Khrophus: identidade musical intacta e acabamento superior
Resenha - Presages - Khrophus
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 16 de novembro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando o assunto é música extrema na região que circunda Florianópolis (SC), certamente o nome mais lembrado é o Khrophus. Veterano da cidade de São José, o grupo foi formado em 1993 e obteve considerável repercussão com a demo-tape "Tribulations" (98) e o debut "God From The Dead Images" (03), mas infelizmente uma tendinite no braço de seu guitarrista culminou no término das atividades da banda.

Foi somente em 2007 que o fundador Adriano Ribeiro, então recuperado de sua lesão, decide reativar o Khrophus recrutando Alex Pazetto (voz e baixo) e Carlos Fernandes (bateria). Desde então, o trio vem trabalhando arduamente e agora está liberando seu mais novo álbum, "Presages", cuja identidade musical permanece intacta e com um acabamento muito superior ao EP "Symbols From Death", liberado em 2008.
Sem decorações de espécie alguma, "Presages" demonstra a habilidade e técnica que já se tornaram a marca registrada do Death Metal do Khrophus. Apesar do peso esmagador, em várias ocasiões o trabalho de guitarra remete, sutilmente ou não, à música clássica, primando por andamentos quebrados que resultam em uma dinâmica não muito convencional para o gênero, e sem nunca perder as características do Heavy Metal extremo.
Outro ponto que contribui favoravelmente são as contundentes vocalizações de Alex, que oscilam do mais completo gutural às linhas mais rasgadas, garantindo uma respeitável diversidade à audição. Importantíssimo ressaltar o excelente trabalho do produtor Alexei Leão (também vocalista do Stormental), que garantiu uma definição calculadamente ríspida e comprovando que não é necessário recorrer aos produtores gringos para conseguir qualidade de áudio.
Um ótimo trabalho, tendo em "Dominated" e "Returning To Apollo... Resurrecting From The Darkness" alguns exemplos de uma dimensão toda especial que o repertório propicia. E é com "Presages" que o Khrophus novamente estará encarando os palcos gringos, desta feita lá pelo Velho Mundo, cuja tour já está devidamente programada para 2010.
Contato: www.khrophus.com
Formação:
Alex Pazetto - voz e baixo
Adriano Ribeiro - guitarra
Carlos Fernandes - bateria
Khrophus - Presages
(2009 / independente - nacional)
01. Dominated
02. Symbols Or Not?
03. Of The Elders
04. Statues
05. Returning To Apollo... Resurrecting From The Darkness
06. Fisher Of Souls
07. Slaves Of Hunger
08. Spirits
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"
A "desonestidade" de Vinnie Vincent, segundo Paul Stanley e Gene Simmons
A opinião de Paul Di'Anno sobre Bruce Dickinson, que o substituiu no Iron Maiden
O melhor álbum que o Rush fez ao longo da sua carreira, na opinião de Geddy Lee



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



