Mastedon: recomendado a quem aprecia Boston, Kansas e Asia
Resenha - 3 - Mastedon
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de janeiro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Parte do sucesso que o Kansas alcançou com os álbuns "Vinyl Confessions" (82) e "Drastic Measures" (83) pode ser creditado ao vocalista e tecladista John Elefante, que assumiu o posto de Steve Walsh em 1981. Poucos anos depois, John e seu irmão Dino montaram o estúdio Pakaderm Records e se tornaram produtores conhecidos pela impressionante definição que alcançaram em álbuns de feras do rock cristão como Petra, Guardian, X-Sinner e vários outros.

Em função das circunstâncias, nada mais natural que John montasse seu próprio conjunto. Novamente em parceria com seu irmão, usou a referência ao sobrenome Elefante para batizar o projeto com a designação de outro famoso paquiderme, Mastedon, que liberou dois álbuns – "It's A Jungle Out There" (89) e "Lofcaudio" (91) – ambos repletos de convidados e cuja repercussão ultrapassou todas as expectativas a ponto de seu Hard Rock e AOR com temática cristã se tornarem cultuados até os dias de hoje.
De qualquer forma, somente agora o Mastedon se prontificou a lançar um novo disco. Batizado simplesmente como "3", John Elefante e seu irmão optaram por reduzir drasticamente a infinidade de convidados utilizados no passado. Mesmo assim, é gratificante ver que Dave Amato (REO Speedwagon) e, quem diria, até mesmo Kerry Livgren (Kansas) aparecem como guitarristas. Neste esquema, John também assumiu todas as vocalizações, honrando a reputação de possuir 'a voz de um anjo' em uma atuação emocionante.
Depois de tanto tempo, é compreensível que as novas canções soem ligeiramente diferentes. O AOR apresentado nos dois primeiros álbuns continua presente, mas agora mesclado a generosas doses de melodias pop que John adotou em sua posterior carreira-solo, além de, por fim, se investir também em estruturas um pouco mais complexas, quase progressivas, em várias ocasiões.
O resultado é um repertório bastante descontraído e bem representado por canções como a sinuosa "One Day Down By The Lake", a cadência do rockaço "Water Into Wine" ou ainda "Revolution Of Mind", onde os irmãos Elefante mostram que não perderam as manhas em elaborar refrões grandiosos. Vale também citar a releitura de um dos maiores clássicos do Kansas, que resultou em uma "Dust In The Wind" agradável, mas que não supera a insuperável versão original.
Embalado em um bonito digipack, tantas melodias adocicadas certamente minimizaram um maior impacto que "3" poderia vir a ter. Mas esta observação não compromete a deliciosa nostalgia que a audição proporciona, sem contar que provavelmente sedimentará a reputação de John Elefante entre a nova geração de amantes do AOR. Um disco recomendado àqueles que apreciam toda a pompa de nomes como Boston, Kansas e Asia, além de, é claro, aos adeptos da música cristã contemporânea.
Contato:
http://www.johnelefante.com
http://www.myspace.com/johnelefante
Formação:
John Elefante - voz, guitarra e teclados
Dino Elefante - guitarra
Kerry Livgren - guitarra
Dave Amato - guitarra
Anthony Sallee - baixo
Dan Needham - bateria
Mastedon - 3
(2009 / Frontiers Records - importado)
01. Revolution Of Mind
02. Slay Your Demons
03. Nowhere Without Your Love
04. One Day Down By The Lake
05. Water Into Wine
06. Questions
07. You Can’t Take Anything
08. Lying
09. The Western World
10. That’s What You Do
11. Dust In The Wind (bonus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Dez clássicos que são faixas de álbuns terríveis, em lista da Metal Hammer
O dia que Renato Russo e famosos decidiram estudar sobre Nietzsche e deu tudo errado
Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



