Khrophus: identidade musical intacta e acabamento superior

Resenha - Presages - Khrophus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


Quando o assunto é música extrema na região que circunda Florianópolis (SC), certamente o nome mais lembrado é o Khrophus. Veterano da cidade de São José, o grupo foi formado em 1993 e obteve considerável repercussão com a demo-tape "Tribulations" (98) e o debut "God From The Dead Images" (03), mas infelizmente uma tendinite no braço de seu guitarrista culminou no término das atividades da banda.

Iron Maiden: a música "Wasting Love" é um Plágio?

História do Rock: dos primórdios aos anos 70

Foi somente em 2007 que o fundador Adriano Ribeiro, então recuperado de sua lesão, decide reativar o Khrophus recrutando Alex Pazetto (voz e baixo) e Carlos Fernandes (bateria). Desde então, o trio vem trabalhando arduamente e agora está liberando seu mais novo álbum, "Presages", cuja identidade musical permanece intacta e com um acabamento muito superior ao EP "Symbols From Death", liberado em 2008.

Sem decorações de espécie alguma, "Presages" demonstra a habilidade e técnica que já se tornaram a marca registrada do Death Metal do Khrophus. Apesar do peso esmagador, em várias ocasiões o trabalho de guitarra remete, sutilmente ou não, à música clássica, primando por andamentos quebrados que resultam em uma dinâmica não muito convencional para o gênero, e sem nunca perder as características do Heavy Metal extremo.

Outro ponto que contribui favoravelmente são as contundentes vocalizações de Alex, que oscilam do mais completo gutural às linhas mais rasgadas, garantindo uma respeitável diversidade à audição. Importantíssimo ressaltar o excelente trabalho do produtor Alexei Leão (também vocalista do Stormental), que garantiu uma definição calculadamente ríspida e comprovando que não é necessário recorrer aos produtores gringos para conseguir qualidade de áudio.

Um ótimo trabalho, tendo em "Dominated" e "Returning To Apollo... Resurrecting From The Darkness" alguns exemplos de uma dimensão toda especial que o repertório propicia. E é com "Presages" que o Khrophus novamente estará encarando os palcos gringos, desta feita lá pelo Velho Mundo, cuja tour já está devidamente programada para 2010.

Contato: www.khrophus.com

Formação:
Alex Pazetto - voz e baixo
Adriano Ribeiro - guitarra
Carlos Fernandes - bateria

Khrophus - Presages
(2009 / independente - nacional)

01. Dominated
02. Symbols Or Not?
03. Of The Elders
04. Statues
05. Returning To Apollo... Resurrecting From The Darkness
06. Fisher Of Souls
07. Slaves Of Hunger
08. Spirits




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: a música Wasting Love é um Plágio?Iron Maiden
A música "Wasting Love" é um Plágio?

História do Rock: dos primórdios aos anos 70História do Rock
Dos primórdios aos anos 70


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin