Hypnosia: uma jóia perdida do Thrash em versão nacional
Resenha - Extreme Hatred - Hypnosia
Por Ricardo Seelig
Postado em 07 de outubro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Hypnosia foi um grupo sueco formado na cidade de Växlö em 1995. A banda ficou na ativa até 2002, e nesse período lançou apenas um EP ("Violent Intensity", 1999) e um álbum full-lenght. "Extreme Hatred", o tal disco, é apontado em diversos sites e revistas como uma jóia perdida do thrash metal, e, para alegria dos bangers brasileiros, acaba de ganhar uma edição nacional recheada de faixas bônus a cargo da sempre competente Kill Again Records.

O culto ao álbum se justifica. Suas faixas apresentam um thrash metal bastante agressivo, que dosa na medida certa influências tanto das cenas norte-americana quanto da européia (notadamente o Kreator). Além disso, o som dos caras apresenta um certo tempero black metal, um pouco pelo timbre do vocalista e guitarrista Mikael "Cab" Castervall mas, principalmente, pela adição muito bem vinda daqueles riffs típicos do black metal norueguês do início da década de noventa.
A faixa-título abre o play com ótimas mudanças de andamento. "Circle of the Flesh" vem a seguir com um clima meio Slayer e boas melodias – uma grande faixa, uma das melhores do disco. A qualidade se mantém lá em cima com "The Last Remains", "Operation Clean-Sweep" (com uma abertura que é puro Metallica dos primeiros anos) e a mais cadenciada e excelente "Comatose".
"Act of Lunacy" transita com absoluta maestria por trechos ora mais rápidos, ora mais lentos. Já a instrumental "Gates of Cirith Ungol" tem um começo cadenciado que evolui para intrincadas passagens mais aceleradas, e o resultado final é não menos que empolgante!
A influência do black metal norueguês aparece com força total em "Hang 'em High", que alterna riffs de guitarra puramente thrash com outros na melhores escola norueguesa. O vocal dessa faixa reforça esse aspecto, soando bem na linha dos pioneiros do metal extremo escandinavo.
A edição lançada no Brasil pela Kill Again tem sete faixas bônus. Seis delas foram lançadas anteriormente no EP "Violent Intensity" e seguem a linha das presentes do álbum principal, porém são composições um pouco mais agressivas, característica essa que fica ainda mais evidente devida à produção do EP, que é mais crua, na cara. Completando o pacote foi incluído também o cover de "My Belief", do Possessed.
"Extreme Hatred" é um álbum sólido e consistente. Suas faixas empolgam com facilidade qualquer fã de thrash metal. Enfim, um item classudo para qualquer coleção de heavy metal que se preze. Ouça e comprove!
Faixas:
1. Extreme Hatred
2. Circle of the Flesh
3. The Last Remains
4. Operation Clean-Sweep
5. Comatose
6. Act of Lunacy
7. Gates of Cirith Ungol
8. My Belief
9. Hang 'Em High
10. Traumatic Suffering
11. Funeral Cross
12. Haunting Death
13. Undead
14. Perpetual Dormancy
15. Mental Terror
16. The Storms
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
Rick Wakeman anuncia detalhes de novo álbum, "Return to the Red Planet"
Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards
Brent Hinds vivia "escapando da morte", segundo baterista do Mastodon
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
A turnê do Led Zeppelin que Robert Plant odiou fazer: "Uma tremenda bobagem!"
A banda que Chris Cornell e Kurt Cobain concordavam que era ruim: "Fiquei ofendido"
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O integrante que saiu do Foo Fighters após outra traição de Dave Grohl
Paul McCartney aponta o álbum dos Beatles que ele considera ter o melhor baixo
Jason Newsted, ex-Metallica conta o segredo para manter uma boa grana até hoje

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



