Eric Clapton: Um verdadeiro "Beethoven da guitarra"
Resenha - Clapton - Eric Clapton
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 21 de agosto de 2011
Eric Clapton, há cinco anos atrás, disse que estava ficando parcialmente surdo. O motivo da nova deficiência era o som extremamente alto de algumas de suas apresentações, principalmente as com o Cream nos anos 60. No entanto, o músico ainda se mostra em forma e lançou o CD Clapton, em 2010.
Como Eric consegue manter uma carreira de quase 50 anos no ramo musical? Fazendo história no rock e resgatando a sonoridade do blues de Muddy Waters? Não é possível explicar como Eric Clapton ainda lota estádios em seus shows, como as apresentações de São Paulo e do Rio de Janeiro que vão rolar no mês de outubro deste ano e que já estão quase esgotadas. Só podemos dizer que, com as devidas proporções, Eric Clapton é um verdadeiro "Beethoven da guitarra", especialmente neste novo álbum, com bom gosto e muito apego à sua música.
Com 14 faixas, o CD mostra um tom blueseiro acústico e elétrico, mais simples do que os álbuns de rock. Se Eric não consegue mais ouvir direito, como ocorreu com o compositor erudito Beethoven no fim de sua vida, ele consegue, pelo menos, compôr músicas com média de cinco minutos estáveis, agradáveis e consistentes. É verdade que não há hits elétricos como Layla ou Wonderful Tonight, mas How Deep is The Ocean funciona com o fundo de teclado e de saxofone em um ambiente mais focado para o jazz, com o refrão grudento típico de suas músicas.
A voz de Eric Clapton, se não é virtuosa, funciona muito bem com seu tom aveludado, presente até mesmo na calma guitarra. A faixa Milkman abre espaço para os músicos de apoio mostrem improvisações e uma melodia "à vontade", com uma letra de um pedido de casamento.
Se o CD capricha em melodias calmas, falta clímax. Músicas como Diamonds são deliciosas para admiradores dos trabalhos acústicos e mais espirituais de Eric, como Tears in Heaven. Ou seja, os roqueiros podem reclamar que o guitarrista está fazendo apenas música sobre amor, sobre seu sentimento de velhice melancólica e que ele soa repetitivo, apesar do bom groove, do bom ritmo, de sua guitarra elétrica.
Mesmo com essas possíveis críticas ao novo trabalho, a letra de Hard Times mostra bem o que Clapton quer passar nesse CD. There'll be no more sorrow / When I pass away / And no more hard times / e nao mais tempos duros / No more hard times / Yeah, yeah, who knows better than I? O disco é um funeral, uma despedida, uma visita aos seus gostos pessoais e uma coletânea de músicas relaxantes. Clapton, o nosso "Beethoven da guitarra", não compõe uma obra-prima neste material, mas faz diversas músicas que conseguem funcionar bem juntas.
Outras resenhas de Clapton - Eric Clapton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
O disco de 50 centavos que mudou a vida de Bruce Dickinson
As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
O hit de Raul Seixas que fala sobre roubo de terras e critica governo militar de Geisel


O músico a quem Eric Clapton sentia que devia pedido de desculpas: "Me comportei mal"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
A música que Eric Clapton mais sofre para apresentar ao vivo; "é quase impossível tocar"
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles



