Aerosmith: Em 1975, a transposição do Classic para o Hard
Resenha - Toys In The Attic - Aerosmith
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 27 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se há uma banda que soube transpor a linguagem do classic rock para o hard, é justo conceder a honra ao AEROSMITH. Veja bem: não me refiro ao som em si - o CREAM e outros já haviam feito isso antes - mas sim dos estereótipos clássicos do rock n´roll daquela época: o vocalista andrógino, o guitarrista boa pinta fazendo backing no mesmo microfone, o show festeiro e bem produzido. Não vou comparar como muitos já fizeram a dupla de frente do quinteto de Boston com JAGGERS e RICHARDS- prefiro dizer que eles ampliaram o repertório dos bastidores do rock n´roll, fazendo a coisa "certa" de acordo com o manual dos anos setenta.
Depois de gravar dois tremendos discos - "Aerosmith" (1973) e "Get your Wings" (1974) - no ano seguinte, foi registrado o clássico seminal da banda: "Toys in The Attic" apresentava uma linguagem ampla, recheado de influências de country rock, swing e jump blues, bem dosados e distribuídos em oito cacetadas certeiras.
Produzido por Jack Douglas (o mesmo do disco anterior), o disco foi recepcionado pelo jornalista da AllMusic, Stephen Erlewine - conhecido pela crítica ácida - como "uma mistura de LED ZEPPELIN com ROLLING STONES". De fato, o que se observa aqui é uma feliz mistura entre o amplo vocabulário de PLANT e companhia com a simplicidade e energia dos registros dos STONES naquela década.
"Toys In The Attic" abre o disco, na melhor linha "quebrando tudo" - explosiva e com uma qualidade de registro de som excelente. A música que já foi regravado por grupos tão distantes quanto REM e METAL CHURCH possui um clima levemente sombrio graças a sua estrutura melódica em tom menor - o que provou ser uma aposta certa da banda para uma pancada como essa. "Uncle Salty" é sensacional e seus versos foram claramente usurpados por SHANIA TWAIN, vinte anos depois para "Man I feel Like a Woman" - escute e confira. Ou melhor ainda, não dê moral- é plágio mesmo.
Na sequência, "Adam´s Apple" vem quebrando tudo, mostrando que JOE PERRY é mesmo o cara quando põe um bottleneck no dedo. "Walk This Way" e "Sweet Emotion" são os exemplo máximos do quanto essa banda consegue atingir uma amplitude musical induvidosa: a primeira - que foi responsável pelo ressurgimento artística da banda em 1986 - é totalmente "para cima" - swingada e com o melhor riff da carreira do AEROSMITH. Já "Sweet", com seu conceito futurista na introdução, é repleta de dinâmicas de primeira - da calmaria à energia total - e vice versa.
A atmosfera "New Orleans" fica por conta de "Big Ten Inch Record", em clima de jam session total, recheado de solos curtos e eficientes. "No More No More" é boa até o talo, com cara de clássico ao vivo e "You See Me Crying" mostra o quanto a banda era boa em fazer baladas- porque convenhamos as feitas nos últimos anos pelo grupo são de doer.
Conclusão: necessário!!
Track List:
1. "Toys in the Attic"
2. "Uncle Salty"
3. "Adam's Apple"
4. "Walk This Way"
5. "Big Ten Inch Record"
1. "Sweet Emotion"
2. "No More No More"
3. "Round and Round"
4. "You See Me Crying"
Outras resenhas de Toys In The Attic - Aerosmith
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O baterista idolatrado por Neil Peart e Stewart Copeland; "o auge inalcançável"
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
Megadeth detalha box-set celebrando 40 anos de "Peace Sells... But Who's Buying?"
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Steve Vai relembra um show "horrível" que ele fez com Frank Zappa

Como o Aerosmith terceirizou a escrita da própria volta por cima nos anos 80
O guitarrista que Joe Perry colocou em uma categoria separada dos demais
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
O disco dos anos 70 que mudou a vida de Slash, guitarrista do Guns N' Roses
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


