Ramones: Em 1977, zero de radicalismo e cem de diversão
Resenha - Rocket to Russia - Ramones
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 19 de junho de 2012
Em 1988, eu tinha 11 anos e uma vitrola Sonata. Um primo mais velho me deu de presente um disco mostrando quatro caras encostados em um muro, escrito em cima "Ramones" em rosa. Só.
Não preciso dizer que mais clichê do que essa estória (apesar de verdadeira), é dizer que o rock n´roll teve início ali para mim. Em um época sem downloads ou coisa parecida, eu procurei tudo que existia à disposição naquela época (o que não era tarefa fácil para quem morava longe da Galeria do Rock) e daí para o "resto" foi um pulo (outro clichê!).
O disco em questão foi "Rocket to Russia" e era a primeira vez que eu ouvia algo que realmente me chamava a atenção. Lançado em 1977, o terceiro álbum dos "Ramones" foi apenas um capítulo de tudo o que eles fizeram até o fim, vinte anos depois: rock n´roll puro, direto, garageiro, pancada.
Martelando sua Mosrite, JOHNNY RAMONE (que segundo KIRK HAMMETT inventou a palhetada para baixo) não dava sossego: mais cru que seus antecessores WAYNE KRAMER e RON ASHETON, o homem castigava o surf rock e o bubble gum em faixas como "Rockaway beach" e "Teenage lobotomy", sem solos, no talo. Segundo ele: "Eu conheço dois tipos de som de guitarra: com distorção e sem".
JOEY RAMONE continuava o que já havia feito nos dois discos anteriores; mantendo o caos sob um pretenso controle. "Surfin Bird" (cover do TRASHMEN que junto com o THE TROOGS e outros, são influência nítida no som da banda) e "Here Today, Gone Tomorrow" se encaixam perfeitamente em sua performance quase monorcódica, mas cheia de personalidade.
Mas tem mais: o riff inicial de "Cretin Hop", o vocal quase avacalhado de "I Wanna Be Well", a despretensão de "Sheena Is a Punk Rocker" e a vagabundagem (no bom sentido) de "We're A Happy Family".
Uma das coisas mais legais que os RAMONES foram, por toda carreira está aqui: zero de radicalismo e 100 de diversão.
Track list:
1. "Cretin Hop"
2. "Rockaway Beach"
3. "Here Today, Gone Tomorrow"
4. "Locket Love"
5. "I Don't Care"
6. "Sheena Is a Punk Rocker"
7. "We're A Happy Family"
8. "Teenage Lobotomy"
9. "Do You Wanna Dance?"
10. "I Wanna Be Well"
11. "I Can't Give You Anything"
12. "Ramona"
13. "Surfin' Bird"
14. "Why Is It Always This Way"
Outras resenhas de Rocket to Russia - Ramones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
The Cure: O clipe que o vocalista Robert Smith considera "horrível"
Frontman: quando o original não é a melhor opção

Ramones: em 1977, um dos maiores discos da historia do rock and roll
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
3 álbuns que não venderam nada na época e hoje são clássicos, segundo André Barcinski
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



