Dream Theater: Insosso, covarde e ganancioso, mas não ruim
Resenha - A Dramatic Turn of Events - Dream Theater
Por Thiago barcellos
Postado em 10 de outubro de 2011
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muito se falou sobre Dream theater e Mike Portnoy ultimamente, desde a saída do baterista co-fundador da banda, passando pelo pseudo-reality show promovido pela banda na escolha do seu substituto até um suposto processo que Portnoy estaria movendo contra a banda. Mas eu aposto meus reais que a pergunta mais pertinente na cabeça de fãs hardcore, fãs eventuais (na qual me classifico) e odiadores é: Portnoy fará falta ao DT? Ao meu ver sim, e MUITA.
Dream Theater - Mais Novidades
Eu confesso que desde que ouvi o primeiro CD da banda, When Dream and Day Unite achei uma banda "mariquinha" e com altas doses de auto indulgência. E mantive minha opinião quando ouvi o Image and Words, Awake e Falling Into Infinity. Porém quando saiu o Metropolis, Pt. 2: Scenes From A Memory em 1999 me rendi ao talento da banda, pois neste CD o DT mudou um pouco sua postura, apostando em agressividade, grandes composições e prezando a música em si mais do que malabarismos musicais, embora seu som ainda fosse extremamente técnico. E desde então o DT vem inovando e se superando a cada CD, até o A Dramatic Turn Of Events.
Aí o bicho pega, porque o que eu ouço aqui é uma banda tentando copiar a si mesma. Não é uma volta às raízes, porque o som do DT nunca abandonou suas raízes e sim evoluiu-as com o tempo, adicionando novos elementos e influências.
Não entendam mal, o CD não é ruim, longe disso. Mas é insosso, covarde e ganancioso. Me pareceu que a banda ficou com medo do que poderia sair sem o Portnoy, e resolveram forçar uma volta ao espírito da época que começaram a surgir para o mundo, leia-se Awake e Images. Para os fãs viúvos dessa época será o paraíso, mas para outros que prezam pela evolução musical apresentada durante os anos (eu incluso) a banda perdeu completamente a relevância.
O CD começa com On the Backs of Angels (que ganhou um clipe bacana) que traz a atmosfera de Imagem And Words de volta. A segunda, Build Me Up, Break Me Down chega a trazer algo diferenciado nos segundos inciais, mas logo se mostra mais do mesmo. E por aí vai, a banda desfila canções muito bem produzidas e arranjadas com ótimas letras, mas tudo "inofensivo". Não tem aquela garra de uma As I Am, não tem nenhum instrumental aloprado e altamente inspirado como Dance of Eternity. O Dream Theater perdeu a ousadia característica da evolução da banda. Mas verdade seja dita, enquanto baterista Mike Mangini manda muito bem, ele domina perfeitamente seu kit de bateria e neste quesito faz jus à vaga de Portnoy. Nenhuma culpa pode ser atribuída à ele. A falta que Portnoy faz e fará é como o compositor, líder, produtor e manda-chuva do DT que sempre foi.
Enfim, se você se enquadra na parte de fãs órfãos do Image and Words, comprará o CD e votará nele para melhores do ano. Se você é daqueles que acha que o Dream Theater ideal é aquele do Train of Thought ou Systematic Chaos (como eu), passe longe.
Pela primeira vez, o Dream Theater deu um passo para trás.
Tracklist:
1 On the Backs of Angels
2 Build Me Up, Break Me Down
3 Lost Not Forgotten
4 This is the Life
5 Bridges in the Sky
6 Outcry
7 Far from Heaven
8 Breaking All Illusions
9 Beneath the Surface
Outras resenhas de A Dramatic Turn of Events - Dream Theater
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O significado da expressão "Flag of Hate", segundo o vocalista do Kreator
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Lips, vocalista e guitarrista do Anvil, acredita que irá morrer nos próximos 10 anos
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Vocalista do Symphony X apoia conscientização do autismo com nova música
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
Dave Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?
A chocante e nojenta cena protagonizada por Ozzy mostrada no filme do Mötley Crüe
O grande nome do Rock que recusou chance de tocar no Woodstock; "Não gosto de hippies"
Dream Theater: É ouvir sem preconceitos e ser feliz
Dream Theater: É só isso? Tanta tempestade pra isso?
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Dream Theater usará IA algum dia? Mike Portnoy responde
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Mike Portnoy diz que clássico do Dream Theater não o emocionaria se fosse de outra banda
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



