O incrível performer que causava inveja a James Hetfield: "Eu queria ser aquele cara!"
Por Bruce William
Postado em 10 de junho de 2024
James Hetfield, vocalista e guitarrista base do Metallica, é um dos mais carismáticos e intensos performers dentro do Metal. Ele possui um estilo de tocar guitarra marcado por riffs precisos e cortantes, que acabaram se tornando marca registrada de muitas músicas clássicas da banda. E além de sua habilidade técnica, Hetfield é também um líder nato no palco, frequentemente assumindo o papel de mestre de cerimônias, sendo ele sempre elogiado por sua dedicação e paixão durante as performances ao vivo.
Metallica - Mais Novidades
Quem não conhece mais a fundo pensa que, apesar de transparecer uma confiança inabalável no palco, James não tem suas inseguranças. Mas elas existem sim, e ele não somente assume como até já falou sobre elas: "Eu sou o único que se importa com o que estamos ali para fazer. 'Onde está todo mundo?' Eu chego no show e todos estão se divertindo, tem 200 pessoas no camarim, [mas eu fico pensando] 'Cadê as minhas coisas? Cadê o setlist? Quais músicas vamos tocar?'".
Mas ele acaba admitindo que, no fundo, não passa de preciosismo de sua parte: "Faz parte do ciclo. Você fica ansioso, mas não se deixa levar porque encontrou um equilíbrio entre a ansiedade e a fé. E assim que você chegar lá em cima [do palco], tudo vai ficar bem".
Outra característica marcante de James é que ele moldou sua personalidade desde o início da banda lá nos anos oitenta, impondo ao longo dos anos uma presença de palco imponente, combinando sua voz meio rouca e potente com um traquejo único para engajar o público, com quem ele interage através de gritos e gestos fortes, criando momentos de pura energia bruta onde é estabelecida uma conexão visceral com os fãs. Como se diz, James Hetfield não apenas toca músicas: ele cria uma experiência, ao transformar cada show do Metallica em um evento memorável e envolvente para os fãs.
E tudo começou bem lá atrás quando, em 1978, o AC/DC estava excursionando pelos EUA com outra banda histórica e nativa do país, o Aerosmith. Na plateia do Forum de Los Angeles, um garoto de quinze anos chamado James Hetfield assistia seu primeiro Concerto de Rock na vida, três anos antes do Metallica ser formado. "Eu era um grande fã do Aerosmith. Mas não fazia ideia que o AC/DC era tão legal. Fui com meu irmão mais velho, e lembro dele apontando para Angus e dizendo: 'Aquele cara baixinho correndo pra lá e pra cá é irritante!'. Mas eu queria ser aquele cara!"
Em outra ocasião, quando James mencionou suas influências na guitarra, ele disse: "Todo mundo menciona os Rolling Stones - eles provavelmente vão tocar até os 120 anos; Lemmy [Kilmister] deu tudo que tinha até seu último suspiro; Bruce Springsteen, outro cara que admiro por sua resiliência… Mas Angus Young, aquele cara explodiu minha cabeça! Aquele cara sua tanto toda noite… Não acredito como a cabeça dele ainda está presa ao corpo!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"

O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem Metallica tocou em 1992


