Maieuttica: Muito boa promessa em terras cariocas
Resenha - Grande Caverna - Maieuttica
Por Marcos Garcia
Postado em 13 de fevereiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No momento, há um embate ocorrendo no Metal: a questão de ir adiante e inovar e criar novas fórmulas, novas sonoridades, que venham a acrescentar, mas o puritanismo de muitos fãs muito conservadores ainda atravancam o processo que já deveria estar concluído, e as novas sonoridades bem estabelecidas e aceitas, pelo menos no Brasil, já que há espaço para estilos mais tradicionais e outros mais novos, sem problemas.
E eis que em plena efervescência atual, surge uma muito boa promessa em terras cariocas, chamada MAIEUTTICA, que disponibilizou seu novo Websingle ‘A Grande Caverna’ para a audição de todos, como um aperitivo para o EP ‘Conheça a Ti Mesmo’, que deve sair em março deste ano.
Fazendo um som híbrido de Thrash/Death/Tradicional muito bem tocado e rico por duetos de guitarras ora melodiosos, ora mais agressivos, vocais que variam do gutural ao rasgado, e em muitos momentos surgem vozes limpas, e assim, o som da banda para muitos poderia ser enquadrado como Metalcore, o que é algo nocivo à banda e perigoso para o fã, já que seria empobrecer e estigmatizar uma banda sem que os leitores tenham o direito de ouvir e tirar suas próprias conclusões, já que muitos se guiam pelo ‘dito’ quando o certo é ter ‘ouvido’ antes.
O Websingle contém apenas uma composição, ‘A Grande Caverna’ (sim as letras da banda privilegiam nossa língua pátria e que abordam questões existencialistas do ser humano, um prato cheio para quem gosta de cultura), cuja passagem não é nem um pouco enjoativa, sendo ela muito bem equilibrada entre peso, melodias, momentos mais rápidos, mas em geral, a velocidade não é aquela que se espera de muitas bandas, já que o sexteto prefere uma pegada mais cativante e grudenta, apesar da agressividade. As vozes estão bem trabalhadas em cada um dos tons utilizados, guitarras em duetos muito bem feitos e solos muito competentes (sem derramar milhares de nota por segundo, o que poderia descaracterizar a sonoridade da banda), inclusive em momentos mais amenos, e a base rítmica baixo-bateria é muito bem variada, mas de forma alguma deixa buracos, tornando a canção coesa e firme, ainda mais abrilhantada pelas mãos competentes de Murilo Pirozzi no Estúdio Pyro Z.
Um belo trabalho da banda, que se junta ao Single anterior, ‘Nosce Te Ipsum’, e que como se diz em uma certa forma de parábola, ‘mais um tijolinho na estrada do sucesso’, já que esses garotos vão longe.
Tracklist:
1 – A Grande Caverna
Formação:
Frank Lima – Vocalista
Allan Sampaio – Vocalista
Caléo Lima – Guitarrista
Tássio Luiz – Guitarrista
Bruno Pinho – Baixista
Rômulo Grilo – Baterista
Contatos:
http://www.facebook.com/maieuttica
http://www.reverbnation.com/maieuttica
http://twitter.com/maieuttica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Legião Urbana x Catedral: polêmicas entre integrantes em 2002
A banda que para Roger Daltrey estava à frente do Cream e Jimi Hendrix Experience
A bela história de "Don't Stop Believin'", clássico do Journey que superou 2 bilhões no Spotify


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



