Rotting Christ: sério candidato para ser um álbum clássico

Resenha - Aealo - Rotting Christ

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

10


O público que acompanha a trajetória do Rotting Christ certamente já percebeu como o grupo incorporou elementos de outros gêneros à sua música, a tal ponto de muitas vezes seu Black Metal se diluir em algo de refinadas melodias, como o apresentado em "Triarchy Of The Lost Lovers" (96). Mas, ainda assim, o mais importante é que sua necessidade de expressão nunca ultrapassou os limites da integridade, aquela adquirida quando se está fortemente conectado ao underground.

Seu novo álbum, "Aealo" (transcrição do grego antigo ‘ΕΑΛΩ’, que significa 'destruição'), mostra um Rotting Christ mais melódico do que nunca, mesclando de forma muito mais profunda os elementos da música folclórica grega que já haviam sido utilizados pela primeira vem no antecessor "Theogonia" (07). Essa linha de ação teve como consequência direta a redução de toda aquela atmosfera satânica que muitos de seus antigos discos transmitiam com tanta facilidade.

publicidade

Tudo agora gira em torno de um vigoroso clima épico, mas a forte identidade que se conhece em termos de Rotting Christ continua presente em meio às melodias sofridas e furiosas, que visam capturar os sentimentos de um guerreiro em meio ao campo de batalha. O trabalho das guitarras é importante neste sentido e, aliado aos muitos cânticos pagãos com vozes femininas, propiciam uma verdadeira e emocionante viagem aos tempos antigos.

publicidade

O repertório é irretocável e conta com alguns vocalistas que foram convidados especialmente para a ocasião, como o irlandês Alan Averill (Primordial) e o velho companheiro The Magus (ex-Rotting Christ e atual Necromantia). Mas quem realmente brilha é a conterrânea Diamanda Galas, que canta na canção de sua própria autoria, "Orders From The Dead", encerrando a audição de "Aealo" de forma um tanto quanto fantasmagórica ao tratar do genocídio grego ocorrido entre os anos 1914 e 1923.

publicidade

Se a diversificada discografia do Rotting Christ nunca proporcionou um clássico incontestável, "Aealo" é um sério candidato para suprir este vácuo. O tempo decidirá... Uma verdadeira obra-prima que explora o famoso patrimônio cultural da Grécia, percorrendo paralelamente muitos dos caminhos que o Heavy Metal se enveredou desde que surgiu, há cerca de 40 anos. Indispensável!

publicidade

Contato:
http://www.rotting-christ.com
http://www.myspace.com/rottingchristabyss

Formação:
Sakis Tolis - voz, guitarra e teclados
George Bokos - guitarra
Andreas Lagios - baixo
Themis Tolis - bateria

publicidade

Rotting Christ - Aealo
(2010 / Season Of Mist Records - importado)

01. Aealo
02. Eon Aenaos
03. Demonon Vrosis
04. Noctis Era
05. Dub-Sag-Ta-Ke
06. Fire Death And Fear
07. Nekron Lahes...
08. ...Pir Threontai
09. Thou Art Lord
10. Santa Muerte
11. Orders From The Dead


Outras resenhas de Aealo - Rotting Christ

Rotting Christ: Imperdível para fãs de metal extremo

Rotting Christ: metal contemporâneo, inovador e criativo



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rotting Christ: banda realiza live em estúdio somente com material de 1989-1996


Rotting Christ: Polêmicas com Mustaine e político norte-americanoRotting Christ
Polêmicas com Mustaine e político norte-americano

Grécia: dez das maiores bandas de metal do paísGrécia
Dez das maiores bandas de metal do país


AC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon ScottAC/DC
As 10 melhores músicas da banda com Bon Scott

Metallica: ouça Nothing Else Matters em escala maiorMetallica
Ouça "Nothing Else Matters" em escala maior


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin