Forka: Uma mistura eficaz de thrash metal com hardcore
Resenha - Enough - Forka
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 05 de fevereiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das coisas legais de escrever sobre música é que, no meio daquele monte de CDs enviados para avaliação, a gente acaba conhecendo bandas que, de outra maneira, dificilmente chegariam em nossas mãos, já que é fisicamente impossível estar a par de tudo. Esse é o caso do Forka. O quinteto paulista foi formado em 2002 e já gravou dois discos, "Feel Your Suicide" (2005) e "Enough", que, apesar de ter sido lançado em 2010, só chegou até mim no final de 2011.
O som do grupo é uma mistura eficaz de thrash metal com hardcore. Pesada, agressiva e rápida, a música da banda aproxima-se bastante das sonoridades mais extremas do heavy metal. Produzido por Marcelo Pompeu e mixado por Heros Trench (respectivamente, vocalista e guitarrista do Korzus), "Enough" é uma pedrada. Há flertes explícitos com o death metal e até mesmo com o metalcore, além do uso constante de blast beats, com o som transitando em uma atmosfera de muito groove e riffs que prendem o ouvinte.
Bastante influenciado pelo Pantera e, em uma esfera menor, também pelo Slayer, o Forka compôs um álbum forte, com boas composições que caem de imediato no gosto dos metalheads. Entre elas, destaco "Blood of Saint", com um riff que é puro Slayer e letra que critica, de forma incisiva, os infinitos conflitos religiosos no Oriente Médio. Além disso, "The Existencial Weight on Mind" e "Final Conflict" abrem rodas instantâneas em qualquer show. Merecem menção ainda "The Human Race is Dead" e "Knowing Your Suffering".
"Enough" é um álbum muito acima da média, de uma banda que deveria ter muito mais reconhecimento do que possui. Enquanto os veículos especializados em heavy metal aqui no Brasil derramam elogios para as mesmas bandas de sempre, pense por conta própria e veja que o metal em nosso país é muito mais do que querem fazer você acreditar.
Ótimo disco, ótima banda! Vá atrás, porque vale a pena!
Faixas:
Between Obscure Winds
W2MFW
The Human Race is Dead
Knowing Your Suffering
Clamour on the Earth
Screaming in the Shadows
What Will Be?
Blood of Saint
They Know Not What They Do
Before You Die
The Existencial Weight on Mind
Final Conflict
Outras resenhas de Enough - Forka
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Lou Koller, vocalista do Sick of it All, morre aos 59 anos
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
O bonito e profundo significado de "With Arms Wide Open", clássico do Creed
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O álbum de covers que Slash considera um dos maiores de todos os tempos


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



