Keter: mistura entre thrash e death metal com personalidade
Resenha - I Don't Believe - Keter
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 04 de outubro de 2010
Entre os expoentes do metal extremo no mundo todo, certamente o Brasil é um dos principais ícones. Depois de revelar uma série de nomes para o estilo, como KRISIUN, MALEFACTOR e CHAOS SYNOPSIS, agora surge um nova banda promissora. Em seu terceiro registro, os baianos da KETER mostram uma mistura ente thrash e death metal com bastante personalidade.

Embora não seja ainda o registro definitivo da banda, a demo "I Don’t Believe" – com apenas duas composições – mostra como a KETER investe intensamente na sua carreira. Na ativa desde 2004, Bawdy (vocal), George Lessa (guitarra), Yury Duplat (guitarra), Fagner Nascimento (baixo) e Renato Corpse (bateria) já gravaram um EP ao vivo no passado e trazem – de modo bastante pioneiro para o formato demonstrativo – dois videoclipes como conteúdo bônus no CD.
De qualquer modo, o death metal do quinteto baiano é verdadeiramente consistente. As guitarras mais limpas, típicas do thrash/speed oitentista, contrastam com o vocal desesperado de Bawdy – com referências involuntárias e bastante óbvias do black metal. O trabalho bem diversificado da KETER – em todos os sentidos –, mostra como ainda é possível explorar uma vertente mais agressiva sem repetir as características mais comuns do estilo disseminado com o rótulo brutal death metal.
No entanto, as similaridades entre "I Don’t Believe" e "Decomposição" se apresentam como o único ponto a ser repensado (musicalmente) na trajetória da KETER. É verdade que uma se distancia da outra por apresentar letra em português. Entretanto, a construção de ambas as faixas possuem o mesmo padrão – da introdução de bateria ao andamento rítmico com guitarras não tão agressivas e vocais sempre no mesmo tom. O trabalho da banda é impecável nesse sentido, não restam dúvidas, mas necessita buscar horizontes mais amplos para se consolidar através de um CD completo no futuro.
Por outro lado, o clipe para "Decomposição" merece um destaque a parte. Com uma produção bastante simples – apenas com a banda executando a faixa – o resultado final obtido é extramente satisfatório em razão das ótimas imagens captadas e da edição praticamente perfeita. O cuidado que a KETER teve – seja com a qualidade da gravação de "I Don’t Believe" ou seja com o registro desse videoclipe – mostra o nível de profissionalismo bastante acentuado de uma banda relativamente nova, mas verdadeiramente consciente da amplitude do seu trabalho.
Track-list:
01. I Don`t Believe
02. Decomposição
03. Decomposição (videoclipe)
04. Insanidade (videoclipe)
Site oficial:
http://www.myspace.com/keterband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Bruce Dickinson revela algo que sempre o incomodou nas letras de Steve Harris
O apelido maldoso da Simone Simons e como ela lida com isso
Eric Clapton relembra como foi "roubar" a esposa de seu melhor amigo, George Harrison


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



