Cryptik Howling: repertório extremo com apelo mainstream
Resenha - Them - Cryptik Howling
Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções
6
Agora, novamente pelo selo Cryogenic Records, o Cryptik Howling está liberando "Them", cuja produção é esmagadora e mostra que o grupo realmente progrediu em sua proposta. Tendo minimizado o uso de melodias e com os teclados agora geralmente limitados à criação de atmosferas obscuras, seu Black Metal está ainda mais pesado.
Com um trabalho vocal consistente, tudo é calculadamente denso, caótico e com um clima meio atormentador, o repertório consegue ser extremo, mas com apelo mainstream. Porém, a banda se mostra por demais inflexível em sua fórmula, tanto que as canções soam relativamente similares entre si, tendo ainda como agravante as mesmas serem por demais longas – a média é de seis minutos – o que reforça a sensação de repetição.
"Them" é um trabalho bem feito? Seria injusto dizer que não, mas há ajustes a se fazer no futuro. Sem falar que, há quase duas décadas a Noruega proporcionava os primeiros passos a um estilo chamado Black Metal, que foi elevado a um novo patamar comercial pelo Dimmu Borgir. Ser influenciado é algo natural, mas existem limites que o Criptik Howling parece ainda não ter se dado conta. Então...
Contato:
http://www.cryptikhowling.com
http://www.myspace.com/cryptikhowling
Formação:
Dominic Mongrain-Theriault - voz
Christian Mongrain-Theriault - guitarra
Samuel Pruneau - guitarra
Eve-Lyne Grenier - teclados
Emmanuel Audet - baixo
Guy Labranche - bateria
Cryptik Howling - Them
(2009 / Cryogenic Records – importado)
01. Grievous
02. Between
03. Ritual
04. Scarification
05. The Dark Figure
06. Hollow
07. Ill-Life
08. Ruins