Lemmy: sob investigação, em 2008, por exibir insígnia nazista
Por Lucas Samberg
Fonte: Blabbermouth
Postado em 10 de julho de 2008
Uma investigação foi iniciada em 2008 para averiguar se o frontman do MOTÖRHEAD, Ian "Lemmy" Kilmister, cometeu um crime sob a ótica da legislação alemã por vestir o que parece ser uma estampa nazista num chapéu militar, numa foto (veja ao lado).
Motorhead - Mais Novidades
A imagem em questão apareceu em um jornal alemão antes da banda se apresentar dia 5 de julho de 2008 no Wacken Rocks Litoral em Aurich, Alemanha, juntamente ao MACHINE HEAD e SAXON.
Toda "propaganda anti-constitucional" - e, especificamente qualquer tentativa de propagar nazismo - é ilegal de acordo com o artigo 86 do Código Penal alemão. O artigo 86 também proíbe todo símbolo "anti-constitucional", incluindo todas as insígnias nazistas, bandeiras, slogans e saudações.
Falando ao site New York Waste, Lemmy comentou sobre sua coleção nazista, "Eu não coleciono apenas material nazi, eu coleciono quaisquer objetos pertencentes aos 'países do eixo'. Também coleciono objetos de países que nem sequer são mencionados mais como parte do eixo, tais como Letônia, Lituânia, Estónia, Finlândia, Hungria. OK, no final quando perceberam que os Alemães estavam perdendo, todos eles disseram, 'Nós não somos nazistas'. Porém, cinco anos antes eles falavam, 'Yeah!'".
Quando perguntado onde ele consegue os objetos que coleciona, Lemmy respondeu, "O EUA é um ótimo lugar para conseguir e colecionar esta merda pois os GIs (soldados de infantaria), trouxeram tudo para a América. Eles tomaram armazéns cheios de uniformes, carros Mercedes. Um cara trouxe um Focke Wulf 190 em pedaços e o reconstruiu na América. Agora, ele possui o único FW 190 em todo o mundo. Eu comprava algumas coisas na Alemanha, mas agora você não pode mais ter coisas como facas e voltar para casa de avião.
Há cinco ou seis lojas especializadas em Hamburgo. Eles anunciam isto. Qual o problema, então? Não é um tipo de coisa nacionalista. O que você deve fazer? Fingir que nunca aconteceu?".
Sobre a questão se as pessoas devem usar os uniformes, Lemmy declarou: "Eu vou te dizer uma coisa sobre História. Desde o início dos tempos, os maus sempre tiveram os melhores uniformes. Napoleão, os confederados, os nazistas. Todos eles tinham uniformes matadores. Quero dizer, o uniforme da SS é brilhante! Eles eram as estrelas de rock da época. O que você vai fazer? São legais. Não me diga que sou nazista por eu ter uniformes. Em 1967, tive minha primeira namorada negra e uma porção de outras desde então. Eu não entendo o racismo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
O álbum do Pink Floyd que o baterista Nick Mason considera que "enfeitou o pavão"
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
A melhor música que George Harrison compôs para os Beatles, segundo George Martin


Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Para Mikkey Dee, morte de Lemmy Kilmister não deve ser tratada como tragédia
Lemmy queria morrer no último show do Motörhead, revela empresário da banda
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980



