A instrumental clássica do thrash metal que fez o jovem Mike Portnoy chorar "como um bebê"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de março de 2025
A lendária banda norte-americana de metal progressivo gravou algumas músicas instrumentais ao longo de sua incrível trajetória. "Ytse Jam", "Erotomania", "Hell's Kitchen", "Overture 1928", "The Dance of Eternity" e "Stream of Consciousness" são algumas dessas canções.
Todas as faixas acima citadas foram registradas por Mike Portnoy, baterista que é um dos membros fundadores do Dream Theater. Ele também curte escutar instrumentais, como aponta entrevista que o talentoso batera concedeu à Revolver Magazine.
Dream Theater - Mais Novidades

Na citada entrevista, Mike Portnoy foi convidado a escolher as 10 maiores instrumentais do rock e do heavy metal. Uma das obras citadas pelo baterista foi "Orion", faixa que pode ser ouvida em "Master of Puppets", terceiro disco do Metallica, lançado em março de 1986. Na opinião do ícone das baquetas, a música em questão é uma obra-prima.
"Os quatro primeiros álbuns do Metallica tinham instrumentais e eram todos muito baseadas em Cliff [Burton, ex-baixista do Metallica], de várias maneiras (...). Para mim, quando eles chegaram ao ‘Master of Puppets’, ‘Orion’ era a obra-prima instrumental e eles haviam aperfeiçoado a fórmula. Foi muito bem executada, e dava para perceber que toda aquela seção intermediária clássica vinha de Cliff, porque a orquestração do baixo era simplesmente insana."
"Orion" é uma das últimas obras registradas por Cliff Burton, pois o baixista faleceu no dia 27 de setembro de 1986, em um acidente com o ônibus do Metallica. E quando ficou sabendo do trágico acontecimento, Portnoy (na época, com 21 anos) foi às lágrimas.
"Quando Cliff morreu, John Petrucci [guitarrista], John Myung [baixista] e Kevin Moore [tecladista original do Dream Theater] estavam todos em minha casa quando soubemos. Lembro-me de colocar ‘Master of Puppets’, ouvirmos ‘Orion’ e eu chorei como um bebê. Isso me marcou muito. Sempre penso nessa música como a obra-prima instrumental dele e da banda."
O Dream Theater chegou a gravar uma versão de "Orion", registrada em 2002, na cidade de Barcelona (Espanha). Na ocasião, o quinteto tocou "Master of Puppets" do início ao fim. A interessante apresentação pode ser conferida no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
O disco gravado por Max Cavalera que o Papa e todos os presidentes deveriam ouvir
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O show dos anos oitenta que fez George Harrison perceber que ainda podia fazer rock
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo



30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


