Incite: A boa estreia da banda de Ritchie Cavalera
Resenha - Slaughter - Incite
Por Alexandre Fernandes
Postado em 02 de junho de 2011
Um sobrenome conhecido pode ajudar ou atrapalhar. No caso do Incite, essa jovem banda norte-americana que conta com o enteado do Max Cavalera, Ritchie Cavalera, acontece um pouco dos dois.

A cobrança é muito maior do que a que acontece normalmente sobre uma banda qualquer, ao mesmo tempo em que, hipoteticamente ao menos, as portas se abrem mais fácil. E olha que aqui não estamos lidando com um sobrenome qualquer não, hein.
Como era de se imaginar, neste "The Slaughter", de 2009, o que mais esse Cavalera nos dá é um CD de heavy metal vigoroso, ainda que bastante moderno. E olha que ele se saiu bem no que se propôs a fazer – deve ter absorvido algo da experiência que teve com o Soufly do seu padrasto, onde participou de uma música em 2008.
Mas vamos à música: thrash metal moderno, com muito groove, bastante uso de melodias (que em alguns momentos remetem até à escola sueca do death metal melódico). Nada que já não exista por aí aos montes. Mas a coisa aqui é bem profissional, já começando com a boa produção, que deixou os instrumentos bem audíveis e deu o peso certo às canções. Alias, peso é o que não faltou: seja em riffs encorpados, nos vocais urrados (ainda que bastante lineares) ou nos bumbos duplos constantes. Dá pra perceber esse peso todo em canções como o bom thrash "Down And Out", e nas igualmente furiosas "Divided We Fail" e "The Slaughter", que podem ser indicadas como destaque do play. Por sinal, vale a pena destacar o trabalho nas baquetas, muito bem executado.
De positivo também vale destacar o bom uso de breakdowns – não são exagerados e usados à toda hora como é comum em bandas similares. Mas, sinceramente, senti a falta de alguns solos a mais. Isso não faz mal à ninguém, minha gente.
Esses músicos são jovens, começaram com um CD coeso, é bem verdade, mas talvez pela falta de experiência acabaram caindo em armadilhas comuns ao gênero: muitas canções soam repetitivas (em momentos fica difícil distinguir uma faixa de outra), as composições são bem simples (faltaram temas realmente marcantes), o vocal, embora interessante, se torna bem cansativo. As letras, acho que nem vou comentar, pois parecem ter o DNA Cavalera correndo nelas – esbanjam raiva, ódio, sangue... mas você já ouviu (muito) isso antes. Mesmo! E tem mais ódio e sangue na capa e no título do CD, ou você achou que já era suficiente?
De qualquer forma, vale a pena dar uma conferida mais pela curiosidade. E fica a torcida para que num futuro próximo estes garotos procurem dar uma trabalhada melhor no seu som, porque potencial eles demonstram ter.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
O músico que foi demitido de uma banda por querer casar com uma serial killer
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Raul Seixas: de aluno relapso a Maluco Beleza
Membro original dos Sex Pistols esculacha o Oasis, e Liam Gallagher não deixa barato
Regis Tadeu conta porque deu tantas risadas quando ouviu Legião Urbana pela primeira vez


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



