Cult: Choice of Weapon, o nono álbum de estúdio
Resenha - Choice of Weapon - Cult
Por Flávio Mendes Santana
Postado em 18 de junho de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Podemos definir o THE CULT como uma das bandas mais dinâmicas da história do Rock. Pois, dos quase 30 anos de carreira, a banda já experimentou dos mais variados elementos musicais em seus álbuns, que passaram por influências do pós-punk, hard rock e até do rock alternativo (no caso, atualmente), porém, sempre mantendo evidente a característica própria da banda nas composições.
Choice of Weapon é o nono álbum de estúdio dos britânicos do THE CULT, com uma proposta musical que não foge muito com a de seu antecessor "Born Into This" de 2007, mantendo o mesmo time de músicos, muito competente por sinal.
O álbum se inicia com a faixa "Honey from a Knife" com uma levada mais alternativa, carregando em seu instrumental o velho conhecido "pandeirinho" de Ian Astbury e alguns lances de teclado. A próxima faixa "Elemental Light" é excelente, com um instrumental e vocais melódicos impecáveis e, um refrão grudento que torna a faixa destaque garantido no álbum. "The Wolf" é uma faixa mais pesada e tradicional, até entrar uma passagem mais lenta em que som da guitarra é bem envolvente e salva a música. "Life ] Death" retorna a linha mais melódica da banda, com ênfase nos pianos e no refrão, tornando a audição interessante. A próxima faixa é também o novo single dos caras, "For the Animals", que dispensa comentários pela levada descaradamente alternativa pela adição dos teclados, levada ritmica de guitarra e o refrão grudento e, ainda com direito a um belo solo na metade da música, mais um destaque no álbum.
"Amnesia" é moderadamente pesada com destaques para a bateria e baixo, e possui uma sonoridade mais voltada para o rock tradicional. "Wilderness Now" é uma faixa mais lenta, com atmosfera mais melancólica, e um pouco cansativa de ouvir, talvez o ponto mais alto seja mesmo o refrão. O álbum continua com a faixa "Lucifer", a primeira música disponibilizada pela banda para promoção do álbum, tendo sido também lançada como single, carrega um ritmo bem interessante com mais cara de THE CULT mesmo, até mesmo vagamente lembrando a sonoridade do album "Love", com direito aos interessantes vocais falados de Astbury e belos solos, mais um destaque carimbado no álbum. "A Pale Horse" carrega uma veia mais hard rock, com destaque para as paradas no verso acompanhadas dos solos. "This Night In The City Forever" é uma puta duma música pra "viajar", só pelo efeito das guitarras e os vocais, similares a de uma narrativa histórica, e fica mais dinâmica alguns minutos depois, finalizando a parte normal do álbum de uma forma agradável.
"Every Man And Woman Is A Star" carrega uma veia mais pop e não causa impacto em relação às outras faixas da parte normal do álbum, é um pouco mais fraca. "Embers" é outra faixa um pouco fraca, e cansativa de ouvir e é dispensável. "Until The Light Takes Us" tem uma pegada mais industrial, com a parte instrumental aliada aos vocais, dando destaque a faixa. "Siberia" tem uma pegada um pouco mais retrô voltado ao pós-punk, mais pela atmosfera vocal e pelo ritmo das guitarras, é uma faixa interessante e envolvente.
Apesar do THE CULT ter deixado de lado grande parte dos elementos musicais que fizeram a banda emplacar grandes clássicos como "Dreamtime", "Sonic Temple" e "Ceremony", eles ainda vem fazendo um bom trabalho musicalmente, mostrando força e profissionalismo. Mas, talvez precisem resgatar mais de suas antigas influências sem se deixar levar muito pelo universo da música moderna.
Álbum recomendado aos fãs fiéis do THE CULT e a quem curte um estilo de rock mais moderno.
A versão do álbum descrita é a Deluxe, contendo um segundo CD com as 4 faixas extras:
THE CULT - Choice of Weapon (Deluxe Edition)
(Cooking Vinyl - 2012)
Line-up:
Ian Astbury - Vocais
Billy Duffy - Guitarras
Chris Wyse - Baixo
John Tempesta - Bateria
Tracklist:
(CD 1)
1 - Honey from a Knife
2 - Elemental Light
3 - The Wolf
4 - Life ]> Death
5 - For The Animals
6 - Amnesia
7 - Wilderness Now
8 - Lucifer
9 - A Pale Horse
10 - This Night In The City Forever
(CD 2)
1 - Every Man And Woman Is A Star
2 - Embers
3 - Until The Light Takes Us
4 - Siberia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
The Cult anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado
The Cult anuncia álbum ao vivo da turnê onde tocou material do Death Cult
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


