O rockstar que rejeitou duas vezes a Rainha Elizabeth II
Por Bruce William
Postado em 28 de setembro de 2022
Ao longo dos anos, diversos Rockstars foram agraciados com condecorações recebidas diretamente da Rainha Elizabeth II, ícone da cultura pop falecida recentemente aos 96 anos de idade, após um reinado de sete décadas. Dentre eles estão artistas como Paul McCartney (The Beatles), Mick Jagger (The Rolling Stones), Robert Plant (Led Zeppelin), Brian May (Queen), Bono (U2) e outros.
David Bowie - Mais Novidades
Mas um deles, apesar de ter sido convidado nada menos que duas vezes, nunca aceitou receber nenhuma condecoração da Rainha Elizabeth II: o cantor, compositor e ator David Bowie, um dos músicos mais populares, inovadores e influentes de todos os tempos.
A primeira delas aconteceu em 2000, quando lhe foi oferecida a honraria de se tornar um Comandante da Excelentíssima Ordem do Império Britânico (Commander of the British Empire, CBE), um dos títulos mais famosos e considerados mais importantes no Reino Unido, que tem como objetivo gratificar e reconhecer as contribuições para as artes e ciências, trabalhos com organizações de caridade e assistência social, bem como serviço público fora do Serviço Civil. Mas Bowie recusou a homenagem.
Talvez imaginando que Bowie gostaria e merecia algo ainda mais impactante, três anos mais tarde ofereceram novamente para o músico um título, desta vez de Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico (Knight/Dame, Commander of the Order of the British Empire (KBE – DBE) que é uma honraria entregue ao indivíduo que é muito respeitado em determinado campo, seja música, cinema, artes ou esportes. E um diferencial entre essa e a honraria oferecida anteriormente é que os agraciados são autorizados a utilizar 'Sir' e 'Dame' antes do nome.
Mas, novamente, Bowie recusou a honraria. Em entrevista ao The Sun, ele disse: "Eu jamais teria intenção alguma de aceitar qualquer coisa como aquilo, eu realmente não sei qual é a utilidade. Não foi para isso que passei a vida inteira trabalhando", e depois comenta sobre seu colega de carreira, Mick Jagger, que havia sido contemplado justamente naquele ano. "Não cabe a mim julgar o Jagger, a escolha é dele. Mas para mim não rola", disse Bowie.
Leia também:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Dave Mustaine diz que ex-integrantes não participarão da última tour do Megadeth
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Todos os rockstars que já recusaram ser condecorados pela rainha Elizabeth II
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
A vergonha que Dave Grohl sentiu por ter dito besteira para David Bowie
Mike Vernon, lendário produtor do blues britânico, morre aos 81 anos
O cara que, com David Bowie, fazia a dupla ser como Axl Rose e Slash
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Conceituais: 7 álbuns que fizeram história contando uma história
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80


