Brutal Morticínio: segunda prensagem incrementada do debut
Resenha - Despertar dos Chacais... Outono dos Povos - Brutal Morticínio
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de fevereiro de 2010
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tendo sua origem no Rio Grande do Sul, foi em 2006 que o Brutal Morticínio iniciou suas atividades com a proposta de um Black Metal que resgatasse o orgulho latino-americano em suas letras, celebrando antigos sistemas, ritos tribais e respeitando as diversas etnias que compõe a citada região. Assim sendo, têm nos ditos invasores cristãos da época dos Grandes Navegações seus maiores desafetos.

A formação do Brutal Morticínio durante a gravação de "Despertar dos Chacais... Outono dos Povos" contou com Tormento (voz e guitarra), Mielikki (baixo) e Mephistopheles (bateria), que estão liberando uma segunda prensagem desde debut, lançado originalmente em 2008 e esgotado neste mesmo ano. E os gaúchos capricharam em seu acabamento gráfico, incrementando-o com uma roupagem digipak, encarte com letras e fotos, tudo extremamente simples, mas que conquista pela eficiênca.
A linha musical segue com influência confessa dos precursores do gênero: Sarcófago, Hellhammer e Darkthrone. Tudo é elaborado tendo como base arranjos ríspidos e muitas vezes instintivos, que transmitem toda a conhecida atmosfera obscura de forma bem básica e com letras vociferadas em nossa língua materna – o que é coerente, levando em conta a proposta da banda.
Ainda que não apresente um repertório realmente diversificado, existe uma consistência na qualidade e ritmo, sendo que várias canções convencem pela atitude áspera, como "A escuridão me conforta" e "Batalhão de Extermínio". Mas é "E a Morte Triunfa..." exatamente o tipo de canção com os benefícios de sua curta duração que o álbum necessitaria apresentar com mais frequência.
De qualquer forma, "Despertar dos Chacais... O Outono dos Povos" possui boas doses daquele assalto sensorial exclusivo para poucos – ou seja, o público blackbanger. Se o leitor se encaixa no perfil e não conhece o Brutal Morticínio, em seu myspace há um link para baixar todo o disco. E, considerando que a banda agora é um quinteto, é aguardar para ver como estará soando o próximo registro!
Contato: www.myspace.com/brutalmortis
Brutal Morticínio - Despertar dos Chacais... O Outono dos Povos
(2009 / independente – nacional)
01. A Escuridão me conforta
02. Banho de Sangue
03. A Eterna Marcha da Devastação
04. Estúpido e Podre Homem Branco Cristão
05. Embarcações da Morte
06. E a Morte Triunfa...
07. Batalhão de Extermínio
08. A Longa Noite dos Corvos (Civilização Cristã)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Dave Mustaine acha que o mundo atualmente é um barril de pólvora
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
O bizarro dia que fã do Angra no Japão disse que Kiko Loureiro já ficou com a prima dele
Rick Rubin lista seus oito álbuns preferidos de todos os tempos
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)

Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



