Lord Mantis: Heavy Metal com opressão que beira o Black

Resenha - Spawning The Nephilim - Lord Mantis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Convenhamos, não tem coisa melhor do que você esbarrar em algum novo conjunto que, inesperadamente, faz uma música tão anticomercial e realmente interessante! O Lord Mantis começou suas atividades em 2008, sendo um projeto formado por músicos de várias outras bandas de Chicago (EUA) e que rapidamente liberou seu debut "Spawning The Nephilim" no ano seguinte. E que estréia!

Este pessoal talvez até esteja em vias de criar algo único, pois é bastante distinto em meio ao que tantos outros grupos estão oferecendo por aí. É um Heavy Metal que certamente possui uma opressão que beira ao Black Metal, mas é composto pela fusão de tantos estilos, feito de tal forma que impede uma real definição – inclusive incrustam algumas melodias (!?!) subjacentes típicas do Rock´n´Roll propriamente dito em várias ocasiões.

publicidade

Bom, o resultado é uma massa primitiva, suja, meio diabólica e com gritos e uivos que parecem ter saído dos quintos dos infernos. Para aumentar o caos, a produção fez com que "Spawning The Nephilim" resultasse em uma sonoridade tão viscosa que muitas vezes fica difícil distinguir os instrumentos em meio a tanta distorção. Isso até gera uma sensação de repetição, mas, ainda assim, a coisa toda possui tal coerência e sensibilidade que sobrepuja com folgas essa percepção.

publicidade

O único ponto que realmente deixa a desejar é o fato de o disco possuir apenas sete canções espalhadas em míseros 34 minutos. Mas o repertório cativa pelo mau-humor exalado, tendo em "Lord Mantis", "Spawning The Nephilim" e a mais experimental "Abducted By Aliens" três canções que mostram as manhas que estes norte-americanos possuem em injetar substância naquilo que os ouvidos mais sensíveis simplesmente chamariam de ‘ruído’.

publicidade

Tudo em "Spawning The Nephilim" é conduzido de forma tão extrema – o peso, a gritaria e até a ilustração de gosto duvidoso – que faz com que essa mistura profana provoque algum tipo de dependência ou lobotomia no ouvinte. Este é um trabalho de respeito, e os amantes do Doom, Black, Death, Hardcore e outras amenidades grotescas praticamente têm por obrigação conferir esta obra!

publicidade

Contato: www.myspace.com/lordmantis

Contato:
Chaz - voz e baixo
Deuce - guitarra
Drew - guitarra
Bill Bumgardner - bateria

Lord Mantis - Spawning The Nephilim
(2009 / Seventh Rule Recordings – importado)

01. Push Tug Wipe
02. Unnatural Dwarfism
03. Lord Mantis
04. Spawning The Nephilim
05. Abducted By Aliens
06. Hit By A Bus
07. Zealot




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Axl Rose: a primeira ficha policial aos 18 anosAxl Rose
A primeira ficha policial aos 18 anos

Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da SpinnerÓdio musical
Os artistas mais detestados em lista da Spinner


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin