Zilla: moderno mas citando os primórdios da música extrema
Resenha - Pragmatic Evolution - Zilla
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 05 de agosto de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Que beleza de debut! Formado em 2002 no Distrito Federal, o Zilla – nome exótico com vários significados: certo tipo de formação de teia de aranha, ou 'sombra' no velho aramaico, ou 'resistência' para a própria banda – começou suas atividades tendo o Hardcore como proposta. Mas, com a passagem do tempo e as mudanças em sua formação, a sonoridade foi se orientando para os lados do Thrash até se estabilizar no atual Death Metal Melódico.

Após liberar duas demos, o Zilla está agora estreando com "Pragmatic Evolution", que, como dito, quase perfeitamente tipifica o som Death Metal Melódico como todos o conhecem. Mas sua matéria prima também avança por arranjos mais complexos que praticamente adentram pelo lado progressivo da coisa, funcionando muito bem em favor do grupo, principalmente por atingir uma profundidade que simplesmente adiciona o tão necessário apelo que qualquer bom álbum sempre possuirá.
Arranjos modernos que, paradoxalmente, deixam transparecer algo dos primórdios da música extrema, solos exemplares e um vocalista sempre muito ríspido mostram uma banda formada por músicos jovens tocando de forma impecável, mas com uma técnica que evita sobrepujar a emoção. Composições como "Neverending Violence", "Down The Edge", a faixa-título ou "March To The Abyss" mostram um pouco do poder de fogo oferecido por este incrível repertório.
Gravado no Broadband Productions, o produtor Caio Duarte (também vocalista do Dynahead) continua extraindo muito das bandas com que trabalha, tendo como resultado final um áudio encorpado, definidíssimo e com timbres muito bem escolhidos. Também vale mencionar a arte do disco, de bom gosto e elaborada pelo próprio guitarrista Mark Nagash. Finalizando, "Pragmatic Evolution" possui tal magnitude que merece um destino apropriado, que preferencialmente remova o Zilla da obscuridade de nosso underground.
Contato: www.myspace.com/zillametal
Formação:
Lucas - voz
Mark Nagash - guitarra e vozes limpas
Roberto Bodão - guitarras
Wagner - baixo
Victor - bateria
Zilla - Pragmatic Evolution
(2010 / independente – nacional)
01. Intro - Disconnection
02. Neverending Violence
03. Down The Edge
04. Comfortable Pain
05. Pragmatic Evolution
06. Day To Crawl In Darkness
07. Inner Vision
08. March To The Abyss
09. Massacre
10. Nothing But Chaos
11. Outnumbered
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
O guitarrista considerado "o pai do heavy metal" segundo Eddie Van Halen
A música "politicamente engajada" com batidas de Samba que se tornou um hino do Metal

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



