Necromesis: "Heavy Metal livre de rótulos"
Resenha - Evolving to an Underworld (EP) - Necromesis
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 01 de janeiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De cara, esse pessoal esbanja muita técnica, a julgar pela introdução "Prelude" (instrumental com mais de quatro minutos e meio que junta trechos das composições seguintes). A segunda coisa que chama a atenção: o baixo, que faz um trabalho espantoso. E essa música leva tudo a crer que se trata de uma banda de prog/heavy metal... mas era só a introdução.
Na composição seguinte, que leva o nome do trabalho, a "verdade" é revelada: o grupo executa um... hmmmmmmmmmmm... death metal.... não, não é death metal. É thrash? Também não... nem heavy, nem HC etc... ou seria tudo isso ao mesmo tempo? Enfim, você fica mais de 25 minutos (duração do EP) tentando decifrar qual o estilo da banda e no fim das contas, acha melhor usar a definição feita pelos próprios integrantes: "Metal livre de rótulos, buscando uma sonoridade pesada e agressiva e ao mesmo tempo musical". Pronto, é bem por aí.
Os vocais de Victor Prospero, também baixista, e de Daniel Curtolo, que também cuida da guitarra, são guturais e rasgados, como nossas amadas bandas extremas. Aliás, a dupla tem timbres vocais de muito respeito e deixam o trabalho ainda mais violento. Talvez sejam esses berros que dão a característica mais brutal ao disco.
As músicas apresentam inúmeras mudanças rítmicas e uma riqueza considerável. "Minustah" e "Unlives as Undeads" são únicas, evidenciando que, no geral, a Necromesis não gosta de se repetir.
As letras são fortes, baseadas no lado mais podre da sociedade. Um bom exemplo é a citada "Minustah", nome de uma missão de paz do Brasil pela ONU no Haiti, que nada mais fez do que impor a paz à força, segundo o trio. Inclusive o refrão é cantado no idioma haitiano!
E fechando esse material, a faixa mais surpreendente de todas – "O Ovo". Trata-se de um cover instrumental que Hermeto Pascoal (!!!) gravou com o Quarteto Novo em 1967. Haja ecletismo, não? E muita ousadia!
Tá aí um grupo que pode ser chamado de original e bem pesado. E o EP pode ser baixado gratuitamente no site www.necromesis.com. Para quem curte variações dentro dos bons barulhos, certamente esse grupo vai agradar.
Necromesis - Evolving to an Underworld
Independente – 2011 - Brasil
Contatos: [email protected]
[email protected]
Tracklist
1 – Intro - Prelude
2 - Building an Underworld
3 – Minustah
4 - Unlives as Undeads
5 - O Ovo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?
A banda que Kurt Cobain queria que o Nirvana fosse e cujo vocalista tentou salvar sua vida
A característica dos músicos brasileiros que impressionou o lendário Jon Anderson do Yes
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



