A profecia atribuída a Lemmy que ele na verdade não disse mas acabou se concretizando
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2022
A edição de 31 de maio de 1975 da revista de música britânica Sounds trazia o artigo a seguir.
O artigo diz: "Baixista do Hawkwind desde 1971, Lemmy, que também é o vocalista do single 'Silver Machine', deixou o grupo. Na última segunda-feira, Lemmy voou de volta dos EUA onde o Hawkind está fazendo turnê e lançou seu primeiro álbum pela Atlantic, 'Warrior On The Edge Of Time'".
Prossegue o texto: "Lemmy imediatamente iniciou conversas com empresários e gravadoras sobre a formação de uma banda própria, o Motorhead. Nomes não podem ser divulgados no momento por questões contratuais, mas três dos quatro membros já estão escolhidos. Lemmy vai cuidar do baixo, vocal e tocar um pouco de guitarra no novo grupo".
Em seguida, é relatado que, naquela semana, Lemmy havia dito, em tom de profecia: "Esta será a banda de rock'roll mais suja do mundo. Se nos mudarmos para a casa ao lado, seu gramado morre".
Depois de informar que a primeira turnê britânica do Motorhead estaria sendo agendada para os meses de agosto e setembro, o artigo ainda traz a informação que o Hawkwind ainda não havia anunciado o substituto definitivo de Lemmy, e que a banda, que ainda estava em turnê pela América do Norte, estava contando com o apoio de um músico contratado.
Mas o livro "Lemmy: A biografia definitiva" de Mick Wall revela que ele não sabia do anúncio e sequer era aquele o nome escolhido para a banda, que ainda não tinha saído do campo das ideias.

Só para contextualizar: Lemmy havia sido demitido do Hawkwind por "usar as drogas erradas", nas palavras dele, que ficou detido por cinco dias sob suspeita de posse de cocaína na fronteira canadense, o que fez com que a banda cancelasse alguns shows da então turnê norte-americana.
Então, conforme diz o livro: "Quaisquer que fossem os motivos, a demissão de Lemmy foi o ponto máximo na carreira do Hawkwind: o momento em que sua sorte começou a se esgotar e, por fim, ao que parece, as drogas não funcionavam mais. Com a partida de Lemmy, eles podiam ter continuado e se tornado o Grateful Dead se tivessem conseguido ficar juntos"(...) "'De imediato, eu insisti que ele formasse a própria banda. Mas ele ficou se lamentando por um bom tempo, ainda na esperança de que os outros o recebessem de volta'", relatou o empresário Doug Smith.
"As semanas se passaram enquanto Lemmy, ainda recebendo uma renda semanal de Doug e de Richard Ogden, seu sócio nos negócios, tentou pensar no que faria. 'No fim, Richard me disse: 'Olha, isso é ridículo. Não podemos continuar assim'. Então decidimos emitir uma nota para a imprensa dizendo que Lemmy tinha formado sua própria banda". Esta é a base do artigo publicado pela Sounds.
A ideia de usar o nome Motörhead não foi do Lemmy
Doug conta que eles decidiram tomar essa decisão sem comunicar Lemmy "porque sabíamos que ele só apareceria com mais desculpas de não estar preparado". E foi também o Doug que escolheu o nome da nova banda de Lemmy: Motorhead (era originalmente sem trema). "Eu já havia discutido isso com ele e Lemmy insistiu que queria chamar a banda de Bastard. Eu supliquei a ele. 'Sem essa, Lem. Você nunca vai chegar ao rádio ou ao Top of the pops com um nome desses'. Mas ele não concordava. No final, fui em frente e fiz'", conta Doug.
No dia em que o comunicado chegou às redações da imprensa musical de Londres, os telefones de Doug e Richard começaram a tocar. 'Todo mundo queria falar com ele já, descobrir o que estava acontecendo', disse Doug. 'Eu pensei, que merda, é melhor telefonar para ele e contar o que fizemos. Lembro que era o início da manhã — ou era cedo para Lemmy —, o que provavelmente só deu bom resultado porque ele ainda estava grogue. Ele meio que falou: 'Ah… tudo bem. E como você chamou a banda?'. Eu disse Motorhead, daquela última música que ele compôs para o Hawkwind. Ele falou: 'Ah… Mas eu queria que se chamasse Bastard'. Insisti: 'Sem essa, Lem'".
"Motorhead", a música na versão do Hawkwind, foi lançada como b-side do single "Kings of Speed" de 1975.
Ainda conforme o livro de Mick Wall: "Com o passar dos anos, Lemmy juraria de pés juntos que foi ele e somente ele que pensou no nome Motörhead. Na realidade, só o que ele fez foi acrescentar o trema. 'Para fazer parecer mau', disse ele. 'Por nenhum outro motivo'".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo

Max Cavalera conta como foi batizado por Lemmy com copo de uísque
Para Mikkey Dee, morte de Lemmy Kilmister não deve ser tratada como tragédia
Lemmy queria morrer no último show do Motörhead, revela empresário da banda
Empresário afirma que Lemmy Kilmister queria morrer no último show do Motörhead
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980
Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmes


