Primal Rock Rebellion: Nada a ver com o Iron Maiden
Resenha - Awoken Broken - Primal Rock Rebellion
Por Ricardo Seelig
Postado em 28 de fevereiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Primal Rock Rebellion é um projeto formado por Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden, e Mikee Goodman, vocalista do SikTh. "Awoken Broken", disco de estreia da banda, foi produzido pela dupla e acaba de chegar às lojas. Além das guitarras, Adrian assumiu também o baixo, enquanto a bateria conta com Dan Foord, parceiro de Goodman no SikTh.
"Awoken Broken" é um disco ousado. Pra começo de conversa, não há nada em sua sonoridade que remeta ao Iron Maiden. Aliás, vale dizer que o som do Primal Rock Rebellion está à milhas de distância da banda de Steve Harris. O que se ouve em suas doze faixas é um heavy metal bastante moderno e inovador. Adrian Smith mostra que, do alto de seus 55 anos de idade, está antenadíssimo com o que anda rolando no heavy metal atual. O álbum é pesado, com muito groove. O trabalho de guitarra é excelente, com Adrian explorando possibilidades que, muitas vezes, irão surpreender os ouvintes.
Do outro lado da moeda, Mikee Goodman entrega vocalizações que, em um primeiro momento, podem causar uma certa estranheza. Dono de um timbre bastante similar ao de Jonathan Davis, do Korn, Mikee de destaca justamente por não seguir o que se espera de um vocalista de heavy metal. Sua performance, extremamente teatral, é repleta de passagens excêntrica que, na maioria das vezes, desembocam em refrões repletos de melodia e com um pé no hard rock.
O momento em que este contraste entre os mundos de Adrian Smith e Mikee Goodman fica claro de maneira indiscutível acontece em "Savage World", uma faixa em que a introdução cheia de melodia criada pela guitarra de Adrian aponta para um caminho, até as linhas vocais de Goodman surgirem e mudarem totalmente o percurso.
Com absoluta certeza, os fãs mais tradicionais do Iron Maiden terão, em um primeiro momento, um choque com o álbum. Mas, ao ouvir o disco algumas vezes, a recompensa vale a pena, pois "Awoken Broken" revela-se um álbum excelente, com grandes composições como "No Place Like Home", "I See Lights", "Tortured Tone" (a minha preferida), "White Sheet Robes", a pesadíssima faixa-título, "Search for Bliss" e a balada "Mirror and the Moon", que fecha o play.
"Awoken Broken" é trabalho bastante inovador e com doses generosas de experimentalismo. Nele, Adrian Smith demonstra que seu universo artístico não se resume apenas ao Iron Maiden - pelo contrário, é muito maior do que os caminhos que a banda lhe permite explorar. Em Mike Goodman ele encontrou não apenas o parceiro perfeito para essa aventura, mas também um vocalista com personalidade forte que acrescentou muito ao resultado final do Primal Rock Rebellion.
Indiscutivelmente, um grande disco!
Faixas:
No Friendly Neighbour
No Place Like Home
I See Lights
Bright as a Fire
Savage World
Tortured Tone
White Sheet Robes
As Tears Come Falling From the Sky
Awoken Broken
Search for Bliss
Snake Ladders
Mirror and the Moon
Outras resenhas de Awoken Broken - Primal Rock Rebellion
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A importância do jogador de futebol Kaká para os evangélicos, segundo Rodolfo
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O mais roqueiro dos Beatles segundo Marianne Faithfull
O hit dos Titãs composto por Nando Reis que Renato Russo não entendeu e achou ofensivo
As duas ocasiões que destinos de Humberto Gessinger e Dinho dos Mamonas se cruzaram


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



