O rockstar que rejeitou duas vezes a Rainha Elizabeth II
Por Bruce William
Postado em 28 de setembro de 2022
Ao longo dos anos, diversos Rockstars foram agraciados com condecorações recebidas diretamente da Rainha Elizabeth II, ícone da cultura pop falecida recentemente aos 96 anos de idade, após um reinado de sete décadas. Dentre eles estão artistas como Paul McCartney (The Beatles), Mick Jagger (The Rolling Stones), Robert Plant (Led Zeppelin), Brian May (Queen), Bono (U2) e outros.
David Bowie - Mais Novidades
Mas um deles, apesar de ter sido convidado nada menos que duas vezes, nunca aceitou receber nenhuma condecoração da Rainha Elizabeth II: o cantor, compositor e ator David Bowie, um dos músicos mais populares, inovadores e influentes de todos os tempos.
A primeira delas aconteceu em 2000, quando lhe foi oferecida a honraria de se tornar um Comandante da Excelentíssima Ordem do Império Britânico (Commander of the British Empire, CBE), um dos títulos mais famosos e considerados mais importantes no Reino Unido, que tem como objetivo gratificar e reconhecer as contribuições para as artes e ciências, trabalhos com organizações de caridade e assistência social, bem como serviço público fora do Serviço Civil. Mas Bowie recusou a homenagem.
Talvez imaginando que Bowie gostaria e merecia algo ainda mais impactante, três anos mais tarde ofereceram novamente para o músico um título, desta vez de Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico (Knight/Dame, Commander of the Order of the British Empire (KBE – DBE) que é uma honraria entregue ao indivíduo que é muito respeitado em determinado campo, seja música, cinema, artes ou esportes. E um diferencial entre essa e a honraria oferecida anteriormente é que os agraciados são autorizados a utilizar 'Sir' e 'Dame' antes do nome.
Mas, novamente, Bowie recusou a honraria. Em entrevista ao The Sun, ele disse: "Eu jamais teria intenção alguma de aceitar qualquer coisa como aquilo, eu realmente não sei qual é a utilidade. Não foi para isso que passei a vida inteira trabalhando", e depois comenta sobre seu colega de carreira, Mick Jagger, que havia sido contemplado justamente naquele ano. "Não cabe a mim julgar o Jagger, a escolha é dele. Mas para mim não rola", disse Bowie.
Leia também:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O baterista que disse não ao Led Zeppelin e percebeu tarde demais o tamanho do erro
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O motivo que impediu a reunião dos Beatles segundo Ringo Starr
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
Angra celebra 30 anos de "Holy Land" com primeira edição do álbum em vinil
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
Todos os rockstars que já recusaram ser condecorados pela rainha Elizabeth II
O rockstar que Noel Gallagher idolatra, mas não se lembra de quando conheceu
Como Regis Tadeu conseguiu de Slash uma revelação inédita sobre David Bowie
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Mick Jagger revela o álbum de David Bowie que mais gosta e o que considera "horrível"
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
Como "Under Pressure" foi criada, nas palavras de Roger Taylor
O rockstar que mexeu profundamente com Madonna e mudou sua vida


