Motorjesus: Uma mistura cheia de vigor e bem acessível
Resenha - Wheels Of Purgatory - Motorjesus
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 09 de março de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O MOTORJESUS é uma banda alemã que faz um metal cheio de influências contrastantes. Passando por MOTORHEAD, MOTLEY CRUE e NICKELBACK, "Wheels Of Purgatory" é descrito pelo próprio conjunto como uma mescla de hard rock, metal e o puro rock n’ roll com pitadas do grunge dos anos 90 e elementos do stoner. Há quem compare a banda com o BLACK RIVER, mas os vocais são um pouco menos agressivos. A conseqüência é um disco interessante, justamente pela fusão de estilos que o tornam potente e ainda assim acessível.

Após a introdução sem vocais, "Motor Discipline" começa mostrando a voz dominante de Chris que marcará todo o disco. Além disso, os riffs mostram as guitarras entre o metal e o rock, com um refrão bem atraente, influenciado pelo hard rock. "Fist Of The Dragon" tende um pouco mais ao metal, mas ainda continua mostrando a boa variação entre agressividade, velocidade e melodia, sendo a faixa que melhor concatena os elementos do MOTORJESUS.
"King Of A Dead End Road", por sua vez, coloca o contraste entre a base ligeiramente swingada e mais leve com os vocais mais agressivos de Chris. No entanto, a harmonia da faixa segue a mesma tendência, já mostrando certa saturação. A faixa título também segue com uma base mais desse tipo, mas o refrão acaba sendo muito parecido com a anteriormente mencionada. Sua antecessora, "Down To Zero", começa mais lenta e vai crescendo, até atingir novamente o padrão das demais faixas. "The Shadowman" faz o mesmo, apesar de ser mais densa instrumentalmente. Situada mais ao fim do trabalho, "Fire 99" retoma um pouco mais do metal, nem sempre claramente referenciado.
Algumas boas tentativas de variação acontecem como em "The Church Of Booze And Kerosene", que traz guitarras agudas no fundo e uma ponte para o refrão mais melódica. O refrão segue um andamento mais rápido, mas que agora fica bem ligado ao resto da faixa, mais variada. A sexta faixa, "Hammer Of The Land", que difere por abordar quase um power metal, enquanto "Fuel The Warmachine" consegue paralelamente carregar o peso e a lentidão, mantendo um refrão também menos impulsivo, porém muito bom.
Na parte dos problemas, tem-se "West Of Hell", uma faixa muito moderna que foge um pouco dos estilos abordados e acaba ficando um pouco deslocada das demais tentativas do MOTORJESUS. Outro ponto a se melhorar são os solos de guitarra e talvez seus timbres, que apresentam bases lineares demais, concentradas muito em distorções e tons mais baixos. O vocalista também se mostra um bom cantor, mas utiliza-se sempre dos mesmos artifícios, os quais poderiam ser experimentados em uma faixa mais thrash, por exemplo. Por outro lado, quando faz algo um pouco diferente, como na derradeira "Old Man", bom cover de Neil Young, também se destaca positivamente.
Apesar das críticas aqui feitas, "Wheels Of Purgatory" é um álbum forte e direto de rock, difícil de ser encontrado fora dos clichês descarados de alguns estilos. Sem em momento algum forçar a criação de um lado comercial, o MOTORJESUS consegue ser acessível através da boa mescla dos gêneros que pretenderam abordar. De fato, conseguem fundi-los de maneira bem própria, talvez até americana demais, atingindo uma boa consistência. Torço para que no próximo disco mostrem uma liberdade criativa maior e levem essa interessante mistura a outro patamar.
Integrantes:
Chris Birx - Vocais
Andreas Peters - Guitarra
Guido Reuss - Guitarra
Roman Jasiczak - Baixo
Oliver Beck - Bateria
Faixas:
1. Ignition
2. Motor Discipline
3. Fist Of The Dragon
4. King Of The Dead End Road
5. Fuel The Warmachine
6. Hammer Of The Lord
7. West Of Hell
8. Down To Zero
9. Wheels Of Purgatory
10. The Church (Of Booze And Kerosene)
11. The Shadowman
12. Fire 99
13. Electric Rise
14. Old Man
Gravadora: Drakkar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Após saída do Nightwish, Floor Jansen se dedicará à carreira solo
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Equipe médica retira tecido do quadril para reconstruir mão de vocalista do Fleshgod Apocalypse
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest

Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa


