God Forbid: moderno, mas atento às raízes do Heavy Metal
Resenha - Earthsblood - God Forbid
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de maio de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural de New Jersey e na ativa desde 1998, o God Forbid está liberando seu quinto disco, "Earthsblood", que continua mostrando um gigante da nova safra do Heavy Metal norte-americano mantendo-se moderno, mas voltando cada vez mais suas atenções às raízes do Heavy Metal. E, ainda que tudo soe familiar em termos de God Forbid, há um desejo incontido de se aventurar por composições mais épicas neste novo trabalho.

O cantor Byron Davis, em parceria com a voz limpa do guitarrista Dallas Coyle, preparou um trabalho vocal que pode ser considerado o melhor já desenvolvido pela banda. Mas é no impressionante trabalho das guitarras, onde os solos (e que solos!!!) e riffs dos irmãos Coyle estão mais mortais do que nunca ao desenhar e impulsionar todas as músicas, cuja veia Thrash continua fortíssima, e em algumas ocasiões entrelaçadas às bonitas estruturas do Heavy Metal oitentista, fato tão bem representado por "Walk Alone".
Mas o ponto inesperado em "Earthsblood" é a presença de seções realmente complexas e com inúmeras mudanças rítmicas, progressiva mesmo. E é no momento em que se investe nestas composições mais extensas que a coisa começa a se tornar frágil, mais especificamente durante a segunda metade da audição. Faixas como "Bat The Angels", a própria "Earthsblood" e "Gaia (The Vultures)" tem inúmeras passagens matadoras, mas, juntas, ultrapassam a marca dos 20 minutos e acabam por se tornarem cansativas.
Ainda que o God Forbid não consiga atingir um resultado realmente espetacular com seu novo disco, a banda merece os créditos por não se permitir descansar à sombra dos louros colhidos com o sucesso que foi o antecessor "IV: Constitution Of Treason" (06). Mas, ainda assim, "Earthsblood" se mostra gratificante a ponto de vir a atrair as atenções daqueles headbangers mais ecléticos pela cultura underground.
Formação:
Byron Davis - voz
Doc Coyle - guitarra
Dallas Coyle - guitarra
John Outcalt - baixo
Corey Pierce - bateria
God Forbid – Earthsblood
(2009 / Century Media Records – importado)
01. The Discovery
02. The Rain
03. Empire Of The Gun
04. War Of Attrition
05. The New Clear
06. Shallow
07. Walk Alone
08. Bat The Angels
09. Earthsblood
10. Gaia (The Vultures)
Homepage: www.godforbid1.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
A banda grunge que nunca saiu dos ouvidos de Jimmy Page do Led Zeppelin
Como a doença do vocalista Axl Rose afeta o Guns N' Roses
Cliff Burton: a última frase que ele disse já dentro do ônibus

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



