Lemmy: sob investigação, em 2008, por exibir insígnia nazista
Por Lucas Samberg
Fonte: Blabbermouth
Postado em 10 de julho de 2008
Uma investigação foi iniciada em 2008 para averiguar se o frontman do MOTÖRHEAD, Ian "Lemmy" Kilmister, cometeu um crime sob a ótica da legislação alemã por vestir o que parece ser uma estampa nazista num chapéu militar, numa foto (veja ao lado).
Motorhead - Mais Novidades
A imagem em questão apareceu em um jornal alemão antes da banda se apresentar dia 5 de julho de 2008 no Wacken Rocks Litoral em Aurich, Alemanha, juntamente ao MACHINE HEAD e SAXON.
Toda "propaganda anti-constitucional" - e, especificamente qualquer tentativa de propagar nazismo - é ilegal de acordo com o artigo 86 do Código Penal alemão. O artigo 86 também proíbe todo símbolo "anti-constitucional", incluindo todas as insígnias nazistas, bandeiras, slogans e saudações.
Falando ao site New York Waste, Lemmy comentou sobre sua coleção nazista, "Eu não coleciono apenas material nazi, eu coleciono quaisquer objetos pertencentes aos 'países do eixo'. Também coleciono objetos de países que nem sequer são mencionados mais como parte do eixo, tais como Letônia, Lituânia, Estónia, Finlândia, Hungria. OK, no final quando perceberam que os Alemães estavam perdendo, todos eles disseram, 'Nós não somos nazistas'. Porém, cinco anos antes eles falavam, 'Yeah!'".
Quando perguntado onde ele consegue os objetos que coleciona, Lemmy respondeu, "O EUA é um ótimo lugar para conseguir e colecionar esta merda pois os GIs (soldados de infantaria), trouxeram tudo para a América. Eles tomaram armazéns cheios de uniformes, carros Mercedes. Um cara trouxe um Focke Wulf 190 em pedaços e o reconstruiu na América. Agora, ele possui o único FW 190 em todo o mundo. Eu comprava algumas coisas na Alemanha, mas agora você não pode mais ter coisas como facas e voltar para casa de avião.
Há cinco ou seis lojas especializadas em Hamburgo. Eles anunciam isto. Qual o problema, então? Não é um tipo de coisa nacionalista. O que você deve fazer? Fingir que nunca aconteceu?".
Sobre a questão se as pessoas devem usar os uniformes, Lemmy declarou: "Eu vou te dizer uma coisa sobre História. Desde o início dos tempos, os maus sempre tiveram os melhores uniformes. Napoleão, os confederados, os nazistas. Todos eles tinham uniformes matadores. Quero dizer, o uniforme da SS é brilhante! Eles eram as estrelas de rock da época. O que você vai fazer? São legais. Não me diga que sou nazista por eu ter uniformes. Em 1967, tive minha primeira namorada negra e uma porção de outras desde então. Eu não entendo o racismo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Leia o discurso de Jim Carrey apresentando o Soundgarden no Rock and Roll Hall of Fame
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
O grave erro do Pink Floyd que há décadas complica a vida de um renomado cientista
As bandas de thrash favoritas de James Hetfield, fora do Big 4
A música que era "segundo plano" para o Metallica e acabou virando um clássico imortal

O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
A melhor música do Motörhead, segundo Kirk Hammett (Metallica)
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Designer relembra a história por trás da capa de "Bomber" - clássico do Motörhead
Fernanda Lira exibe foto feita há 15 anos junto com Lemmy, do Motorhead
Por que Lemmy odiava tocar "Ace of Spades" nos shows do Motörhead



