Jeff Healey: Fúria rocker e momentos de sublime inspiração
Resenha - Cover to Cover - Jeff Healey
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 17 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Rock n´roll e futebol são, definitivamente os espaços mais democráticos para a aparição do quesito talento. Tanto o esporte bretão quanto o estilo inventado por LITTLE RICHARD e CHUCK BERRY tem como característica a incorporação do talento puro, independente de cor, classe social e outros "atributos". E, assim como no futebol brilham baixos e altos, gordos e magros, na música aparecem, de tempos em tempos, figuras diferentes, fora dos padrões, que deixam seu nome gravado na pedra que não cria limo.
JEFF HEALEY nasceu em 1966 em Toronto, Canadá. Ainda recém nascido,desenvolveu uma espécie rara de câncer que lhe retiraria por completo a visão. Assim como RAY CHARLES que décadas antes fundiu o divino e o profano, misturando gospel e blues na mesma coqueteleira, HEALEY desenvolveu uma forma inédita de tocar guitarra, abordando o instrumento como a um piano - batizado jocosamente de estilo "lap top".
Fã de blues, jazz e rock and roll, HEALEY criou a JEFF HEALEY BAND em 1985. Seu estilo de tocar era absolutamente peculiar; uma "trombada" de frente entre ALBERT KING, HENDRIX e passagens cromáticas de jazz, reproduzidos a enésima força, encharcado de distorção e sensibilidade. Sendo igualmente versado no trompete, o guitarrista canadense intercalava a fúria rocker com momentos de sublime inspiração, nitidamente transferidos da vibração de um instrumento para outro.
Após lançar três discos autorais (no qual vale destacar o ótimo "See the Light" de 1988), em 1995 sai "Cover to Cover", um álbum de....covers!! Na verdade, HEALEY recria clássicos de rock e blues a partir de sua própria perspectiva, injetando um gás novo e fantástico nas quatorze pauladas presentes no disco.
"Shapes of things" do YARDBYRDS vem embrulhada em uma versão instrumental das boas, assim como a recriação de "Comunication Breakdown" que tem uma esperta dobradinha guitarra/gaita substituindo a linha vocal original do LED. A reverência ao "pai da matéria" também esta lá: " Angel" e "Freddom" fazem jus a HENDRIX em interpretação emocionada de HEALEY.
As gravações fogem do óbvio: versões de repertório menos manjado dos mestres aparecem em "Yer Blues"( LENNON), "Run trough the Jungle"( CREEDENCE) e "Badge" (CLAPTON E HARRISON). As duas primeiras foram totalmente viradas do avesso, com destaque para o clima quase demoníaco da segunda. Os velhos e bons blues também comparecem com estilo em "As the years go passing by"( ALBERT KING) e "I´m ready" ("comendo" o slide) de MUDDY WATERS . Quando encarnavam o blues, HEALEY e STEVE RAY VAUGHAN fizeram, definitivamente o par `Top 1´dos anos 80( basta ver o vídeo de ambos tocando "Look at the little sister" no YouTube!!!). O disco fecha com "Me and my crazy self" no melhor estilo delta blues com voz e violão, cru, sem instrumental de base e com muito talento.
Seguindo a tradição "os bons vão antes do combinado" HEALEY faleceu em 2008, aos 41 anos, vítima de câncer. Entretanto, clássicos como esse vão deixar o rastro da história desse legítimo guitar hero na passagem por esse mundão.
Track List:
1. "Shapes of Things"
2. "Freedom"
3."Yer Blues"
4. "Stop Breakin' Down"
5. "Angel"
6."Evil"
7. "Stuck in the Middle with You"
8."I Got a Line On You"
9. "Run Through the Jungle"
10. "As the Years Go Passing By"
11. "I'm Ready"
12. "Badge"
13. "Communication Breakdown"
14. "Me and My Crazy Self"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As três músicas do Queen que Brian May coloca entre suas favoritas da banda
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do The Cure que decepcionou Robert Smith ao virar seu maior sucesso
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O melhor riff de guitarra do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
A opinião emocionada de vocal do Death Angel sobre "Kill 'Em All", primeiro álbum do Metallica
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Teoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?
A banda de rock dos anos 1980 que vendeu 4700 ingressos em SP e só 219 no RJ
David Ellefson voltou ao Megadeth por pressão dos irmãos Drover, afirma Dave Mustaine

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



