Destemido Walace: Unindo Rock'N'Roll com Teatro e Poesia
Resenha - Destemido Walace - Destemido Walace
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 04 de março de 2011
Embora o cenário underground brasileiro venha revelando uma série de bandas quase que diariamente, são poucos os nomes que efetivamente se destacam pela originalidade de suas propostas. Na contramão dessa tendência viciosa, os cariocas do DESTEMIDO WALACE mostram muita personalidade em unir o rock n’ roll às influências do teatro e da poesia na sua música. A demo auto-intitulada é uma prévia de como será o primeiro disco do grupo. Excelente.

Em atividade desde 2007, Duda Nascimento (voz e violão), Oto Ayres (guitarra), Fernando Dande (baixo e flauta), Tiago Caçula (baixo) e Rodrigo Bastos (bateria) criaram uma obra conceitual em torno do fictício Seu Francisco, um menino do norte que veio para o Rio de Janeiro com apenas bons princípios e histórias para contar na bagagem. No quesito sonoro, o DESTEMIDO WALACE mostra uma mistura de intensidade e dramaticidade – nunca antes vista – nas três músicas que compõem a demo. As letras, que assumem a dianteira entre os destaques da obra, se traduzem na performance impecável do cantor Duda Nascimento. Por outro lado, as composições assinadas pelo quinteto carioca são extensas – com cerca de seis minutos cada – e intercalam influências da música folk ao rock n’ roll mais básico.
A faixa de abertura, "Seu Francisco", consegue juntar todas as referências imagináveis com muito bom gosto e se consolida como uma peça única no repertório do DESTEMIDO WALACE. A música, que parece possuir uma divisão em três atos, evidencia principalmente a versatilidade do quinteto carioca. O início pode soar como uma das faixas da trilha sonora do filme "Lisbela e o Prisioneiro", mas "Seu Francisco" segue um rumo diferente e se torna um rock interessante, com direito a um ótimo refrão e um solo de guitarra marcante. Por outro lado, "Bons Princípios" não ultrapassa os três minutos e finca profundamente as suas características na música folk brasileira. Embora possua um caráter mais direto, não há nada que comprometa a proposta da banda, mais recheada por climas distintos.
Por fim, "Zara" encerra a demo e definitivamente comprova a complexidade que existe por trás do trabalho da banda. As três músicas, que misturam diversos climas com violões e guitarras, não se prendem a nenhuma única característica pré-determinada. De qualquer modo, o primeiro disco do DESTEMIDO WALACE possui uma uniformidade aparente. No entanto, o quinteto carioca insiste na diversidade, justamente a maior qualidade da sua música. "Zara" não soa tão rock n’ roll como "Seu Francisco" – característica que até poderia torcer o nariz de muitos fãs do gênero – mas o grupo manda inegavelmente muito bem ao ponto de que essa hipótese sequer possa ser considerada. Em pouco mais de quinze minutos, a primeira empreitada do DESTEMIDO WALACE mostra competência suficiente para conquistar muita coisa daqui por diante.
Para quem não sabe, o DESTEMIDO WALACE já participou de grandes eventos, como o Viradão Carioca 2010 e o Petrobras na Ondas. A banda, que já se apresentou muitas vezes na capital carioca, conseguiu inserir com um videoclipe na programação da MTV no ano passado. Os interessados pela ótima proposta do grupo podem conferir as três faixas dessa demo no Myspace dos caras.
Site: www.myspace.com/destemidowalace
Track-list:
01. Seu Francisco
02. Bons Princípios
03. Zara
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A excelente música que fez Megadeth ser única banda de Metal a ganhar prêmio nobre
O hit de Cazuza que é puxão de orelha em fãs que passam do limite e querem ser amigos
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



