Totem: O trabalho de estreia da banda candanga
Resenha - Vale Quanto Pesa - Totem
Por Vitor Franceschini
Postado em 03 de março de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com treze anos de carreira, os candangos do Totem somente agora chegam ao seu debut oficial, depois de lançarem três trabalhos em versão demos e de participarem de diversas coletâneas pelo Brasil.
Logo de cara, ao pegar a bolacha na mão já fica a boa impressão do material digipack da embalagem, composto por cores fortes, que dão um ar meio que setentista ao trabalho. Tudo composto por encarte, com todas as informações necessárias.
Formado por músicos que possuem mais de 15 anos de estrada, logo na primeira faixa a gente já percebe essa experiência. A faixa Lei De Tabuleiro (que já possui um clipe) demonstra as características diretas da banda, ou seja, um Rock sujo, melódico e muito pesado, com uma leve acentuação pop. Nojanta vem logo em seguida e mostra uma bela levada e a forte letra de cunho social.
Balada Perdida já se entrega no nome e possui ótimos arranjos, além de um belo refrão. Já deu pra perceber que os trocadilhos nos títulos das faixas são constantes, o que foi uma boa sacada, pois a banda possui letras nesta linha bem poética mesmo. Maracutaia pode ser considerada a paulada do trabalho, pois é mais direta e possui uma cozinha muito densa, além de um refrão bem pegojoso.
Fechando os destaques, Futilbol possui um instrumental cheio de quebradeiras além de uma letra bem sacada. Junto com as faixas, as guitarras a cargo de Fábio Marreco e seus riffs bem elaborados casam bem com a cozinha coesa e pesada do baixista Alex Siqueira e do batera Thiago Totem.
A ressalva fica por conta do vocal de Regivéi que às vezes foge da linha clássica da banda. O timbre grave e, na maior parte do tempo, monocórdio parece soar limitado e destoar um pouco das composições. De resto, um belo trabalho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Na GloboNews - Quem nunca dançou as músicas da "tecnobrega" Bonnie Tyler "descendo até o chão"?
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Iron Maiden: o vocal que quase substituiu Bruce Dickinson em 93
Propriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"
Jimmy Page relembra como era Keith Richards tocando para valer no estúdio
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



