Exciter: thrash correto dos pioneiros do estilo
Resenha - Thrash Speed Burn - Exciter
Por Fernão Silveira
Postado em 26 de janeiro de 2010
Você se lembra do "Highlander", aquele guerreiro imortal dos filmes que vivia perambulando pelos séculos atrás de aventuras? Assim é o EXCITER, pioneira banda canadense de thrash metal que tem em "Thrash Speed Burn" seu mais recente lançamento. Um álbum simples e correto, digno de quem está há tantos anos no ramo.
Exciter - Mais Novidades
A gênese do EXCITER remonta ao ano de 1978, em Ontario (Canadá), quando o guitarrista John Ricci, o baterista e vocalista Dan Beehler e o baixista Allan James Johnson se juntaram para formar o HELL RAZOR - nome que durou apenas dois anos. Em mais de três décadas de trajetória, marcada por incontáveis mudanças de formação e outras tantas idas e vindas, o EXCITER ainda ajudou a fundar um subgênero de heavy mais rápido e agressivo que viria a ser chamado de thrash metal. MÖTÖRHEAD, MEGADETH e ANTHRAX foram alguns (apenas alguns) dos parceiros de turnê do quarteto canadense nas décadas de 80 e 90.
Mas a já citada instabilidade da banda, que além de passar por constantes alterações em seu line-up ainda teve uma série de "fins" e "recomeços" ao longo dos anos, impediu a construção de uma reputação mais sólida. Uma pena, visto que o legado de seus 11 álbuns – 10 em estúdio e um ao vivo – tem, no mínimo, respeitável valor para a história do thrash metal.
E "Thrash Speed Burn" é mais um exemplar do potencial desses "dinossauros" (no bom sentido) do thrash. O guitarrista John Ricci – único remanescente da formação original e autêntico merecedor do título de "Highlander" – tem ao seu lado o vocalista Kenny "Metal Mouth" Winter, o baixista Rob "Clammy" Cohen e o baterista Rik Charron neste mais recente lançamento do EXCITER, datado de 2008. Trata-se de um time de respeito, responsável por um álbum longe de ser genial, mas sem firulas e altamente correto.
Músicas como "Massacre Mountain", "Thrash Speed Burn" (com seu instrumental de responsa, letra simples e um refrão daqueles de fazer o show sacudir) e "In Mortal Fear" mostram que Ricci e seus colegas conhecem muito do riscado. Em "Crucifixion" e "Evil Omen", por sua vez, o EXCITER bebe numa fonte mais clássica do metal, com resultado igualmente satisfatório.
Pode correr pelo tracklist sem medo, caro(a) leitor(a), porque o thrash desses canadenses é generoso e altamente indicado para quem curte um metal veloz e furioso. E o CD ainda oferece faixas interativas trazendo entrevistas com membros da banda. Vale a pena conferir.
"Thrash Speed Burn" – EXCITER
1 - Massacre Mountain
2 - Thrash Speed Burn
3 - In Mortal Fear
4 - Crucifixion
5 - Demon's Gate
6 - Hangman
7 - Evil Omen
8 - Betrayal
9 - Punisher
10 - Rot the Devil King
Gravadora: Die Hard Records (nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Humberto Gessinger ficou chocado ao descobrir que Beatles eram maiores que Os Incríveis
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth não foi uma surpresa


Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



