Ravenland: representante do Gothic Metal feito no Brasil
Resenha - ...And A Crow Brings Me Back - Ravenland
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de outubro de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural da capital paulista, o Ravenland iniciou sua trajetória em 1997 e rapidamente várias portas se abriram para o conjunto, mas, infelizmente, algumas dificuldades fizeram com que a banda encerrasse suas atividades. O retorno ocorreu somente em 2006 e, graças às facilidades da internet, registros como "Black" (06) e "Back" (07) possibilitaram que um novo reconhecimento surgisse por parte de várias nações.

Agora, sob a tutela da Free Mind Records, o Ravenland está estreando com o caprichadíssimo "...And A Crow Brings Me Back". Por aqui o ouvinte se deparará linhas vocais masculinas, limpas e profundas, que encontram parceria nas vocalizações femininas, simples, mas muito agradáveis. A parte instrumental é uma cuidadosa mescla de Heavy, Doom e Gothic Metal, com frequentes e bons solos de guitarras.
Mesmo procurando inserir elementos que proporcionem alguma distinção em sua melancólica forma de expressão, é a essência de grupos como Flowing Tears, Moonspell ou The 69 Eyes que são as referências recorrentes em "...And A Crow Brings Me Back". Ou seja, o resultado geral não é inovador, mas há ótimas composições como "Pressage", "Nas Asas do Corvo" e "The Crow", além das já conhecidas "Velvet Dreams" e "Soulmoon".
O grupo também incrementou o disco com uma caprichada e descontraída faixa multimídia com o clipe oficial de "End Of Light" (que inclusive entrou na programação da MTV brasileira), fotos do making of e um pequeno texto sobre a história de amor e morte ocorrida no castelo do tal vídeo.
Vale citar que há alguns personagens conhecidos do público participando de "...And A Crow Brings Me Back". O disco foi gravado no estúdio paulistano Fusão, com produção e mixagem de Ricardo Confessori (Angra, Shaman), responsável também pela gravação da bateria, além de a masterização ter ficado sob a responsabilidade de Waldemar Sorychta (Moonspell, Lacuna Coil, Tiamat). O álbum contou também com a participação especial do guitarrista Tommy Lindal (Theatre Of Tragedy) em "Velvet Dreams" e "The Crow".
Muitos vêm considerando o Ravenland como o maior representante do Gothic Metal feito atualmente em território brasileiro. Pode ser, mas também poderá ser necessário que o Corvo procure alguma singularidade que o afaste do resto do bando para garantir sua sobrevivência. Este é um primeiro disco, dono de ótimas canções que mostram que talento não é problema – é questão de tempo, apenas isso.
Contato:
http://www.ravenland.net
http://www.myspace.com/ravenland
Formação:
Camilla Raven - voz e violino
Dewindson Wolfheart - voz
Albanes Gonçalves - guitarra
João Cruz - baixo
Ricardo Confessori - baterista convidado
Ravenland - ...And A Crow Brings Me Back
(2009 / Free Mind Records – nacional)
01. After The Sun Hides (intro)
02. She Will Bleed Again (prólogo)
03. Presage
04. The Last Sunset
05. End Of Light
06. Velvet Dreams
07. Burning For You
08. Soulmoon
09. Nas Asas Do Corvo
10. The Crow
11. Tragic Romance
12. ...Till Death Us Unite Again
13. Zodiac
14. Regret
15. Soulmoon (EP version)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O clássico dos Rolling Stones que, para Mick Jagger, perdeu o sentido com o passar dos anos
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A surpreendente banda Pop dos anos 80 que Freddie Mercury adorava; "eu me identificava"
John Lennon e Paul McCartney não queriam ajudar George Harrison com "Taxman"
O problema das bandas de dois guitarristas como o próprio Slipknot, segundo Jim Root



Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



