Terra Prima: Power Metal Melódico mesclado a outros estilos

Resenha - And Life Begins - Terra Prima

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Natural de Recife (PE), o Terra Prima se formou em 2004 e, desde então, vem solidificando sua base de fãs pela região, graças à regular sequência de demos e EPs liberados. O pessoal trabalha duro e várias portas se abriram, desde a possibilidade de tocar ao lado de bandas como Angra, Shaman, Viper, Almah, Atrocity e Leave's Eyes, além de participar de eventos como o Sunrock Festival e Abril pro Rock. Com toda essa experiência, já era hora de estrearem em disco...
5000 acessosSolos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NME5000 acessosLed Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

E chegou a hora! Aliás, passou da hora... Inicialmente planejado para ser lançado em 2009, foi somente no ano seguinte que "And Life Begins" se viu chegando ao público. Mas esta demora é recompensada, pois este é um disco onde podemos ver mais algumas das possibilidades que o Heavy Metal oferece, em termos de ser mesclado a outros estilos que nada tem a ver com a distorção que o coloca tão à margem do apreço das grandes massas.

Os pernambucanos apostam na inserção de ritmos como o baião, maracatu, salsa, música flamenca, entre outros, em várias de suas composições. Mas, mesmo assim, não existe um distanciamento do Power Metal Melódico, aqui com ares virtuosos. O resultado é elegante e, pelo repertório, há faixas interessantíssimas, como “Time To Fly”, a ótima “Await The Story's End” ou "Step By Step", uma balada tipicamente metálica, vigorosa e com um inspirado trabalho de vozes.

Os pernambucanos são músicos versáteis e cuidadosos no momento de compor. Mas, após observar o potencial que a mescla proposta pelo Terra Prima pode(ria) oferecer, lamenta-se que não se tenha investido em um amálgama ainda mais profundo. Faltou ousadia e não se alcançou um real diferencial que colocasse o conjunto em um patamar que fosse para além do Heavy Metal Melódico, o que é frequentemente oferecido por aí.

Globalmente, a confecção do álbum é de primeira. O esmero percorre desde o encarte até o áudio, resultado do empenho de Marcello Pompeu e Heros Trench (Korzus), no conceituado estúdio Mr. Som, de São Paulo. Importante citar as inúmeras participações especiais, que vão desde Gilmar Bolla 8 (Nação Zumbi) em "GateZzzZzz", até as vozes de Andria Busic (Dr. Sin) e Rafael Bittencourt (Angra), respectivamente, em "New Dawn" e "In 'Essence".

Seria um absurdo dizer que "And Life Begins" não é um bom trabalho, pois certamente o é... Mas é uma estreia que mostra um nicho onde há muito, mas muito para ser explorado. Por ora, fica o convite ao leitor que aprecia feras como Angra, Shaman, Edguy ou Freedom Call, para dar uma cuidadosa conferida no Prima Terra, um nome que poderá oferecer muito ao cenário musical se resolver sair de vez da concha!

Contato:
http://www.terraprima.net
http://www.myspace.com/terraprima

Formação:
Daniel Pinho de Souto Lima - voz
Otávio Mazer - guitarra
Diego Veras Emerenciano - guitarra
Pedro Gonçalves Diniz - baixo
João Nogueira - teclados
Tiago Ataíde Guimarães - bateria

Terra Prima - And Life Begins
(2010 / Voice Music – nacional)

01. GateZzzZzz
02. Time To Fly
03. Rage
04. Await The Story's End
05. New Dawn
06. Prelude To Life
07. And Life Begins
08. Step By Step
09. Gain
10. Life Carries On
11. Essence

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de And Life Begins - Terra Prima

2494 acessosTerra Prima: Headbangers devem acompanhar com atenção

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Terra Prima"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Terra Prima"

Solos de guitarraSolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

SlipknotSlipknot
Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara

5000 acessosOzzy Osbourne: tudo que você sempre quis saber sobre ele5000 acessosRoadrunner: os melhores frontmen de todos os tempos5000 acessosKing Diamond: O que significa ser Satanista?5000 acessosBon Jovi: o maior fã de todos os tempos1523 acessosMetalSucks: Músicos grisalhos que continuam trues4695 acessosIron Maiden: ouça a demo-tape de Bruce Dickinson de 1981

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online