Ancesttral: Único defeito do EP é ter poucas músicas
Resenha - Bloodshed and Violence - Ancesttral
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de março de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Thrash Metal é um dos estilos de Metal que tem menos subdivisões, já que só temos três possibilidades sonoras dentro deles: o mais cadenciado e melodioso nos moldes de muitas bandas da Bay Area de San Francisco, o outro mais pelo do feeling vindo da música negra americana (influência esta que muitos aqui no país chamam simplesmente de ‘groove’), e aquele mais rasgado e agressivo, que mesmo quando tem muito trabalho musical em estruturas harmônicas mais complexas, sangra em vitalidade. Outras sonoridades dentro do estilo recaem dentro desses moldes. E é muito interessante ver o revival que o estilo tem tido nos últimos dez anos, pois passou a década de 90 quase que inteira como morto ou relegado aos porões mais profundos do underground mundial, tendo por único expoente de peso o finado PANTERA, já que os outros modificaram sua estilística para se adaptarem aos tempos modernos, alguns inclusive deixando os fãs desesperados. E aqui, não é necessário citar exemplos, cabendo ao leitor observar e analisar por si mesmo quais seriam.
Mas existem bandas que conseguem dar uma reforçada nos velhos padrões, e mesmo sem serem originais, fazem trabalhos fantásticos, dignos de menção honrosa e elogios, como o ótimo quarteto paulistano ANCESTTRAL, que pratica um Thrash Metal extremante brutal, técnico e rasgadaço, mas que tem ótimas melodias, num autêntico açoite, sem ser datado como muitas bandas do estilo atualmente, que chega até nós por meio de seu ótimo EP, ‘Bloodshed and Violence’.
Produzido muito bem tanto em termos gráficos (pois capa e arte são muito esmeradas e antenadas com o conteúdo lírico) como em termos sonoros (feita pelo próprio grupo mais a mixagem e masterização de Paulo Ahaia, e é brilhante, perfeita e pesada o tempo todo), este disquinho é um grande aperitivo para um futuro CD, o que deixará os fãs com água na boca.
Três faixas mostram o poder de fogo desse quarteto de thrashers: ‘Bloodshed and Violence’, uma faixa que varia de andamentos mais empolgantes e cadenciados a outros mais velozes, mas sempre mantendo a técnica e vigor sonoros durante todo tempo, especialmente pela ótima cozinha de Renato e André, que tem técnica absurda; ‘Trust’, é um pouco mais lenta, mantendo peso e empolgação, com guitarras rascantes até os ossos em bases e solos técnicos por parte de Alexandre e Leonardo, e grandes vocalizações de Alexandre, que mostra ter uma voz bem agressiva e com leves toques de melodia, em uma linha bem ‘billyana’, mas sem ser cópia; e uma ótima versão para ‘I’ do sagrado BLACK SABBATH, perfeito nos mínimos detalhes, mas cuja execução é bem personalizada, com aquela pegada pesada da banda original e a força thrasher do ANCESTTRAL, inclusive no solo, já que fazer algo que o mestre Iommi já fez é um desafio daqueles, e eles se saem muito bem.
Mas este EP tem um defeito claro: ter poucas músicas, pois fica uma impressão de ‘quero mais’ enorme, que só poderá ser saciada por um CD novo, que torçamos para que saia em breve.
Uma banda que já não precisa provar nada a quem quer que seja, mas que nos dá um EP tão bom merece elogios até cansar a língua (ou os dedos, no caso deste que vos escreve).
Bloodshed and Violence – Ancesttral
(2012 – Independente – Nacional)
Tracklist:
01. Bloodshed and Violence
02. Trust
03. I
Formação:
Alexandre Grunheidt – Vocais e guitarras
Leonardo Brito – Guitarras
Renato Canônico – Baixo
Rafael Ros – Bateria
Outras resenhas de Bloodshed and Violence - Ancesttral
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O dia que Sting enlouqueceu assistindo ícone do violão brasileiro em pé-sujo na Lapa
Fotos de Infância: Marilyn Manson
O álbum de estreia do rock nacional que capa só é compreendida se inverter 180º



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



