Predatory: Mais pesado e agressivo em nova demo
Resenha - Contesting the Truth of Death - Predatory
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 03 de janeiro de 2011
Embora muitas bandas que surgiram em nosso país dez anos atrás já tenham encerrado as suas atividades, uma série de representantes mantém acesa a chama do underground brasileiro. Em sua terceira demo, os paulistas do PREDATORY mostram que é possível – com muita determinação – construir uma sólida carreira apesar das adversidades habituais. O recente "Contesting the Truth of Death" deixa claro o amadurecimento da banda desde "Walking to the Trap" (2000).

Em atividade desde 1997, o PREDATORY conta hoje com Marco Politi (vocal), Thiago Pacheco (guitarra), Ricardo Lima (guitarra), Anderson Casarini (baixo) e Luiz Carlos Louzada (bateria – e vocalista da banda HIERARCHICAL PUNISHMENT) e mantém ainda a sua sonoridade baseada no thrash metal. De qualquer forma, a banda conta atualmente com influências mais pesadas e agressivas, certamente mais próximas ao death metal, que distanciam "Contesting the Truth of Death" do primeiro registro do quarteto (na época com apenas um guitarrista), que possuía raízes old school. O novo encaminhamento musical do PREDATORY salienta o amadurecimento adquirido em mais de dez anos de carreira.
Com um nível de gravação até que razoável, o quinteto paulista apresenta em "Contesting the Truth of Death" três novas composições. O trabalho em estúdio, que está um passo à frente da demo "Visions World Apart" (2005), ainda precisa de um melhor acabamento para se tornar verdadeiramente impactante. De qualquer modo, o thrash metal nitidamente mais moderno executado pelo PREDATORY, evidencia duas novas características sonoras da banda: riffs agressivos – mesmo sem muita velocidade – e um vocalista ainda mais intenso.
Desde a abertura com "Sickly Psychological Profile" até o encerramento com "Dirty Scum Arise", essas duas tendências sonoras se repetem e se reinventam dentro da demo. De modo acertado, a escolha por guitarras mais sujas em "Sickly Psychological Profile" deu uma cara verdadeiramente interessante à nova proposta do PREDATORY, assim como a voz quase desesperada de Politi em "Message of Death". Embora possa parecer extremamente reto, o instrumental do quinteto paulista mostra muito bem a ambição agressiva da banda.
No entanto, "Dirty Scum Arise" possui características que a distingue das suas duas antecessoras. Com um instrumental muito mais rápido, essa faixa possui uma série de variações de ritmo, referência incomum no restante de "Contesting the Truth of Death". A música, que é a mais agressiva e enérgica da demo, mostra como o PREDATORY se move com naturalidade entre riffs mais cadenciados e guitarras mais velozes. Como bônus, o videoclipe de "Dirty Scum Arise" e uma versão para a clássica "Mandatory of Suicide" (SLAYER) complementam o novo CD demonstrativo do grupo.
Não há dúvidas de que o PREDATORY amadureceu com o passar desses mais de dez anos, sobretudo em um exercício de comparação entre "Contesting the Truth of Death" e "Walking to the Trap" (2000) – demo que projetou pela primeira vez o grupo de Praia Grande (SP) dentro do território brasileiro e internacional. Entretanto, os caras precisam se dedicar ainda com mais vontade no processo de composição – para que consigam montar um repertório consistente, visando o primeiro CD – ainda relativamente distante. Com certeza, o PREDATORY vem dando, de modo certo, os primeiros passos dentro do nosso underground.
Por fim, "Contesting the Truth of Death" é uma excepcional demo e uma oportunidade única para quem busca conhecer a banda com certa amplitude. O CD ainda conta com uma faixa interativa, com informações sobre a trajetória da banda e que inclui as letras das três novas composições. O material bônus se estende mais um pouco: para o videoclipe de "Engrave" e as demos "Visions World Apart" (2005) e "Walking to the Trap" (2000) na íntegra em MP3.
Site: http://www.myspace.com/predatorythrashmetal
Track-list:
01. Sickly Psychological Profile
02. Message of Death
03. Dirty Scum Arise
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Max Cavalera diz que Soulfly passará pelo Brasil em 2026
System of a Down: o real significado de "Chop Suey!" que quase fez música ser barrada
O maior guitarrista britânico de todos os tempos, segundo David Gilmour
O álbum dos Beatles que John Lennon curtia "porque era muito estranho"
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



