Maieuttica: Muito boa promessa em terras cariocas
Resenha - Grande Caverna - Maieuttica
Por Marcos Garcia
Postado em 13 de fevereiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No momento, há um embate ocorrendo no Metal: a questão de ir adiante e inovar e criar novas fórmulas, novas sonoridades, que venham a acrescentar, mas o puritanismo de muitos fãs muito conservadores ainda atravancam o processo que já deveria estar concluído, e as novas sonoridades bem estabelecidas e aceitas, pelo menos no Brasil, já que há espaço para estilos mais tradicionais e outros mais novos, sem problemas.
E eis que em plena efervescência atual, surge uma muito boa promessa em terras cariocas, chamada MAIEUTTICA, que disponibilizou seu novo Websingle ‘A Grande Caverna’ para a audição de todos, como um aperitivo para o EP ‘Conheça a Ti Mesmo’, que deve sair em março deste ano.
Fazendo um som híbrido de Thrash/Death/Tradicional muito bem tocado e rico por duetos de guitarras ora melodiosos, ora mais agressivos, vocais que variam do gutural ao rasgado, e em muitos momentos surgem vozes limpas, e assim, o som da banda para muitos poderia ser enquadrado como Metalcore, o que é algo nocivo à banda e perigoso para o fã, já que seria empobrecer e estigmatizar uma banda sem que os leitores tenham o direito de ouvir e tirar suas próprias conclusões, já que muitos se guiam pelo ‘dito’ quando o certo é ter ‘ouvido’ antes.
O Websingle contém apenas uma composição, ‘A Grande Caverna’ (sim as letras da banda privilegiam nossa língua pátria e que abordam questões existencialistas do ser humano, um prato cheio para quem gosta de cultura), cuja passagem não é nem um pouco enjoativa, sendo ela muito bem equilibrada entre peso, melodias, momentos mais rápidos, mas em geral, a velocidade não é aquela que se espera de muitas bandas, já que o sexteto prefere uma pegada mais cativante e grudenta, apesar da agressividade. As vozes estão bem trabalhadas em cada um dos tons utilizados, guitarras em duetos muito bem feitos e solos muito competentes (sem derramar milhares de nota por segundo, o que poderia descaracterizar a sonoridade da banda), inclusive em momentos mais amenos, e a base rítmica baixo-bateria é muito bem variada, mas de forma alguma deixa buracos, tornando a canção coesa e firme, ainda mais abrilhantada pelas mãos competentes de Murilo Pirozzi no Estúdio Pyro Z.
Um belo trabalho da banda, que se junta ao Single anterior, ‘Nosce Te Ipsum’, e que como se diz em uma certa forma de parábola, ‘mais um tijolinho na estrada do sucesso’, já que esses garotos vão longe.
Tracklist:
1 – A Grande Caverna
Formação:
Frank Lima – Vocalista
Allan Sampaio – Vocalista
Caléo Lima – Guitarrista
Tássio Luiz – Guitarrista
Bruno Pinho – Baixista
Rômulo Grilo – Baterista
Contatos:
http://www.facebook.com/maieuttica
http://www.reverbnation.com/maieuttica
http://twitter.com/maieuttica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
O dia que João Gordo xingou Ayrton Senna por piloto se recusar a dar entrevista a ele
Dave Mustaine: "Lars Ulrich não é um bom baterista; qualquer bom baterista vai te dizer isso!"
Zakk Wylde aponta o primeiro riff de Metal da história; não é do Black Sabbath


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



