War Metal: Heavy Metal é um uma maldição no sentido musical
Resenha - War Metal - Thunder Steel
Por Bruno Bruce
Fonte: RockPotiguar
Postado em 05 de março de 2010
Nada é mais ingrato que escrever a respeito de quem conhecemos e gostamos. Uma crítica positiva será vista como condescendente. O contrário, parecerá uma punhalada nas costas! Por isso optei pela coisa certa: minha honesta visão.

O Thunder Steel foi formado em 2003 como um passatempo entre amigos. Com a estabilização da formação seus integrantes resolveram investir mais tempo na banda. Já assisti a pelo menos 4 shows destes natalenses. Sempre associei a sonoridade do grupo ao Manowar e agora não entendo de onde diabos tirei isso! Talvez o mix (nos shows) de grandes goles de cerveja e P.A. de péssima qualidade sejam os responsáveis. Não sei! Será que foram as frases ‘…we’ll march and fight for the true metal…’, ‘…false and traitors leave this way…’? E neste momento, na minha frente, capa estilo Gladiator? Puro Manowar. Mas são somente impressões fugazes. As referências são maiores e outras.
Escutei o CD-demo "War Metal" de uma tacada só, sem voltar ou parar em nenhuma faixa. As linhas de baixo chamaram a atenção de imediato. Bem marcadas, sobressaindo em todo o CD e prato cheio para fãs do estilo Steve Harris de tocar. Um modo de equilibrar a falta que uma segunda guitarra faz. "Metal Time" é o cavalo de batalha que abre a seqüência de mais 5 faixas. A introdução de "Burn The Witch" parece retirada de uma música do Megadeth! As faixas entregam as influências do Iron Maiden, como em "Lords Of The Seas". "Women, Metal and Beer" lembra o velho Picture. Imediatamente gostosas de ouvir. São músicas quase curtas, bastante diretas e Heavy Metal até a última gota! Como instrumentistas individuais, não pude observar algum diferencial relevante merecedor de destaque.
Tenho um caso de admiração por Berg. É uma admiração metálica, de respeito, brotherhood. Seu timbre e empostação de voz me remetem à adolescência, aos vocalistas da escola tradicional. É como voltar a sua turma do colegial. No caso, um retorno pessoal aos tempos imberbes em que descobria, a cada mês, as maiores gargantas do Metal. Não quero ser injusto com os demais, mas Berg é o coração da banda, pulsando de modo estritamente emocional. Sou experiente o bastante para dar o devido desconto da posição mais à frente que os vocais atingem no estilo, a maior exposição que sofrem. Sua postura dominante no palco (mezzo agressivo mezzo alegre) foi a base para este meu sentimento.
O que falta ao Thunder Steel é aquilo de que carece a música mundial: inspiração. Aquele estalo que faça a diferença. O insight criativo, unique. Heavy Metal é um uma maldição no sentido musical. Cheio de barreiras, estreito no direcionamento. Escrevo isso sem medo de magoá-los por que sabem que admiro toda iniciativa metálica e conheço o caminho árido até a finalização de uma compilação fonográfica. O grupo precisa amadurecer, desvencilhando-se das pesadas anilhas das influências (um produtor mais experiente poderia ter retirado mais substância da banda). Mas há tempo para tanto. Foi um bom começo, apaixonado & ingênuo como deve ser.
Faixas:
01 – Metal Time
02 – Warriors Of The Night
03 – Burn The Witch
04 – Lords Of The Seas
05 – Womem, Metal And Beer
06 – War Metal
Thunder Steel:
Berg ‘Aaron Tepes’ (vocal)
Ricardo Lobato (bateria)
Fred Keyster (guitarra)
Augusto Matias (baixo)
Contato:
84 – 8805 9900 / 8855 7475
[email protected]
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Adrian Smith quer aposentar música do UFO que serve como intro dos shows do Iron Maiden
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
Mustaine recebeu mensagens de Hetfield, Ozzy e Paul Stanley quando anunciou câncer
A opinião do lendário guitarrista B. B. King sobre os Rolling Stones
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



