War Metal: Heavy Metal é um uma maldição no sentido musical
Resenha - War Metal - Thunder Steel
Por Bruno Bruce
Fonte: RockPotiguar
Postado em 05 de março de 2010
Nada é mais ingrato que escrever a respeito de quem conhecemos e gostamos. Uma crítica positiva será vista como condescendente. O contrário, parecerá uma punhalada nas costas! Por isso optei pela coisa certa: minha honesta visão.

O Thunder Steel foi formado em 2003 como um passatempo entre amigos. Com a estabilização da formação seus integrantes resolveram investir mais tempo na banda. Já assisti a pelo menos 4 shows destes natalenses. Sempre associei a sonoridade do grupo ao Manowar e agora não entendo de onde diabos tirei isso! Talvez o mix (nos shows) de grandes goles de cerveja e P.A. de péssima qualidade sejam os responsáveis. Não sei! Será que foram as frases ‘…we’ll march and fight for the true metal…’, ‘…false and traitors leave this way…’? E neste momento, na minha frente, capa estilo Gladiator? Puro Manowar. Mas são somente impressões fugazes. As referências são maiores e outras.
Escutei o CD-demo "War Metal" de uma tacada só, sem voltar ou parar em nenhuma faixa. As linhas de baixo chamaram a atenção de imediato. Bem marcadas, sobressaindo em todo o CD e prato cheio para fãs do estilo Steve Harris de tocar. Um modo de equilibrar a falta que uma segunda guitarra faz. "Metal Time" é o cavalo de batalha que abre a seqüência de mais 5 faixas. A introdução de "Burn The Witch" parece retirada de uma música do Megadeth! As faixas entregam as influências do Iron Maiden, como em "Lords Of The Seas". "Women, Metal and Beer" lembra o velho Picture. Imediatamente gostosas de ouvir. São músicas quase curtas, bastante diretas e Heavy Metal até a última gota! Como instrumentistas individuais, não pude observar algum diferencial relevante merecedor de destaque.
Tenho um caso de admiração por Berg. É uma admiração metálica, de respeito, brotherhood. Seu timbre e empostação de voz me remetem à adolescência, aos vocalistas da escola tradicional. É como voltar a sua turma do colegial. No caso, um retorno pessoal aos tempos imberbes em que descobria, a cada mês, as maiores gargantas do Metal. Não quero ser injusto com os demais, mas Berg é o coração da banda, pulsando de modo estritamente emocional. Sou experiente o bastante para dar o devido desconto da posição mais à frente que os vocais atingem no estilo, a maior exposição que sofrem. Sua postura dominante no palco (mezzo agressivo mezzo alegre) foi a base para este meu sentimento.
O que falta ao Thunder Steel é aquilo de que carece a música mundial: inspiração. Aquele estalo que faça a diferença. O insight criativo, unique. Heavy Metal é um uma maldição no sentido musical. Cheio de barreiras, estreito no direcionamento. Escrevo isso sem medo de magoá-los por que sabem que admiro toda iniciativa metálica e conheço o caminho árido até a finalização de uma compilação fonográfica. O grupo precisa amadurecer, desvencilhando-se das pesadas anilhas das influências (um produtor mais experiente poderia ter retirado mais substância da banda). Mas há tempo para tanto. Foi um bom começo, apaixonado & ingênuo como deve ser.
Faixas:
01 – Metal Time
02 – Warriors Of The Night
03 – Burn The Witch
04 – Lords Of The Seas
05 – Womem, Metal And Beer
06 – War Metal
Thunder Steel:
Berg ‘Aaron Tepes’ (vocal)
Ricardo Lobato (bateria)
Fred Keyster (guitarra)
Augusto Matias (baixo)
Contato:
84 – 8805 9900 / 8855 7475
[email protected]
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
A resposta do Sepultura após Bruna Lombardi questionar se banda era a maior do Brasil
O creme facial que inspirou um dos maiores clássicos da história dos Beatles
Tom Morello conta como o Rage Against the Machine criou o mais odiado subgênero do metal


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



