Destemido Walace: Unindo Rock'N'Roll com Teatro e Poesia
Resenha - Destemido Walace - Destemido Walace
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 04 de março de 2011
Embora o cenário underground brasileiro venha revelando uma série de bandas quase que diariamente, são poucos os nomes que efetivamente se destacam pela originalidade de suas propostas. Na contramão dessa tendência viciosa, os cariocas do DESTEMIDO WALACE mostram muita personalidade em unir o rock n’ roll às influências do teatro e da poesia na sua música. A demo auto-intitulada é uma prévia de como será o primeiro disco do grupo. Excelente.

Em atividade desde 2007, Duda Nascimento (voz e violão), Oto Ayres (guitarra), Fernando Dande (baixo e flauta), Tiago Caçula (baixo) e Rodrigo Bastos (bateria) criaram uma obra conceitual em torno do fictício Seu Francisco, um menino do norte que veio para o Rio de Janeiro com apenas bons princípios e histórias para contar na bagagem. No quesito sonoro, o DESTEMIDO WALACE mostra uma mistura de intensidade e dramaticidade – nunca antes vista – nas três músicas que compõem a demo. As letras, que assumem a dianteira entre os destaques da obra, se traduzem na performance impecável do cantor Duda Nascimento. Por outro lado, as composições assinadas pelo quinteto carioca são extensas – com cerca de seis minutos cada – e intercalam influências da música folk ao rock n’ roll mais básico.
A faixa de abertura, "Seu Francisco", consegue juntar todas as referências imagináveis com muito bom gosto e se consolida como uma peça única no repertório do DESTEMIDO WALACE. A música, que parece possuir uma divisão em três atos, evidencia principalmente a versatilidade do quinteto carioca. O início pode soar como uma das faixas da trilha sonora do filme "Lisbela e o Prisioneiro", mas "Seu Francisco" segue um rumo diferente e se torna um rock interessante, com direito a um ótimo refrão e um solo de guitarra marcante. Por outro lado, "Bons Princípios" não ultrapassa os três minutos e finca profundamente as suas características na música folk brasileira. Embora possua um caráter mais direto, não há nada que comprometa a proposta da banda, mais recheada por climas distintos.
Por fim, "Zara" encerra a demo e definitivamente comprova a complexidade que existe por trás do trabalho da banda. As três músicas, que misturam diversos climas com violões e guitarras, não se prendem a nenhuma única característica pré-determinada. De qualquer modo, o primeiro disco do DESTEMIDO WALACE possui uma uniformidade aparente. No entanto, o quinteto carioca insiste na diversidade, justamente a maior qualidade da sua música. "Zara" não soa tão rock n’ roll como "Seu Francisco" – característica que até poderia torcer o nariz de muitos fãs do gênero – mas o grupo manda inegavelmente muito bem ao ponto de que essa hipótese sequer possa ser considerada. Em pouco mais de quinze minutos, a primeira empreitada do DESTEMIDO WALACE mostra competência suficiente para conquistar muita coisa daqui por diante.
Para quem não sabe, o DESTEMIDO WALACE já participou de grandes eventos, como o Viradão Carioca 2010 e o Petrobras na Ondas. A banda, que já se apresentou muitas vezes na capital carioca, conseguiu inserir com um videoclipe na programação da MTV no ano passado. Os interessados pela ótima proposta do grupo podem conferir as três faixas dessa demo no Myspace dos caras.
Site: www.myspace.com/destemidowalace
Track-list:
01. Seu Francisco
02. Bons Princípios
03. Zara
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
O único verso de "Há 10 Mil Anos Atrás", de Raul Seixas, ainda sem explicação
Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira
Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



