Como Beatles transformou xingamento a Mick Jagger em nome de álbum clássico da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de dezembro de 2024
A rivalidade entre os Beatles e os Rolling Stones marcou a música dos anos 1960. Os dois gigantes do rock britânico não só dividiram opiniões como também se influenciaram mutuamente, refletindo a efervescência artística da época. Um exemplo notável dessa interação está no álbum "Rubber Soul", lançado pelo quarteto de Liverpool em 1965. A história foi resgatada pela Far Out.
A inspiração para o título do disco veio de um comentário no tom de xingamento feito por um músico de blues sobre Mick Jagger, vocalista dos Stones. Segundo Paul McCartney, o artista teria dito: "Eles são bons, mas é uma 'plastic soul' [alma de plástico]." O termo, usado de forma pejorativa, apontava uma suposta superficialidade na interpretação do blues pelos Rolling Stones. No entanto, os Beatles adotaram a expressão, ajustando-a para "Rubber Soul" (alma de borracha) e imprimindo nela um tom de ironia.

A repercussão de "Rubber Soul"
O álbum marcou uma transição na carreira dos Beatles, abandonando o tom juvenil dos trabalhos iniciais para uma abordagem mais introspectiva e experimental. Até mesmo a capa refletia essa nova fase. McCartney explicou que a imagem alongada surgiu por acaso, quando o projetor utilizado pelo fotógrafo Robert Freeman inclinou-se, distorcendo a foto. O resultado foi aceito de imediato pela banda, que buscava algo diferente.
Além do título, "Rubber Soul" simbolizava um esforço do grupo em responder às críticas sobre apropriação cultural, evidenciando um desejo de autenticidade artística. Em um movimento paralelo, os Stones também experimentavam novas sonoridades, reforçando a competitividade saudável entre as bandas.
Apesar das trocas de farpas ocasionais, como a recente declaração de McCartney chamando os Stones de "uma banda de covers de blues", o respeito mútuo prevaleceu. A relação entre os dois grupos foi descrita por McCartney como uma amizade marcada pela admiração e pelo reconhecimento da grandiosidade de ambos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
O hit dos Beatles que John Lennon odiava e melhor retrata seu período preguiçoso na banda


