God Forbid: moderno, mas atento às raízes do Heavy Metal

Resenha - Earthsblood - God Forbid

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Natural de New Jersey e na ativa desde 1998, o God Forbid está liberando seu quinto disco, "Earthsblood", que continua mostrando um gigante da nova safra do Heavy Metal norte-americano mantendo-se moderno, mas voltando cada vez mais suas atenções às raízes do Heavy Metal. E, ainda que tudo soe familiar em termos de God Forbid, há um desejo incontido de se aventurar por composições mais épicas neste novo trabalho.

O cantor Byron Davis, em parceria com a voz limpa do guitarrista Dallas Coyle, preparou um trabalho vocal que pode ser considerado o melhor já desenvolvido pela banda. Mas é no impressionante trabalho das guitarras, onde os solos (e que solos!!!) e riffs dos irmãos Coyle estão mais mortais do que nunca ao desenhar e impulsionar todas as músicas, cuja veia Thrash continua fortíssima, e em algumas ocasiões entrelaçadas às bonitas estruturas do Heavy Metal oitentista, fato tão bem representado por "Walk Alone".

publicidade

Mas o ponto inesperado em "Earthsblood" é a presença de seções realmente complexas e com inúmeras mudanças rítmicas, progressiva mesmo. E é no momento em que se investe nestas composições mais extensas que a coisa começa a se tornar frágil, mais especificamente durante a segunda metade da audição. Faixas como "Bat The Angels", a própria "Earthsblood" e "Gaia (The Vultures)" tem inúmeras passagens matadoras, mas, juntas, ultrapassam a marca dos 20 minutos e acabam por se tornarem cansativas.

publicidade

Ainda que o God Forbid não consiga atingir um resultado realmente espetacular com seu novo disco, a banda merece os créditos por não se permitir descansar à sombra dos louros colhidos com o sucesso que foi o antecessor "IV: Constitution Of Treason" (06). Mas, ainda assim, "Earthsblood" se mostra gratificante a ponto de vir a atrair as atenções daqueles headbangers mais ecléticos pela cultura underground.

publicidade

Formação:
Byron Davis - voz
Doc Coyle - guitarra
Dallas Coyle - guitarra
John Outcalt - baixo
Corey Pierce - bateria

God Forbid – Earthsblood
(2009 / Century Media Records – importado)

01. The Discovery
02. The Rain
03. Empire Of The Gun
04. War Of Attrition
05. The New Clear
06. Shallow
07. Walk Alone
08. Bat The Angels
09. Earthsblood
10. Gaia (The Vultures)

publicidade

Homepage: www.godforbid1.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Andre Matos declara: O Angra tinha que acabar!Andre Matos declara
"O Angra tinha que acabar!"

Aerosmith: Tyler acha que Kiss é banda de história em quadrinhosAerosmith
Tyler acha que Kiss é banda de história em quadrinhos


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin