Terra Prima: Headbangers devem acompanhar com atenção
Resenha - And Life Begins - Terra Prima
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 19 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Do metal extremo às vertentes mais melódicas, o underground brasileiro vem revelando uma série de novas e interessantes bandas ano após ano. O nordeste, que sempre teve tradição com o metal agressiva, é a origem do TERRA PRIMA. A banda – que une inusitadas influências do maracatu e do baião ao seu metal melódico – chega ao seu primeiro álbum, intitulado "And Life Begins", com as melhores credenciais para seguir os passos de nomes já consagrados no nosso país.

Em atividade desde 2004, Daniel Pinho (vocal), Diego Veras (guitarra), Otávio Mazer (guitarra), Pedro Diniz (baixo), João Nogueira (teclado) e Tiago Guima (bateria) possuem um currículo invejável de apresentações ao vivo, sobretudo em Recife (PE), a cidade natal da banda. O ótimo trabalho dos caras com a demo "Life Carries On" e com o EP "Step by Step" abriu as portas para que o primeiro disco do sexteto chegasse às lojas através da renomada Voice Music (no Brasil) e da Radtone Music (no Japão). De outro lado, a produção – assinada por Heros Trench e Marcello Pompeu (KORZUS) – é mais do que suficiente para proporcionar uma projeção ainda maior à proposta sonora do TERRA PRIMA. Em seu sentido puramente técnico, "And Life Begins" não poderia soar mais coeso.
A influência artística da banda aparece de maneira muito clara. Como o ANGRA nos mostrou no passado, os pernambucanos do TERRA PRIMA investem suas fichas na proposta de unir referências da música brasileira ao metal melódico. No entanto, "And Life Begins" vai um pouco além e traz um pouco da música flamenca para perto de si. De qualquer forma, o grupo não exagerou na dose e tampouco abriu mão de soar suficientemente pesado para o gênero. A introdução "GateZzzZzz", que conta com a participação dos músicos do NAÇÃO ZUMBI e da TURMA DA MACAXEIRA como convidados, é um nítido exemplo. O restante do repertório, por outro lado, pode até salientar uma pegada mais progressiva, como a que aparece em "Time to Fly".
Não há dúvidas de que a escolha por guitarras pesadas e até certo ponto diversificadas é uma das características mais marcantes do TERRA PRIMA, assim como o trabalho executado com teclados e sintetizadores, que aparece naturalmente e de modo muito eficaz em "And Life Begins". Além disso, Daniel Pinho possui uma das melhores vozes do metal brasileiro da atualidade – um meio termo entre Edu Falaschi (ANGRA) e Humberto Sobrinho (HANGAR). Depois de "Time to Fly", "Await the Story’s End" é a próxima música que deve atrair os olhares. O início cadenciado e o refrão marcante da faixa reaparecem em "New Dawn" – que possui muitas referências do flamenco e da música brasileira. A participação de Andria Busic (DR. SIN) projeta essa música para a linha de frente de "And Life Begins".
Embora não possua um repertório de impacto sonoro imediato, o primeira álbum do TERRA PRIMA precisa ser acompanhado pelos headbangers com atenção. O metal melódico do sexteto pernambucano é complexo e rico em detalhes. Na sequência, a calma "Step by Step" e a rápida "Gain" aparecem com destaque dentro de "And Life Begins". Por fim, "Essence" – que conta a presença de Rafael Bittencourt (ANGRA) assumindo alguns vocais – não chega a exagerar no peso, mas apresenta uma melodia muito bonita e marcante. De certa forma, essa faixa provavelmente conta com todas as credenciais necessárias para se projetar sobre as demais composições do álbum e se tornar a composição mais imponente de todo o disco.
Não há dúvidas de que o TERRA PRIMA cumpriu com o seu dever em mais de cinquenta minutos de música. "And Life Begins" é um ótimo disco, sobretudo se salientado o fato de o sexteto pernambucano ainda ser um iniciante que busca voos para além do nosso underground. A experiência que a banda vai adquirir – em mais um ou dois discos e em mais outra tantas apresentações ao vivo – certamente colocará o TERRA PRIMA entre os principais nomes do gênero em nosso país. Eles só não podem desistir.
Site: www.terraprima.net
Track-list:
01. GateZzzZzz
02. Time to Fly
03. Rage
04. Await the Story’s End
05. New Dawn
06. Prelude to Life
07. And Life Begins
08. Step by Step
09. Gain
10. Life Carries On
11. Essence
Outras resenhas de And Life Begins - Terra Prima
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
As músicas do Red Hot Chili Peppers que Flea sofre pra tocar ao vivo; "preciso mesmo aquecer"
A resposta de Edu Falaschi depois que Adrian Smith rejeitou seu pedido de fã
AC/DC - Perguntas e respostas e curiosidades
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçados


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



