Bejelit: Recalibrada em estilos saturados pela exposição
Resenha - Emerge - Bejelit
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tem dias que ser fã de Metal sem divisionismos nos traz enormes satisfações, e gratas surpresas, já que sempre surgem nomes novos e fortes que dão uma recalibrada em estilos já um pouco saturados pela exposição.
O BEJELIT, vindo da Itália, é um desses que ajudam a dar uma renovada, já que foge das fórmulas consagradas de se fazer Power Metal, e assim, se saem muito bem com seu CD novo, 'Emerge', seu quarto Full Length, que acaba de sair pela Bakerteam Records.
O que este quinteto italiano apronta é uma fórmula bem nova, e que pareceria estranha a muitos: mixa em sua música as características do Power Metal com elementos mais secos e agressivos do Heavy Metal Tradicional e Thrash, bem empolgante e garbosa, e pronto: temos um discaço saindo do forno.
Tendo Sandro e Giulio Capone na produção, fora a mixagem feita por Nino Laurenne (SONATA ARCTICA, AMORPHIS, WINTERSUN, ELVENKING), feita nos Sonic Pump Studios em Helsinque, e a masterização de Svante Forsbäck nos Chartmakers Studios (RAMNSTEIN, KORPIPLAANI, AMORPHIS), a sonoridade pesada e límpida que flui dos falantes é de uma qualidade ótima, e nada fica oculto do ouvinte, e sempre mantendo o peso. A arte, feita por Seth Siro Anton (Kamelot, Exodus, Paradise Lost), é linda e bastante atraente.
Transitando entre letras intimistas com fundos épicos, a aura positiva que emana do disco é algo de absurdamente bom, sabendo ainda por cima ser um festival de ótimos vocais (que não exageram em agudos, mas busca usar tons mais normais, mesmo quando são altos), grandes riffs e solos de guitarra, baixo firme e sabendo não só marcar, e uma ótima bateria, pesada e que foge bastante dos bumbos duplos, sabendo quebrar ritmos e variar os andamentos. Isso sem falar nos instrumentos convidados: Giancarlo Salaris no acordeão em 'Dancerous' e 'Deep Waters', Laura Brancorsini nas cordas em 'Dancerous', 'Deep Waters' e 'Boogeyman', Niccolò Dagradi no solo em 'The Defending Dreams Battle' e 'To Forget and to Forgive', e Luana Didò nos coros.
A banda forma um time de músicos bem homogêneo, que sabe o que faz com seus instrumentos, e o que quer fazer de sua música, então, é mais um disco para ser ouvido infinitas vezes, especialmente por conta de faixas como 'The Darkest Hour', que sabe oscilar bastante entre momentos rápidos e mais melodiosos, com guitarras muito bem trabalhadas; 'C4', com seus riffs ótimos, bem como grandes vocalizações e andamento não tão veloz, assim como na forte 'Don't Know What You Need', onde os bumbos duplos surgem com mais regularidade e com grandes backing vocals; 'Emerge', que tem vídeo na net e se mostra uma música mais agressiva, com riffs empolgantes e grande refrão; a semibalada mais emotiva e cativante 'To Forget and to Forgive'; 'Dancerous', mais épica e com a bateria mostrando bom trabalho; 'Triskelion', com alguns momentos bem Prog Metal; a épica e longa 'Deep Waters', com belos teclados e guitarras, especialmente nos solos, e apesar de seu tamanho, não cansa o ouvinte, mas o embala por mais de dez minutos; e a linda acústica 'Boogyman', bem climática, que fecha o CD com chave de ouro.
Uma banda que, apesar de ter quatro CDs, é meio desconhecida por aqui, mas merece ser citada, e mais ainda ouvida e apreciada.
Bejelit - Emerge
(2012 – Bakerteam Records – Importado)
Tracklist:
01. The Darkest Hour
02. C4
03. Don't Know What You Need
04. Emerge
05. We Got the Tragedy
06. To Forget and to Forgive
07. Dancerous
08. Triskelion
09. Fairygate
10. The Defending Dreams Battle
11. Deep Waters
12. DefCon/13
13. Boogyman
Formação:
Fabio Privitera - Vocais
Sandro Capone – Guitarras
Marco Pastorino – Guitarras
Giorgio Novarino – Baixo
Giulio Capone – Bateria e teclados
Contatos:
http://www.bejelit.com
http://www.facebook.com/bejelit
http://www.myspace.com/bejelit
http://www.twitter.com/bejelitband
http://www.youtube.com/bejelitband
general info: [email protected]
booking: [email protected]
merch: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Pete Townshend ficou "incrivelmente decepcionado" com seu herói Bob Dylan
Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
Dio: Quem fez mágica ou pisou na bola no novo tributo



