Cryptik Howling: repertório extremo com apelo mainstream

Resenha - Them - Cryptik Howling

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 6

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Ainda que o Canadá não revele muitos conjuntos consagrados pelo grande público, certamente sua cena underground possui bons nomes que, por um motivo ou outro, não conseguem ultrapassar suas fronteiras. Neste sentido, natural de Quebec, o Cryptik Howling está batalhando pelo seu espaço desde 2002 e estreou com “Vitium Intus” em 2006.
5000 acessosBlack Sabbath: Bill Ward desconta no... Ian Gillan?!5000 acessosAndre Matos: em vídeo, explicando o que é falsete

Agora, novamente pelo selo Cryogenic Records, o Cryptik Howling está liberando “Them”, cuja produção é esmagadora e mostra que o grupo realmente progrediu em sua proposta. Tendo minimizado o uso de melodias e com os teclados agora geralmente limitados à criação de atmosferas obscuras, seu Black Metal está ainda mais pesado.

Com um trabalho vocal consistente, tudo é calculadamente denso, caótico e com um clima meio atormentador, o repertório consegue ser extremo, mas com apelo mainstream. Porém, a banda se mostra por demais inflexível em sua fórmula, tanto que as canções soam relativamente similares entre si, tendo ainda como agravante as mesmas serem por demais longas – a média é de seis minutos – o que reforça a sensação de repetição.

“Them” é um trabalho bem feito? Seria injusto dizer que não, mas há ajustes a se fazer no futuro. Sem falar que, há quase duas décadas a Noruega proporcionava os primeiros passos a um estilo chamado Black Metal, que foi elevado a um novo patamar comercial pelo Dimmu Borgir. Ser influenciado é algo natural, mas existem limites que o Criptik Howling parece ainda não ter se dado conta. Então...

Contato:
http://www.cryptikhowling.com
http://www.myspace.com/cryptikhowling

Formação:
Dominic Mongrain-Theriault - voz
Christian Mongrain-Theriault - guitarra
Samuel Pruneau - guitarra
Eve-Lyne Grenier - teclados
Emmanuel Audet - baixo
Guy Labranche - bateria

Cryptik Howling - Them
(2009 / Cryogenic Records – importado)

01. Grievous
02. Between
03. Ritual
04. Scarification
05. The Dark Figure
06. Hollow
07. Ill-Life
08. Ruins

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Cryptik Howling"

Black SabbathBlack Sabbath
Bill Ward desconta no... Ian Gillan?!

Andre MatosAndre Matos
Em vídeo, explicando o que é falsete

Thrash MetalThrash Metal
A história contada pelos próprios músicos

5000 acessosJustin Bieber: fã de Led Zeppelin, AC/DC e Metallica?5000 acessosRegis Tadeu: Minha homenagem ao Lemmy... enquanto ele está vivo5000 acessosAxl Rose: Afinal de contas, o que houve com sua voz?5000 acessosBateristas: alguns que usam a pegada tradicional para tocar5000 acessosGuns N' Roses: os Jovens Pistoleiros, sexo, drogas e RnR4213 acessosGeoff Nicholls: 15 curiosidades sobre o músico oculto do Black Sabbath

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online