Arkona: integração admirável entre folk e Heavy Metal
Resenha - Goi, Rode, Goi! - Arkona
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 18 de janeiro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O público familiarizado com o Arkona sabe que seus álbuns proporcionam uma interessantíssima experiência ao ouvinte. Natural da capital russa, na ativa desde 2002 e tendo à frente a vocalista Masha, o Pagan Folk Metal desta banda atingiu rapidamente os países europeus e americanos – inclusive seu último disco, "Ot Serdtsa K Nebu" (07), chegou ao mercado brasileiro numa grande iniciativa da Höllehamer Propaganda.

Agora o Arkona está liberando seu quinto e mais ambicioso trabalho de estúdio. "Goi, Rode, Goi!" – equivalente à saudação "Hail, Rode, Hail!", onde ‘Rode’ é o nome de um importante deus eslavo conhecido por ser o Pai do Universo – foi praticamente todo composto pela dedicada Masha, que não poupou esforços e buscou o amparo de mais de quarenta músicos que assumiram vocalizações ou os mais variados instrumentos tradicionais.
E a banda soube trabalhar muito bem ao combinar todos os elementos a que se propôs, tanto que, mesmo fazendo uso de tantos recursos folclóricos, é importante ressaltar que as composições dificilmente deixam de soar Heavy Metal. A integração entre os estilos é admirável. Há excelentes riffs, blastbeats e tudo o mais que honre o estilo, e, é claro, lá estão as versáteis linhas vocais de sua líder, que canta, grita e urra em sua língua natal.
O resultado geral é que, entre sentimentos de fúria e alegria, tudo possui tal fervor que explicita todo o orgulho que o Arkona possui de sua cultura em faixas bastante diversificadas entre si, tendo como destaque "Na Moey Zemle" (tradução: "na minha terra"), dramática superprodução com longos 15 minutos narrando as peripécias dos eslavos em países da Europa, e que inclusive conta com a participação das vozes do pessoal do Månegarm, Obtest, Skyforger, Menhir e Heidevolk. E tenha a certeza que o repertório revela muitas outras faixas matadoras!
Ainda que tantos detalhes impossibilitem que se aprecie todas as nuances em uma única audição, toda a grandeza épica das melodias de "Goi, Rode, Goi!" apenas comprova que o Arkona continua em ótima fase, sendo uma das mais autênticas bandas em sua proposta. Um excelente álbum, que inclusive também já está previsto para ser lançado em território nacional. É só aguardar!
Contato:
http://www.arkona-russia.com
http://www.myspace.com/arkonarussia
Formação:
Masha 'Scream' - voz
Sergey 'Lazar' - guitarra
Ruslan 'Kniaz' - baixo
Vlad 'Artist' - bateria
Arkona - Goi, Rode, Goi!
(2009 / Napalm Records - importado)
01. Goi, Rode, Goi!
02. Tropoiu Nevedannoi
03. Nevidal
04. Na Moey Zemle
05. Pritcha
06. V Tsepiakh Drevney Tainy
07. Yarilo
08. Liki Bessmertnykh Bogov
09. Kolo Navi
10. Korochun
11. Pamiat
12. Kupalets
13. Arkona
14. Nebo Hmuroe, Tuchi Mrachniye
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
Nicko McBrain tocará no próximo álbum do Iron Maiden? O próprio responde
Dor de Corno: Dez músicas para ouvir no bar depois de tomar um chifre
Todos os discos do Black Sabbath, do pior ao melhor, em lista do Heavy Consequence
A dica de Stevie Wonder que fez Eric Clapton cantar bem melhor, segundo o próprio

Arkona, Leaves' Eyes e Atrocity anunciam turnê com 7 shows no Brasil
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



