Angelus Apatrida: Trabalhos convincente e com personalidade
Resenha - Call - Angelus Apatrida
Por Marcos Garcia
Postado em 05 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O renascer do Thrash Metal tem trazido ao mundo uma verdadeira inundação de bandas do estilo, na chamada NWOTM (ou seja, New Wave of Thrash Metal), mas infelizmente, como todos já sabem há tempos, isso cria dois grupos distintos: aqueles que nada de novo acrescentam ao estilo, sendo apenas cópias de bandas já existentes, apenas repetindo todos os clichês do estilo explorados até a exaustão; mas ao mesmo tempo, existem aquelas que, mesmo muitas vezes não sendo inovadoras, nos chegam com trabalhos convincentes e cheios de personalidade. As proporções todos já conhecem. E no segundo time, temos o quarteto Thrasher ANGELUS APATRIDA, que nos chega como seu novo trabalho, ‘The Call’, via Century Media Records.
Vindos da Espanha, um país onde a tradição metálica é bem limitada e sem vultos de muita expressão, talvez ainda um resultado tardio do regime ditatorial de extrema direita de Franco que assolou o país há quase um século, esses quatro rapazes mostram um estilo que é um mix entre a agressividade do SLAYER e a pegada trabalhada e melodiosa do MEGADETH, mas com bastante personalidade, evitando ser uma mera cópia, mesmo porque existem ainda influências tradicionais à lá PRIEST/MAIDEN aqui e ali.
O disco foi gravado no Ultrasound Studio em Moita, Portugal, sob a regência do produtor Daniel Cardoso (que já trabalhou com nomes como ANNEKE VAN GIERSBERGEN, ANATHEMA, entre outros), a produção é bem ‘na cara’, forte e pesada, mas em um padrão atualizado, o que lhes confere peso e agressividade, sem perder a noção das melodias ganchudas que a banda usa. A arte, feita por Gustavo Sazes (que já fez trabalhos para bandas como ARCH ENEMY e KRISIUN) não é lá muito trabalhada, chegando a ser conservadora, mas isso não significa que é algo negativo.
O que se pode esperar das músicas em si?
Muita agressividade, vocais agressivos e bem postados, sem serem berros desconexos, riffs e solos de guitarra eficientes e que prendem a atenção do ouvinte, e a base rítmica da banda é coesa e firme, mas sem deixar de apresentar boa técnica, logo, o CD é muito bom, destacando-se ‘You’re the Next’, que abre o CD de forma rápida e ríspida, com destaque para os vocais animalescos de Guillermo e para os ótimos riffs; a hiper pesada e semi-cadenciada ‘At the Gates Of Hell’, intensa e com a cozinha rítmica mostrando um ótimo trabalho, mais uma vez com guitarras muito boas, elemento encontrados também em outro destaque, a convidativa ‘Violent Dawn’, onde andamentos e estruturas harmônicas mais complexas aparecem; a violenta ‘Blood on the Snow’, especialmente pelos bombos velozes e tempos trabalhados de Vítor; e a rápida e explosiva ‘Still Corrupt’.
Um disco muito bom, que vale o investimento, e cuja versão especial trará os bônus ‘Hell Patrol’ (cover do JUDAS PRIEST) e a regravação de "Free Your Soul’, de seu CD ‘Give ‘Em War’, de 2007.
E para que os leitores possam apreciar o trabalho da banda, eis o vídeo de ‘You Are Next’:
The Call – Angelus Apatrida
(2012 – Century Media Records – Importado)
Tracklist:
01. You are Next
02. At the Gates Of Hell
03. Violent Dawn
04. It’s Rising!
05. Blood on the Snow
06. Killer Instinct
07. The Hope is Gone
08. Fresh Pleasure
09. Still Corrupt
10. Reborn
Formação:
Guillermo Izquierdo – Vocais, e guitarras base e solo
David G. Álvarez – Guitarras base e solo
José J. Izquierdo – Baixo
Víctor Valera – Bateria
Contatos:
http://www.angelusapatrida.com
http://www.facebook.com/angelusapatrida
http://www.myspace.com/angelusapatrida
Outras resenhas de Call - Angelus Apatrida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
Kurt Cobain sobre como "finalmente" conseguiu ouvir Black Sabbath quando garoto
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada
Humberto Gessinger explica a grande diferença entre Engenheiros e Renato Russo


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



