Lenhador: Algo meio original e, à sua maneira, extremo
Resenha - Pope Smokes Dope - Lenhador
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 29 de janeiro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cabeças bem abertas neste momento, pessoal. Mas não literalmente, ok? Seguinte: a Lenhador, lançada pela Cauterized Productions (www.cauterized.com.br), tem uma proposta bem exótica. Com uma produção pra lá de crua (proposital, segundo o encarte), como já fizeram Ulver e Vondur, esse pessoal aposta em algo meio original e, à sua maneira, extremo.
É uma música bem descompromissada, cantada em português (exceto as covers – comentadas adiante) e intitulada como Black Metal áspero, de acordo com um texto escrito no encarte, por Kohei Yamamoto (Sabbathid Records - Japão). Essa definição cabe no disco, embora, ao mesmo tempo, tal afirmação seja negada pelos membros logo em seguida, no referido encarte, ao menos no que se refere a ser um "album of fucking true Black Metal". Vai entender, né? Ok, na realidade, após escutar o full length, até se entende isso...
Mas convenhamos: uma banda com esse nome só poderia trazer loucuras auriculares para o ouvinte. E a dupla por trás da Lenhador, formada por Gil e Mateus, se alternou na gravação dos vocais e da bateria programada. Mas o primeiro cuida do baixo e o outro, da guitarra.
Fica o aviso de que o som dos caras não é levado à velocidade da luz. É um som cadenciado em sua maior parte, mas com bumbos comendo solto em algumas faixas, como é o caso de "Cabrito Guampudo".
Entre as quinze composições, há covers da Regurgitate ("Bulging Vaginal Septum") e da Ildjarn ("Kronet" - bem legal, mas confesso que desconheço a banda), além de uma paródia de "Rosa de Hiroshima" (Secos e Molhados), aqui, sob o nome "Vodka de Hiroshima" e um som acústico e movido a sanfona (!) que foge completamente da sonoridade do resto do disco – "Grito do Lenha Podre".
Poxa vida, e depois de ouvir uma porrada (momento raro) na bateria, acompanhada de assobios em "Josh Naifa", não há como não se deliciar com isso. Impagável! Mas quando os caras resolvem descer a lenha (com o perdão do trocadilho), saem podreiras como "Cerveja sem Álcool", com alto teor (outro trocadilho infame) de agressividade.
Verdade seja dita: ou se ama ou se odeia o disco. Na sempre humilde visão deste resenhista, no final das contas, o resultado é divertido. Enfim, não leve o material a sério e você terá um play interessante em mãos.
Lenhador – The Pope Smokes Dope
Cauterized Productions – 2010 – Brasil
http://www.lenhadordisease.yolasite.com
http://lenhador.bandcamp.com/album/the-pope-smokes-dope-2010
Tracklist
1. Nietzsche Is Rock 00:57
2. Schweinerei 02:26
3. Rock Sujo, Putas E Cachaça 02:08
4. Planos de Uma Vida Sem Graça 02:17
5. Cabrito Guampudo 03:17
6. Josh Naifa 04:03
7. Você E Sua Insignificante Existência 02:49
8. Não-Me-Toque 02:35
9. Contradição 02:44
10. Cerveja Sem Álcool 02:00
11. The Pope Smokes Dope 03:12
12. Bulging Vaginal Septum 00:38
13. Vodka de Hiroshima 02:13
14. Kronet 04:00
15. Grito Do Lenha Podre 04:55
Total playing time 40:14
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A crítica de Humberto Gessinger ao futebol atual: "As pessoas ganham dinheiro com burrice"
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Led Zeppelin - Perguntas e respostas e curiosidades
A fantástica banda que estava imitando o Sabbath e Iommi teve que dar uma chamada nos caras
A banda que fez o Black Sabbath com Dio afinar e cancelar o show; "estão com medo da gente"


Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



