Lenhador: Algo meio original e, à sua maneira, extremo
Resenha - Pope Smokes Dope - Lenhador
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 29 de janeiro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cabeças bem abertas neste momento, pessoal. Mas não literalmente, ok? Seguinte: a Lenhador, lançada pela Cauterized Productions (www.cauterized.com.br), tem uma proposta bem exótica. Com uma produção pra lá de crua (proposital, segundo o encarte), como já fizeram Ulver e Vondur, esse pessoal aposta em algo meio original e, à sua maneira, extremo.
É uma música bem descompromissada, cantada em português (exceto as covers – comentadas adiante) e intitulada como Black Metal áspero, de acordo com um texto escrito no encarte, por Kohei Yamamoto (Sabbathid Records - Japão). Essa definição cabe no disco, embora, ao mesmo tempo, tal afirmação seja negada pelos membros logo em seguida, no referido encarte, ao menos no que se refere a ser um "album of fucking true Black Metal". Vai entender, né? Ok, na realidade, após escutar o full length, até se entende isso...
Mas convenhamos: uma banda com esse nome só poderia trazer loucuras auriculares para o ouvinte. E a dupla por trás da Lenhador, formada por Gil e Mateus, se alternou na gravação dos vocais e da bateria programada. Mas o primeiro cuida do baixo e o outro, da guitarra.
Fica o aviso de que o som dos caras não é levado à velocidade da luz. É um som cadenciado em sua maior parte, mas com bumbos comendo solto em algumas faixas, como é o caso de "Cabrito Guampudo".
Entre as quinze composições, há covers da Regurgitate ("Bulging Vaginal Septum") e da Ildjarn ("Kronet" - bem legal, mas confesso que desconheço a banda), além de uma paródia de "Rosa de Hiroshima" (Secos e Molhados), aqui, sob o nome "Vodka de Hiroshima" e um som acústico e movido a sanfona (!) que foge completamente da sonoridade do resto do disco – "Grito do Lenha Podre".
Poxa vida, e depois de ouvir uma porrada (momento raro) na bateria, acompanhada de assobios em "Josh Naifa", não há como não se deliciar com isso. Impagável! Mas quando os caras resolvem descer a lenha (com o perdão do trocadilho), saem podreiras como "Cerveja sem Álcool", com alto teor (outro trocadilho infame) de agressividade.
Verdade seja dita: ou se ama ou se odeia o disco. Na sempre humilde visão deste resenhista, no final das contas, o resultado é divertido. Enfim, não leve o material a sério e você terá um play interessante em mãos.
Lenhador – The Pope Smokes Dope
Cauterized Productions – 2010 – Brasil
http://www.lenhadordisease.yolasite.com
http://lenhador.bandcamp.com/album/the-pope-smokes-dope-2010
Tracklist
1. Nietzsche Is Rock 00:57
2. Schweinerei 02:26
3. Rock Sujo, Putas E Cachaça 02:08
4. Planos de Uma Vida Sem Graça 02:17
5. Cabrito Guampudo 03:17
6. Josh Naifa 04:03
7. Você E Sua Insignificante Existência 02:49
8. Não-Me-Toque 02:35
9. Contradição 02:44
10. Cerveja Sem Álcool 02:00
11. The Pope Smokes Dope 03:12
12. Bulging Vaginal Septum 00:38
13. Vodka de Hiroshima 02:13
14. Kronet 04:00
15. Grito Do Lenha Podre 04:55
Total playing time 40:14
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
As dez piores músicas do Metallica, em lista da Metal Hammer
Como filme de Cazuza produzido pela Globo distorceu o Barão Vermelho, segundo Goffi
Legião Urbana: por que Renato Russo proibia risada no palco, segundo tecladista


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



