Opium Warlords: uma das típicas bandas de um homem só

Resenha - Live At Colonia Dignidad - Opium Warlords

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


O Opium Warlords é uma dessas típicas ‘bandas de um homem só’, que tem no delirante finlandês Sami Albert Hynninen seu mentor. O projeto surgiu em 2004 e, entre alguns os poucos conceitos que se desenvolveram desde então, a idéia somente se transformou em algo concreto no ano passado, quando seu solitário fundador iniciou as gravações deste curioso debut.

"Live At Colonia Dignidad" não tem nada de 'ao vivo', como seu título pode sugerir. Como o próprio Sami admite, este é o resultado de sua terapia musical, e por trás do valor artístico desta válvula de escape encontra-se algo realmente estranho nos mais de 75 minutos divididos em nove faixas. Para o leitor ter uma idéia, em termos de gênero, o que mais se aproxima desta obra talvez seja o chamado Funeral Doom Metal.

publicidade

Mas, ainda assim, é certo que o repertório não possua muita preocupação em ordenar um estilo específico ao flertar com fragmentos de Rock Psicodélico, rascunhos de Black Metal e até mesmo algo próximo da música pop. A audição flui de forma quase hipnótica, e só sinto que alguns arranjos apareçam aparentemente de forma improvisada, o que minimiza o impacto que algumas canções poderiam realmente alcançar, como é o caso de "Feel The Funeral Breeze", cujos 17 minutos vão se tornando fatalmente soporíferos.

publicidade

Apesar de todas as tentativas de sua gravadora impor algum mistério em torno do nome Opium Warlords – que este teimoso escriba se recusa a citar, mas sugere que o eventual curioso acesse www.cobrarecords.fi e tire suas conclusões – é inegável que "Live At Colonia Dignidad" possua consistência na simplicidade de seus arranjos, mesmo com toda a aparente pretensão intelectualóide. A audição só não será facilmente absorvida por boa parte do público...

publicidade

...Uhn, mas talvez com alguns aditivos químicos a experiência funcione melhor...?

Contato: www.myspace.com/opiumwarlords

Opium Warlords - Live At Colonia Dignidad
(2009 / Cobra Records - importado)

01. Soon Be Here, Prince Of Sleep
02. Return To The Source
03. Let It Pour, Let It Pour
04. Suck My Spear, Servant Of Satan
05. Feel The Funeral Breeze
06. Feel The Strength
06. Overwhelm Me, Black Sorrow
07. Feel The Funeral Breeze
08. Meet Me At The Iron Place
09. Support The Satanic Youth

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setentaHeavy Metal
Cinco discos necessários dos anos setenta

Led Zeppelin: O lendário encontro com o Rei do Rock, Elvis PresleyLed Zeppelin
O lendário encontro com o Rei do Rock, Elvis Presley


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin