Terra Prima: Headbangers devem acompanhar com atenção
Resenha - And Life Begins - Terra Prima
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 19 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Do metal extremo às vertentes mais melódicas, o underground brasileiro vem revelando uma série de novas e interessantes bandas ano após ano. O nordeste, que sempre teve tradição com o metal agressiva, é a origem do TERRA PRIMA. A banda – que une inusitadas influências do maracatu e do baião ao seu metal melódico – chega ao seu primeiro álbum, intitulado "And Life Begins", com as melhores credenciais para seguir os passos de nomes já consagrados no nosso país.

Em atividade desde 2004, Daniel Pinho (vocal), Diego Veras (guitarra), Otávio Mazer (guitarra), Pedro Diniz (baixo), João Nogueira (teclado) e Tiago Guima (bateria) possuem um currículo invejável de apresentações ao vivo, sobretudo em Recife (PE), a cidade natal da banda. O ótimo trabalho dos caras com a demo "Life Carries On" e com o EP "Step by Step" abriu as portas para que o primeiro disco do sexteto chegasse às lojas através da renomada Voice Music (no Brasil) e da Radtone Music (no Japão). De outro lado, a produção – assinada por Heros Trench e Marcello Pompeu (KORZUS) – é mais do que suficiente para proporcionar uma projeção ainda maior à proposta sonora do TERRA PRIMA. Em seu sentido puramente técnico, "And Life Begins" não poderia soar mais coeso.
A influência artística da banda aparece de maneira muito clara. Como o ANGRA nos mostrou no passado, os pernambucanos do TERRA PRIMA investem suas fichas na proposta de unir referências da música brasileira ao metal melódico. No entanto, "And Life Begins" vai um pouco além e traz um pouco da música flamenca para perto de si. De qualquer forma, o grupo não exagerou na dose e tampouco abriu mão de soar suficientemente pesado para o gênero. A introdução "GateZzzZzz", que conta com a participação dos músicos do NAÇÃO ZUMBI e da TURMA DA MACAXEIRA como convidados, é um nítido exemplo. O restante do repertório, por outro lado, pode até salientar uma pegada mais progressiva, como a que aparece em "Time to Fly".
Não há dúvidas de que a escolha por guitarras pesadas e até certo ponto diversificadas é uma das características mais marcantes do TERRA PRIMA, assim como o trabalho executado com teclados e sintetizadores, que aparece naturalmente e de modo muito eficaz em "And Life Begins". Além disso, Daniel Pinho possui uma das melhores vozes do metal brasileiro da atualidade – um meio termo entre Edu Falaschi (ANGRA) e Humberto Sobrinho (HANGAR). Depois de "Time to Fly", "Await the Story’s End" é a próxima música que deve atrair os olhares. O início cadenciado e o refrão marcante da faixa reaparecem em "New Dawn" – que possui muitas referências do flamenco e da música brasileira. A participação de Andria Busic (DR. SIN) projeta essa música para a linha de frente de "And Life Begins".
Embora não possua um repertório de impacto sonoro imediato, o primeira álbum do TERRA PRIMA precisa ser acompanhado pelos headbangers com atenção. O metal melódico do sexteto pernambucano é complexo e rico em detalhes. Na sequência, a calma "Step by Step" e a rápida "Gain" aparecem com destaque dentro de "And Life Begins". Por fim, "Essence" – que conta a presença de Rafael Bittencourt (ANGRA) assumindo alguns vocais – não chega a exagerar no peso, mas apresenta uma melodia muito bonita e marcante. De certa forma, essa faixa provavelmente conta com todas as credenciais necessárias para se projetar sobre as demais composições do álbum e se tornar a composição mais imponente de todo o disco.
Não há dúvidas de que o TERRA PRIMA cumpriu com o seu dever em mais de cinquenta minutos de música. "And Life Begins" é um ótimo disco, sobretudo se salientado o fato de o sexteto pernambucano ainda ser um iniciante que busca voos para além do nosso underground. A experiência que a banda vai adquirir – em mais um ou dois discos e em mais outra tantas apresentações ao vivo – certamente colocará o TERRA PRIMA entre os principais nomes do gênero em nosso país. Eles só não podem desistir.
Site: www.terraprima.net
Track-list:
01. GateZzzZzz
02. Time to Fly
03. Rage
04. Await the Story’s End
05. New Dawn
06. Prelude to Life
07. And Life Begins
08. Step by Step
09. Gain
10. Life Carries On
11. Essence
Outras resenhas de And Life Begins - Terra Prima
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Aerosmith aparece entre assuntos mais comentados no Brasil após plástica de Gretchen
Regis Tadeu monta sua banda dos sonhos só com músicos vivos do rock nacional
O clássico dos anos 2000 que surgiu após vocalista ser chifrado pela namorada


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



