Imagery: Uma agradável e introspectiva jornada
Resenha - Inner Journey - Imagery
Por Igor Miranda
Postado em 30 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Imagery, oriundo de Londrina (PR), se mostra pra lá de ambicioso com seu primeiro full-length, "The Inner Journey", lançado neste ano. O trabalho, registrado por Jocier Bertoni (voz e guitarra), Ricardo Fanucchi (baixo), Luciano Neves (bateria) e Henrique Loureiro (teclados), apresenta os elementos mais concisos do metal progressivo, com a minúcia costumeira do gênero e inserções instrumentais que vão desde heavy metal clássico até jazz e música erudita.
A abertura fica por conta da instrumental "Fourth Secret", que mostra a habilidade e a técnica dos instrumentistas do Imagery. A música atravessa mudanças de andamento hipnotizantes. A faixa anterior serve como introdução para "Imagery", lembrando bons momentos de bandas como Dream Theater e Fates Warning. Seu início é pesado, mas há um fantástico interlúdio melódico em seu miolo, em que a guitarra de Joceir Bertoni (também vocalista do grupo) simplesmente brilha.
"Perception" tem uma abertura incrível e climática, que descamba em riffs de inegável influência do Rush. Parece até uma demo perdida dos canadenses, com grande trabalho principalmente do baterista e do baixista Ricardo Fanucchi. "Start The War" tem o peso elementar de uma boa banda de metal, mas sua parte instrumental também proporciona uma verdadeira viagem, com destaque aos momentos solo de Jocier Bertoni e do tecladista Henrique Loureiro. Minha faixa predileta do registro.
"The Rain" mantém o peso da anterior, mas com uma sequência rítmica preparada de forma mais minuciosa, desde o peculiar riff de guitarra até a linha de bateria de ritmo muito bem trabalhado. A bela faixa acústica "Show Me" puxa o freio de mão com classe e destreza. Até na baladinha, o instrumental é complexo e recebe cuidados especiais, o que revela a identidade perfeccionista do Imagery. Bertoni se destaca como vocalista por aqui – algo que não ocorreu nas faixas anteriores, visto que as vozes ficavam em segundo plano.
Em "Stranger", o peso é retomado na mesma linha que o Dream Theater apresentava em seus dois primeiros lançamentos. A faixa é visceral e o trabalho da cozinha é decisivo para tal. "Last" fecha o disco de forma meio maluca. Seus 8 minutos de duração atravessam nuances musicais tão distintas que fica até difícil categorizar a canção em algum gênero específico. Todo o instrumental faz bonito, mas é impossível não destacar a inspiração dos teclados.
"The Inner Journey" é, de fato, uma jornada deveras introspectiva. Por conta disso, o trabalho não é muito recomendado para aqueles que não apreciam as peculiaridades dos gêneros progressivos. Há alguns detalhes na produção que também não ficaram 100% – o que é completamente justificável por se tratar de um trabalho independente. Mas, na medida do possível, o álbum procurou a perfeição. Trata-se de um prato cheio para os adeptos, que se impressionarão principalmente com a apurada técnica instrumental aqui apresentada.
Jocier Bertoni (vocal, guitarra)
Ricardo Fanucchi (baixo)
Henrique Loureiro (teclados)
01. Fourth Secret
02. Imagery
03. Perception
04. Start The War
05. The Rain
06. Show Me
07. Stranger
08. Last
Site oficial:
Outras resenhas de Inner Journey - Imagery
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour diz que não vai mais tocar ao vivo
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Como briga por nome Legião Urbana faz jovens se desinteressarem cada vez mais pela banda
Como gravação de clipe no Egito fez Dave Lombardo desistir do Slayer
Porque Freddie Mercury, vocalista do Queen, teve seus bens queimados após morrer

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



