RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Stamp
Bangers Open Air

Johnny Winter: Um registro espetacular ao vivo em 1970

Resenha - Live Johnny Winter And - Johnny Winter

Por Paulo Severo da Costa
Postado em 19 de junho de 2012

1903. Sul do Estados Unidos. O viajante W. C. HANDY, escondido em um vagão de trem, observa um indivíduo cantando de forma rústica, acompanhado de um violão tocado com um canivete aberto. Maravilhado com aquela sonoridade, o clandestino compõe e grava "St. Louis Blues", o primeiro registro de blues da história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Fato verídico ou não? Qualquer fã de rock e blues conhece essa história, e outras trezentas sobre a origem do blues, sobre a morte de ROBERT JOHNSON, pactos com diabo, encruzilhadas (alguma semelhança com o metal?) e outras pérolas do folclore desse ritmo que pariu o rock n´roll em meados dos anos 50.

O blues, depois de um certo ostracismo foi resgatado nos anos 60 e se alastrou igual a praga de lavoura, disseminado por gente do calibre de ERIC BURDON, ERIC CLAPTON, MICK JAGGER, PETER GREEN e outros. O blues britânico explodiu no mundo, produzindo clássicos, dando nome a bandas e resgatando muita gente boa que andava escanteado na época.

Junto a esse movimento, começou a ser consolidado, do outro lado do Atlântico, o Texas Blues, resultado da junção do ritmo do Delta com a música country e o rock n´roll. Esse "cozido" só podia resultar em coisa boa: dali saíram nomes como ZZ TOP e STEVIE RAY VAUGHAN. Mas dentre eles, o mais louco com certeza era o albino JOHNNY WINTER.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

WINTER tinha uma capacidade incrível de aliar velocidade e ferocidade em suas interpretações. Dono de extensa discografia, o texano de Beaumont fazia sua Gibson Firebird rugir bonito, enquanto dava uma cara diferente ao blues, mais turbinado, e cantado de forma quase neurótica.

Em 1970, é lançado "Live Johnny Winter And" álbum ao vivo, registrado em shows em Nova York e na Flórida. A banda que o acompanhava contava "só" com RICK DERRINGER (guitarra), BOBBY CALDWELL (bateria) e RANDY JO HOBBS (baixo). Com um time desses, o registro não poderia ser menos que espetacular.

O álbum é curto (seis faixas) e é cru como sushi: "Good Morning Little Scholl Girl" de SONNY BOY WILLIANSOM I abre o disco com uma porrada na bateria como introdução. O entrosamento entre as guitarras é perfeito, saindo do esquemão base-solo. Em seguida "It´s my own fault" parece fazer reverência a HENDRIX (inclusive com trechos idênticos a "Red House").

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A pancada segue frouxa em "Jumping Jack Flash" e no medley de "Great Balls Of Fire", "Long Tall Sally" e "Whole Lotta Shaking Going On", quase proto-punks de tão cruas. Para fechar as inspiradíssimas "Mean Town Blues" (mas, na minha opinião a versão tocada em Woodstock ainda é a definitiva) e o "Parabéns pra Você’ do rock n´ roll, "Jhonny B. Goode", em formato seminal.

Nota? 10, claro.

Track list:
1. "Good Morning Little School Girl"
2. "It's My Own Fault"
3. "Jumpin' Jack Flash"
4. "Rock And Roll Medley"
5. "Mean Town Blues"
6. "Johnny B. Goode"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected].
Mais matérias de Paulo Severo da Costa.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS