A profecia atribuída a Lemmy que ele na verdade não disse mas acabou se concretizando
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2022
A edição de 31 de maio de 1975 da revista de música britânica Sounds trazia o artigo a seguir.
O artigo diz: "Baixista do Hawkwind desde 1971, Lemmy, que também é o vocalista do single 'Silver Machine', deixou o grupo. Na última segunda-feira, Lemmy voou de volta dos EUA onde o Hawkind está fazendo turnê e lançou seu primeiro álbum pela Atlantic, 'Warrior On The Edge Of Time'".
Prossegue o texto: "Lemmy imediatamente iniciou conversas com empresários e gravadoras sobre a formação de uma banda própria, o Motorhead. Nomes não podem ser divulgados no momento por questões contratuais, mas três dos quatro membros já estão escolhidos. Lemmy vai cuidar do baixo, vocal e tocar um pouco de guitarra no novo grupo".
Em seguida, é relatado que, naquela semana, Lemmy havia dito, em tom de profecia: "Esta será a banda de rock'roll mais suja do mundo. Se nos mudarmos para a casa ao lado, seu gramado morre".
Depois de informar que a primeira turnê britânica do Motorhead estaria sendo agendada para os meses de agosto e setembro, o artigo ainda traz a informação que o Hawkwind ainda não havia anunciado o substituto definitivo de Lemmy, e que a banda, que ainda estava em turnê pela América do Norte, estava contando com o apoio de um músico contratado.
Mas o livro "Lemmy: A biografia definitiva" de Mick Wall revela que ele não sabia do anúncio e sequer era aquele o nome escolhido para a banda, que ainda não tinha saído do campo das ideias.
Só para contextualizar: Lemmy havia sido demitido do Hawkwind por "usar as drogas erradas", nas palavras dele, que ficou detido por cinco dias sob suspeita de posse de cocaína na fronteira canadense, o que fez com que a banda cancelasse alguns shows da então turnê norte-americana.
Então, conforme diz o livro: "Quaisquer que fossem os motivos, a demissão de Lemmy foi o ponto máximo na carreira do Hawkwind: o momento em que sua sorte começou a se esgotar e, por fim, ao que parece, as drogas não funcionavam mais. Com a partida de Lemmy, eles podiam ter continuado e se tornado o Grateful Dead se tivessem conseguido ficar juntos"(...) "'De imediato, eu insisti que ele formasse a própria banda. Mas ele ficou se lamentando por um bom tempo, ainda na esperança de que os outros o recebessem de volta'", relatou o empresário Doug Smith.
"As semanas se passaram enquanto Lemmy, ainda recebendo uma renda semanal de Doug e de Richard Ogden, seu sócio nos negócios, tentou pensar no que faria. 'No fim, Richard me disse: 'Olha, isso é ridículo. Não podemos continuar assim'. Então decidimos emitir uma nota para a imprensa dizendo que Lemmy tinha formado sua própria banda". Esta é a base do artigo publicado pela Sounds.
A ideia de usar o nome Motörhead não foi do Lemmy
Doug conta que eles decidiram tomar essa decisão sem comunicar Lemmy "porque sabíamos que ele só apareceria com mais desculpas de não estar preparado". E foi também o Doug que escolheu o nome da nova banda de Lemmy: Motorhead (era originalmente sem trema). "Eu já havia discutido isso com ele e Lemmy insistiu que queria chamar a banda de Bastard. Eu supliquei a ele. 'Sem essa, Lem. Você nunca vai chegar ao rádio ou ao Top of the pops com um nome desses'. Mas ele não concordava. No final, fui em frente e fiz'", conta Doug.
No dia em que o comunicado chegou às redações da imprensa musical de Londres, os telefones de Doug e Richard começaram a tocar. 'Todo mundo queria falar com ele já, descobrir o que estava acontecendo', disse Doug. 'Eu pensei, que merda, é melhor telefonar para ele e contar o que fizemos. Lembro que era o início da manhã — ou era cedo para Lemmy —, o que provavelmente só deu bom resultado porque ele ainda estava grogue. Ele meio que falou: 'Ah… tudo bem. E como você chamou a banda?'. Eu disse Motorhead, daquela última música que ele compôs para o Hawkwind. Ele falou: 'Ah… Mas eu queria que se chamasse Bastard'. Insisti: 'Sem essa, Lem'".
"Motorhead", a música na versão do Hawkwind, foi lançada como b-side do single "Kings of Speed" de 1975.
Ainda conforme o livro de Mick Wall: "Com o passar dos anos, Lemmy juraria de pés juntos que foi ele e somente ele que pensou no nome Motörhead. Na realidade, só o que ele fez foi acrescentar o trema. 'Para fazer parecer mau', disse ele. 'Por nenhum outro motivo'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps