mas, na medida do possível, o álbum procurou a perfeição. Trata-se de um prato cheio para os adeptos, que se impressionarão principalmente com a apurada técnica instrumental aqui apresentada.

Jocier Bertoni (vocal, guitarra)
Ricardo Fanucchi (baixo)
Henrique Loureiro (teclados)

01. Fourth Secret
02. Imagery
03. Perception
04. Start The War
05. The Rain
06. Show Me
07. Stranger
08. Last

Site oficial:

http://www.imageryprog.com.br/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Inner Journey - Imagery

256 acessosImagery: Banda paranaense esbanja talento em primeiro álbum283 acessosImagery: Quebras de andamento e arranjos intrincados

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Imagery"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Imagery"

Bin LadenBin Laden
Possível sucessor era músico de Death Metal

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

VinilVinil
Quais são os dez discos mais valiosos do mundo?

5000 acessosCarlos Eduardo Miranda: "Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"5000 acessosLemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"5000 acessosSeparados no nascimento: Andre Matos e Steve Perry5000 acessosKiss: música da banda é responsável pela rebeldia de Bart Simpson2524 acessosSecret: O que os true headbangers from hell andam compartilhando no app?5000 acessosSepultura: novos vídeos da série "o Eloy não é humano"

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online