Totem: O trabalho de estreia da banda candanga
Resenha - Vale Quanto Pesa - Totem
Por Vitor Franceschini
Postado em 03 de março de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com treze anos de carreira, os candangos do Totem somente agora chegam ao seu debut oficial, depois de lançarem três trabalhos em versão demos e de participarem de diversas coletâneas pelo Brasil.
Logo de cara, ao pegar a bolacha na mão já fica a boa impressão do material digipack da embalagem, composto por cores fortes, que dão um ar meio que setentista ao trabalho. Tudo composto por encarte, com todas as informações necessárias.
Formado por músicos que possuem mais de 15 anos de estrada, logo na primeira faixa a gente já percebe essa experiência. A faixa Lei De Tabuleiro (que já possui um clipe) demonstra as características diretas da banda, ou seja, um Rock sujo, melódico e muito pesado, com uma leve acentuação pop. Nojanta vem logo em seguida e mostra uma bela levada e a forte letra de cunho social.
Balada Perdida já se entrega no nome e possui ótimos arranjos, além de um belo refrão. Já deu pra perceber que os trocadilhos nos títulos das faixas são constantes, o que foi uma boa sacada, pois a banda possui letras nesta linha bem poética mesmo. Maracutaia pode ser considerada a paulada do trabalho, pois é mais direta e possui uma cozinha muito densa, além de um refrão bem pegojoso.
Fechando os destaques, Futilbol possui um instrumental cheio de quebradeiras além de uma letra bem sacada. Junto com as faixas, as guitarras a cargo de Fábio Marreco e seus riffs bem elaborados casam bem com a cozinha coesa e pesada do baixista Alex Siqueira e do batera Thiago Totem.
A ressalva fica por conta do vocal de Regivéi que às vezes foge da linha clássica da banda. O timbre grave e, na maior parte do tempo, monocórdio parece soar limitado e destoar um pouco das composições. De resto, um belo trabalho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson
O cover considerado por Geddy Lee "uma das melhores coisas que já gravamos" com o Rush
Legião Urbana: a versão de Renato Rocha sobre a sua saída

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



