Eluveitie: contraponto para o já saturado Folk Metal
Resenha - Evocation I: The Arcane Dominion - Eluveitie
Por Diego Camara
Postado em 12 de maio de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Destaque: Passado um ano do lançamento de "Slania", segundo álbum da banda ELUVEITIE, que obteve ótima resposta da crítica internacional e do público, os suíços mostram mais uma vez porque são uma das grandes revelações da cena do Folk Metal dos últimos tempos. Em "Evocation I: The Arcane Dominion", a banda promove em seu novo álbum um som mais acústico e muito mais ligado ao folclore gaulês do que qualquer outra banda de metal já ofereceu.
Diferente de "Slania", o ELUVEITIE deixou para trás em "Evocation I" parte de suas ligações com o Melodic Death Metal sueco, fortemente influenciado por bandas como DARK TRANQUILITY e AT THE GATES. Pelo som acústico do álbum já é de se esperar que ele apresente o mínimo dos sons característicos do metal. As guitarras, baixos e os vocais guturais de Chrigel Glanzmann acabam dando espaço para a flauta, gaita de foles, violino e os belos vocais de Meri Tadic e Anna Murphy, mesmo que durante as músicas algumas recaídas da banda podem ser notadas.
O grande destaque que pode ser apontado na temática do álbum é a total ligação com a mitologia gaulesa. As letras acompanham todo um clima folclórico criado pelo som, totalmente cantadas em gaulês antigo. Uma grande pesquisa foi empreendida pela banda para trazer à tona antigas canções e histórias dos gauleses que, de acordo com eles, tem em torno de 1600 a 2100 anos de idade e foram escritas em pequenas placas de zinco. A capa do álbum também foi totalmente incorporada à música, representando o deus pagão Cernunnos da Mitologia Celta, associado como senhor do submundo e com grandes ligações com a região central da Europa.

O belíssimo som das cantigas celtas pode ser ouvido em músicas como "Brictom", escrita a partir de uma maldição feita por mulheres, e "Voveso in Mori", uma música calma com um leve som de violão ao fundo em uma atmosfera tristonha, além de também ser uma das poucas músicas que não foi baseada nas lendas gaulesas, juntamente com "Sacrapos" e "Omnos".
"Memento" já apresenta um som mais para cima, voltado para a gaita de foles, representando as festas e comemorações dos povos celtas.
O grande destaque do álbum vai para a canção "Omnos", uma música rápida e que consegue unir bem tanto o acústico quanto o metal. Conforme afirmou o grupo anteriormente, a música fala sobre uma garota e um lobo. A menina quer colher flores pelo campo, enquanto o lobo quer "fazer brincadeiras malvadas" e "caçar a flor de sua juventude".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | De fato, por tudo isto é que "Evocation I" surge como um contraponto para o já saturado Folk Metal e uma recomendação para todos que desejam escutar um som mais tranqüilo, fora dos padrões do Black Metal usados na maioria das bandas Folk, e que mesmo assim mostra os sons típicos dos celtas com a voracidade do Metal. "Evocation I: The Arcane Dominion" mantem as previsões de "Slania" e coloca o ELUVEITIE definitivamente dentre as bandas mais interessantes da nova geração.
Formação:
Merlin Sutter – Bateria
Siméon Koch – Guitarra
Chrigel Glanzmann – Voz, mandola, apitos, gaita, violão e tambor
Meri Tadic - Violino e voz
Ivo Henzi – Guitarra
Anna Murphy – Hury Gurdy e voz
Kay Brem – Baixo
Päde Kistler – Gaita de foles e apitos

Músicas de "Evocation I: The Arcane Dominion"
01. Sacrapos – At First Glance (ft. A.A. Nemtheanga nos vocais)
02. Brictom
03. A Girls Oath
04. The Arcane Dominion (ft. Oli S. Tyr no alaúde)
05. Within The Grove (ft. Fredy Schnyder no dulcimer e Mina The Fiddler na viola de cinco cordas)
06. The Cauldron Of Renascence
07. Nata (ft. A.A. Nemtheanga nos vocais adicionais)
08. Omnos
09. Carnutian Forest
10. Dessumiis Luge
11. Gobanno (ft. Sarah Wauquiez, Fredy Schnyder no dulcimer e Mina The Fiddler na viola de cinco cordas)
12. Voveso In Mori
13. Memento
14. Ne Regv Na
15. Sacrapos – The Disparaging Last Gaze

Outras resenhas de Evocation I: The Arcane Dominion - Eluveitie
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
A vergonha que Bono sofre ao ver vídeos do U2 perante 1,5 bilhão de pessoas no Live Aid
Bill Hudson diz que tatuagem pode ter sido entrave para entrar no Megadeth
A razão para não contarem logo a Herbert Vianna que esposa falecera no acidente

Ex-violinista do Eluveitie relata que foi agredida por ex-parceiro; "Ele me deu um soco"
Eluveitie e Cobra Spell cancelam shows no Bangers Open Air 2026
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

