Jorn: experiência e técnica a serviço do metal
Resenha - Lonely Are the Brave - Jorn
Por Fernão Silveira
Postado em 21 de janeiro de 2010
Figurinha carimbada no cenário europeu, Jorn Lande (ex-vocalista do MASTERPLAN e convidado do projeto AVANTASIA, de Tobias Sammet, entre outros trabalhos) não cansa de colocar a sua voz a serviço do bom heavy metal. Em "Lonely Are the Brave", assinado por sua banda JORN, o cantor norueguês oferece um álbum sólido, correto e muito interessante – feito sob medida para quem curte peso e técnica misturados na mesma receita.
Conhecido pelos fãs como "O Deus Norueguês do Metal" (e como gostam de deuses e heavy metal esses camaradas nórdicos!!!), Jorn Lande tem ao seu lado Jørn Viggo Lofstad (guitarra), Tore Moren (guitarra), Sid Ringsby (baixo) e Willy Bendiksen (bateria) em "Lonely Are the Brave". Experiente e muito bem relacionado, Lande montou um time de primeira linha. As guitarras de Lofstad e Moren estão à altura das melhores do ramo. E a cozinha, liderada com louvor por Bendiksen, não se limita ao feijão com arroz.
Neste segundo trabalho do JORN, sucessor de "The Duke", ouvimos um mosaico que vai do hard rock ao prog metal com desenvoltura e inteligência. Embora Lande tenha personalidade de sobra, as influências de nomes como WHITESNAKE, DIO, HELLOWEEN e SCORPIONS transbordam pelas faixas do CD. E isso está longe de ser um problema. Basta conferir a faixa "Lonely Are the Brave", que abre o disco, para entender bem o recado da banda.
"War of the World" foi composta sob medida para os shows – um autêntico "rock de arena": excelente trabalho nas seis cordas, velocidade na medida e um refrão com direito a "oh-oh-oh-oh-oh" (que é para ninguém ficar sem cantar). "Shadow People" é outra ótima pedida no tracklist, com Bendiksen dando as boas-vindas em grande estilo.
"Promises" e "The Inner Road" exibem uma combinação de peso e técnica que resume perfeitamente a categoria do JORN. Não dá para ficar impassível ao som das duas. Já "Hellfire" chama a atenção por sua levada power – afinal, é prudente desconfiar de uma banda européia que não faça as suas visitinhas ao gênero.
Salvo o exagero do apelido, o "Deus Norueguês" comprova mais uma vez que entende mesmo de metal. Pode ligar o CD player sem medo de chacoalhar a cabeça.
"Lonely Are the Brave" – JORN
1 - Lonely Are the Brave
2 - Night City
3 - War of the World
4 - Shadow People
5 - Soul of the wind
6 - Man of the Dark
7 - Promises
8 - The Inner Road
9 – Hellfire
Gravadora: Hellion (nacional)
Jorn Lande na Internet:
http://www.jornlande.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
Regis Tadeu comenta morte do lendário guitarrista Phil Campbell
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
O maior letrista da geração do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Herbert Vianna
Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?
Kiss sobre Secos e Molhados: "há quem acredite em OVNIs"


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



