Belphegor: Fazendo juz ao termo "Black/ Death Metal Art"
Resenha - Blood Magick Necromance - Belphegor
Por Flávio Mendes
Postado em 16 de agosto de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É incrível o quanto os austríacos do BELPHEGOR vêm evoluindo à cada álbum lançado, explorando elementos de música clássica, temáticas BDSM e, é claro, proclamar blasfêmias, fator presente na grande maioria das bandas do cenário Black Metal. Este último álbum, lançado no início de 2011, é uma grande prova da maturidade musical e segurança da banda, principalmente por explorar novos elementos como as orquestrações acrescentadas nas músicas, sem comprometer seus trabalhos anteriores. Nem as constantes mudanças de formação trouxeram deficiência ao poder de fogo desses músicos.

O álbum inicia à todo vapor com a excelente "In Blood - Devour This Sanctity", com palhetadas velozes, típicas do metal extremo, a bateria alternando entre blast beats e pegada mais thrash metal no refrão, e os vocais de Helmuth também alternam, entre os grunhidos e guturais. A música contém um belo solo, curto e direto.
Na sequência "Rise To Fall And Fall To Rise", traz uma atmosfera de música clássica mesclada com doom, vocais duplos, de efeito e bateria e guitarra em ritmo mais lento, porém os bumbos duplos em constante velocidade, fator persistente na maioria das faixas do álbum. A próxima, faixa-título do álbum, mantém a mesma pegada da música anterior, cadenciando a porradaria com passagens mais doom, os blast beats voltam a todo vapor, os vocais de Helmuth em partes com um efeito distorcido e interessante, e um refrão mais melódico. A música "Discipline Through Punishment" carrega uma belíssima melodia nos versos, destacando os vocais de Helmuth, com os riffs e bateria mais lentos e um solo mais longo, belíssimo por sinal, mostrando uma banda com uma técnica musical bem apurada.
A faixa "Angeli Mortis De Profundis" é mais rápida e pesada, explorando algumas curtas passagens de melodia. Em seguida a música de trabalho do álbum, a excelente "Impaled Upon The Tongue Of Sathan", com uma atmosfera sombria e carregada (inclusive a banda fez um vídeo para esta faixa), cadenciando entre os vocais limpos e rasgados de Helmuth, um refrão que soa violento e melódico ao mesmo tempo, a bateria alterna entre os blast beats e uma levada mais thrash. "Possessed Burning Eyes" é mais dinâmica, inicia com peso extremo mais logo deslancha para melodias, no meio da música entra uma guitarra mais limpa, que soa belíssima acompanhando as palhetadas e a bateria. A última faixa é a mais pesada, "Sado Messiah" é de tirar o fôlego, mais crua e direta, onde os vocais rasgados e blast beats perseveram por toda a faixa.
O álbum possui uma ótima produção (realizada pelo respeitado Peter Tägtgren (HYPOCRISY)), merecida as bandas que evoluem e merecem maior investimento. E percebe-se que os austríacos realmente fazem juz ao termo "Black/Death Metal Art"!
BELPHEGOR - Blood Magick Necromance
(2011, Nuclear Blast Records (Importado))
Formação:
Hel "Helmuth" Lennart: Vocais, Guitarras, Baixo
Serpenth: Baixo
Martin "Marthyn" Jovanović: Bateria
Track-list :
1 - In Blood - Devour This Sanctity
2 - Rise To Fall And Fall To Rise
3 - Blood Magick Necromance
4 - Discipline Through Punishment
5 - Angeli Mortis De Profundis
6 - Impaled Upon The Tongue Of Sathan
7 - Possessed Burning Eyes
8 - Sado Messiah
Total: 40:42 minutos
Outras resenhas de Blood Magick Necromance - Belphegor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
"Sem tempo, irmão!"; as clássicas bandas que Phil Collins ignorou completamente na época
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam
A banda indie dos anos 2000 que Robert Plant gosta tanto que queria tocar baixo nela
A incrível canção que serviu de inspiração para obras como "2112" do Rush


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



