Marduk: uma homenagem ao chamado Juízo Final bíblico

Resenha - Wormwood - Marduk

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Já com 10 álbuns liberados em quase duas décadas de atividades, o sueco Marduk pouco desapontou sua base de fãs e está há tempos no seleto grupo dos grandes nomes do Black Metal mundial. Seu mais novo registro é uma homenagem ao chamado Juízo Final bíblico, pois "Wormwood" é o nome da estrela que cairá sobre a Terra, envenenando um terço de sua água (como se a espécie humana já não estivesse fazendo um bom serviço nesse sentido...).

E as novas composições mostram que o Marduk continua trabalhando em cima da podridão extrema de seu estilo. Com todos os músicos envolvidos no processo de composição, o repertório continua destilando o caos malévolo, novamente com os recentes experimentos e ambientações que deram à sua música maior profundidade, mas também voltando a flertar com o Death e até mesmo os andamentos mais lentos do Doom Metal.

publicidade

O resultado final garante uma variedade de ritmos muito atraente, indo da insanidade dos blastbeats a seções mais cadenciadas, tendo em "Funeral Dawn" um exemplo mais do que bem sucedido desta fusão de estilos. O extremismo se apresenta de forma avassaladora em "Nowhere, No-One, Nothing", "Unclosing The Curse", "Phosphorous Redeemer" e "Chorus Of Cracking Necks". Mas há muito mais... Que tal o Doom em "To Redirect Perdition", sem esquecer os ‘esboços de melodias’ em "This Fleshly Void"?

publicidade

A gravação é bem suja, mas valoriza cada um dos instrumentos – o som do contrabaixo está excelente! – e, como já está se tornando praxe entre os que acompanham a carreira do Marduk, não há como deixar de tecer elogios às originais e cáusticas vocalizações de Mortuus, cujo papel se desenvolveu e tornou-se tão multifacetado, que se tornou uma espécie de marca registrada na sonoridade da banda.

publicidade

Ao abrandar a implacável velocidade o Marduk certamente poderá vir a alienar os admiradores do extremismo sem concessões. Mas isso não tira o mérito de "Wormwood" ser um disco que não se afasta do espírito verdadeiramente contestador do Black Metal, mesmo com toda a diversidade de seu repertório. Um ótimo registro, referência no estilo de 2009!

publicidade

Contato:
http://www.marduk.nu
http://www.myspace.com/truemarduk

Formação:
Daniel 'Mortuus' Rosten - voz
Morgan 'Evil' Steinmeyer Hakansson - guitarra
Magnus 'Devo' Andersson - baixo
Lars Broddesson - baixo

Marduk - Wormwood
(2009 / Regain Records - importado)

publicidade

01. Nowhere, No-One, Nothing
02. Funeral Dawn
03. This Fleshly Void
04. Unclosing The Curse
05. Into Utter Madness
06. Phosphorous Redeemer
07. To Redirect Perdition
08. Whorecrown
09. Chorus Of Cracking Necks
10. As A Garment


Outras resenhas de Wormwood - Marduk

Marduk: Mantendo boa reputação no cenário Black Metal



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Marduk: padre católico da Guatemala afirma que banda não é satânicaMarduk
Padre católico da Guatemala afirma que banda não é satânica

Marduk: guitarrista guarda pedaço do crânio de Dead OhlinMarduk
Guitarrista guarda pedaço do crânio de Dead Ohlin


Kiss: Perguntas, respostas e curiosidades diversasKiss
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Iron Maiden: os álbuns da banda, do pior para o melhorIron Maiden
Os álbuns da banda, do pior para o melhor


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin