Totem: O trabalho de estreia da banda candanga
Resenha - Vale Quanto Pesa - Totem
Por Vitor Franceschini
Postado em 03 de março de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com treze anos de carreira, os candangos do Totem somente agora chegam ao seu debut oficial, depois de lançarem três trabalhos em versão demos e de participarem de diversas coletâneas pelo Brasil.
Logo de cara, ao pegar a bolacha na mão já fica a boa impressão do material digipack da embalagem, composto por cores fortes, que dão um ar meio que setentista ao trabalho. Tudo composto por encarte, com todas as informações necessárias.
Formado por músicos que possuem mais de 15 anos de estrada, logo na primeira faixa a gente já percebe essa experiência. A faixa Lei De Tabuleiro (que já possui um clipe) demonstra as características diretas da banda, ou seja, um Rock sujo, melódico e muito pesado, com uma leve acentuação pop. Nojanta vem logo em seguida e mostra uma bela levada e a forte letra de cunho social.
Balada Perdida já se entrega no nome e possui ótimos arranjos, além de um belo refrão. Já deu pra perceber que os trocadilhos nos títulos das faixas são constantes, o que foi uma boa sacada, pois a banda possui letras nesta linha bem poética mesmo. Maracutaia pode ser considerada a paulada do trabalho, pois é mais direta e possui uma cozinha muito densa, além de um refrão bem pegojoso.
Fechando os destaques, Futilbol possui um instrumental cheio de quebradeiras além de uma letra bem sacada. Junto com as faixas, as guitarras a cargo de Fábio Marreco e seus riffs bem elaborados casam bem com a cozinha coesa e pesada do baixista Alex Siqueira e do batera Thiago Totem.
A ressalva fica por conta do vocal de Regivéi que às vezes foge da linha clássica da banda. O timbre grave e, na maior parte do tempo, monocórdio parece soar limitado e destoar um pouco das composições. De resto, um belo trabalho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
David Reece se reunirá com o Accept para dois shows na Europa
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
A banda clássica que inspirou o espírito do Black Label Society, diz Zakk Wylde
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Gosto Musical: artistas falam do que devia ser banido para sempre
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour não suporta, incluindo algumas que ele mesmo fez
O motivo do polêmico comercial de cigarros que Whitesnake fez com o Roupa Nova

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



