Lemmy: sob investigação, em 2008, por exibir insígnia nazista
Por Lucas Samberg
Fonte: Blabbermouth
Postado em 10 de julho de 2008
Uma investigação foi iniciada em 2008 para averiguar se o frontman do MOTÖRHEAD, Ian "Lemmy" Kilmister, cometeu um crime sob a ótica da legislação alemã por vestir o que parece ser uma estampa nazista num chapéu militar, numa foto (veja ao lado).
Motorhead - Mais Novidades
A imagem em questão apareceu em um jornal alemão antes da banda se apresentar dia 5 de julho de 2008 no Wacken Rocks Litoral em Aurich, Alemanha, juntamente ao MACHINE HEAD e SAXON.
Toda "propaganda anti-constitucional" - e, especificamente qualquer tentativa de propagar nazismo - é ilegal de acordo com o artigo 86 do Código Penal alemão. O artigo 86 também proíbe todo símbolo "anti-constitucional", incluindo todas as insígnias nazistas, bandeiras, slogans e saudações.
Falando ao site New York Waste, Lemmy comentou sobre sua coleção nazista, "Eu não coleciono apenas material nazi, eu coleciono quaisquer objetos pertencentes aos 'países do eixo'. Também coleciono objetos de países que nem sequer são mencionados mais como parte do eixo, tais como Letônia, Lituânia, Estónia, Finlândia, Hungria. OK, no final quando perceberam que os Alemães estavam perdendo, todos eles disseram, 'Nós não somos nazistas'. Porém, cinco anos antes eles falavam, 'Yeah!'".
Quando perguntado onde ele consegue os objetos que coleciona, Lemmy respondeu, "O EUA é um ótimo lugar para conseguir e colecionar esta merda pois os GIs (soldados de infantaria), trouxeram tudo para a América. Eles tomaram armazéns cheios de uniformes, carros Mercedes. Um cara trouxe um Focke Wulf 190 em pedaços e o reconstruiu na América. Agora, ele possui o único FW 190 em todo o mundo. Eu comprava algumas coisas na Alemanha, mas agora você não pode mais ter coisas como facas e voltar para casa de avião.
Há cinco ou seis lojas especializadas em Hamburgo. Eles anunciam isto. Qual o problema, então? Não é um tipo de coisa nacionalista. O que você deve fazer? Fingir que nunca aconteceu?".
Sobre a questão se as pessoas devem usar os uniformes, Lemmy declarou: "Eu vou te dizer uma coisa sobre História. Desde o início dos tempos, os maus sempre tiveram os melhores uniformes. Napoleão, os confederados, os nazistas. Todos eles tinham uniformes matadores. Quero dizer, o uniforme da SS é brilhante! Eles eram as estrelas de rock da época. O que você vai fazer? São legais. Não me diga que sou nazista por eu ter uniformes. Em 1967, tive minha primeira namorada negra e uma porção de outras desde então. Eu não entendo o racismo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
O cara que é o "avô da música americana", segundo o lendário Bruce Springsteen
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Quando Sílvio Santos fez piada com a montagem onde aparece como Steve Harris
Como era a divisão financeira de direitos autorais no Raimundos, segundo Digão
Os 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words

10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
O disco do Motörhead que Max Cavalera acha extremamente subestimado
O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Dani Filth já tretou com Lemmy Kilmister por conta de socialite
A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
A música do Motörhead que vocalista do Paradise Lost considera "sensual"
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmes



