RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Baixista do The Who lista quais foram suas melhores linhas de baixo: "Toco melhor ao vivo"

Para Tobias Forge (Ghost), Black Sabbath ia muito além do heavy metal

O baixista que foi chamado para tocar com Ozzy Osbourne e Jimmy Page ao mesmo tempo

Lisa Marie Presley foi convidada para gravar música do Megadeth, mas parceria não rolou

No início de carreira, Metallica era um "cover do Diamond Head"

Klaus Meine, do Scorpions, lamenta a perda de James Kottak; " É uma história muito triste"

O dia que centenas de coturnos de punks de SP foram embaralhados por tiras após dura

Tracii Guns aceitaria voltar ao Guns N' Roses para uma turnê? O próprio responde

O comentário que deixou Brian Johnson arrasado quando ele gravou o "Back in Black", do AC/DC

O álbum que Jimmy Page considerou que "apenas metade" dele ficou legal

Ian Anderson relembra por que recusou convite para o Jethro Tull tocar no Woodstock

O clássico do Metallica inspirado em filme que venceu o Oscar em cinco categorias

A resposta do baixista Paulo Jr sobre se chegou a pensar em deixar o Sepultura

A canção questionadora de Raul Seixas que se complementa com uma canção da Rita Lee

A canção do Deep Purple inspirada em duas canções de Jimi Hendrix


Stamp
Bangers Open Air

Cain's Offering: Um álbum que merecia maior divulgação

Resenha - Gather the Faithful - Cain's Offering

Por Dehco De La Vega
Postado em 09 de janeiro de 2011

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

Sempre fui fã de Heavy Metal Melódico, porém nunca admirei o ostracismo que impera dentro do estilo. Existem inúmeras bandas que não possuem nada, exatamente nada de originalidade, e, muitas vezes, se superam na ausência de técnica e bom gosto. Este não é o caso de "Gather the Faithful", dos finlandeses que integram o "Cain's Offering", do ano de 2009, lançado pela Frontier Records. Não é um disco inovador e que mudará a história do Heavy Metal, mas estará entre os favoritos de muitos ouvintes, com certeza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Quando lemos o line-up da banda, encontramos os renomados Timo Kotipelto (vocalista do "Stratovarius") e Jani Liimatainen (ex-guitarrista do "Sonata Arctica"), além de Mirkko Harkin (ex-tecladista do "Sonata Arctica"). Completam o time Jukka Koskinen, nas quatro cordas, e Jani Hurula, tocando bateria na velocidade da luz. Não espere encontrar nada em exagero no disco: não há excesso de solos com infinitas notas, mas também não deixam de estar presentes; não há incontáveis coros tentando soar como Blind Guardian, mas as vozes não são "cruas"; há músicas cadenciadas, arrastadas e rápidas, bem como baladas de altíssimo nível. Tudo isso junto, com muita musicalidade e bom gosto.

A bolacha se incia com "My Queen of Winter". A inevitável comparação surge. Lembra muito o "Sonata" dos primeiros álbuns. Neste caso, a comparação é boa e não deixará os fãs mais radicais desapontados. Melodias de teclado acertadas e com belos timbres, riffs rápidos e com peso, um refrão que fica na sua cabeça como se fosse um jingle de loja de departamento, variando ao longo da canção entre levadas constantes de pedal duplo e momentos mais lentos. Não fica pra trás a próxima faixa, "More than Friends": riffs cativantes de guitarra com um certo swing, além de um pré- refrão bastante original, fazem a diferença na música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Na sequência, "Oceans of Regret". Sem dúvida um dos pontos altos do disco. Tem de tudo e do melhor. Melodias de voz de arrepiar, riffs pesados, riffs com swing, riffs técnicos, variações rítmicas interessantes e, claro, é veloz, afinal o "cabeça" da banda é Jani. Aliás todas as composições são dele. Confesso que acho Timo Kotipelto um pouco repetitivo, sem muito sentimento, mas nessa faixa, meu Deus, o cara acertou na veia. O refrão é muito bom, com melodias de voz muito bem encaixadas na harmonia, que não é "quadrada" ou "clichê"; é daqueles que você nem terminou de ouvir e já está voltando para ouvir de novo, com um sorriso no rosto. Os solos são também muito bons, e o tecladista Mirkko mostra bastante feeling. Outro ponto que fortalece a composição é a letra, muito inspirada. Na verdade, no trabalho todo as letras são boas, fugindo daquela temática fantasiosa que teima em ser "obrigatória" no metal melódico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A faixa título é instrumental, bem conceituada e curta. Não possui solos eivados de delírios megalomaníacos. Ao invés disso, traz uma imposição rítmica e harmônica bem trabalhada, que não se torna cansativa. É seguida pela primeira balada, "Into the Blue". A melodia de voz é melosa, mas na medida certa. O ponto negativo fica para as linhas de baixo, bastante pobres e com um timbre, às vezes demasiadamente "metálico", que não consegue me agradar, sinceramente. Mais uma vez a letra é o ponto forte e Kotipelto mostra a razão porque é renomado.

"Dawn of Solace". A mais rápida do álbum, sem sombra de dúvidas. A bateria é fulminante do começo ao fim, literalmente, desde a introdução até um pouco antes do final, momento em que Hurula dá um show nas viradas e põe muita batera de nome na manga. Os fãs de "Sonata Arctica", antigo Stratovarius, vão entrar em êxtase ao cantar as melodias. Outra vez, não é exagero, a letra se destaca, além dos solos e riffs numa velocidade alucinante. Outro bom momento do álbum vem a seguir, com "Thorn in my Side": mais cadenciada e com uma bateria eletrônica disparada, porém, claro, com muito bom gosto. Os riffs de guitarra são bastante simples, mas bem pesados e bem "pra cima". As linhas de voz estão entre as melhores do disco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Na sequência "Morpheus in Masquerade", a música mais longa da bolacha, tem uma enxurrada de melodias de voz que não se repetem, mudando constantemente. Alguns violões e bons teclados se alternam, trazendo um clima diferente do que se viu até agora.

"Stolen Waters" é outro ponto excelente do disco, tudo em harmonia: peso e melodia, velocidade e cadência. É aquela música que você escuta durante um ano seguido no carro e não se cansa. E se você estava pensando que Jani ia segurar a mão na fritação das seis cordas, enganou-se. Não há piedade, é palhetada alternada na velocidade da luz todos os instantes!
O final do álbum é uma balada de piano e voz, muito, mas muito bonita. A letra é, mais uma vez, muito boa. Curta e sem enrolação, a música termina o disco de maneira magistral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Existe também uma faixa bônus, para o Japão, que lembra bastante a música de abertura, com boas melodias de voz. O que vale ressaltar nessa faixa é o solo de guitarra. Jani mostra que é um excelente guitarrista, com muita técnica e bom gosto, virtuoso, mas sem ser exagerado. O cara manda bem em sweep, palhetada alternada, two hands, hammers on e pull offs, afina bem os bends... assim vai...

Resumindo, o álbum é indispénsável para os fãs de Heavy Metal Melódico. Se você procura belas melodias de voz e riffs pesados, você não vai se decepcionar. O único ponto negativo é o baixo, que, apesar de bem mixado, não corresponde ao resto da banda. O destaque fica por conta de Jani Liimatainen, que cada vez mais se mostra um excelente guitarrista e compositor, tanto nos arranjos quanto nas letras, repletas de técnica e bom gosto. Não há discussão de que esteja mais maduro. Os fãs dos álbuns antigos do Sonata Arctica irão fazer abaixo-assinados para que o ruivão das seis cordas retorne para banda... Nota 10, sem dúvidas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Track list:
1.My Queen Of Winter - 4:15
2.More Than Friends - 4:20
3.Oceans Of Regret - 6:21
4.Gather The Faithful - 3:50
5.Into The Blue - 4:25
6.Dawn Of Solace - 4:18
7.Thorn In My Side - 4:07
8.Morpheus In A Masquerade - 6:51
9.Stolen Waters - 4:35
10.Tale Untold (Bonus track for Japan) - 4:08
11.Elegantly Broken - 2:46


Outras resenhas de Gather the Faithful - Cain's Offering

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Linkin Park


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS