Hogjaw: um Black Label Society bastante caipira

Resenha - Devil in the Details - Hogjaw

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Bandas novas vêm e vão. Esse é o curso natural das coisas no atual cenário da música. E vamos encarar os fatos: os "recursos naturais" musicais já estão quase totalmente esgotados. Então, tendo uma banda nova, como você pode se destacar? Simples: faça uma boa "reciclagem"! Partindo desse princípio, algumas bandas novas por aí fazem música com uma qualidade infinitamente superior à de bandas que tentam (em vão) fazer algo de realmente novo e bom. Entre essas bandas, temos os americanos do Hogjaw, que acabam de lançar "Devil in the Details" (2008), seu álbum de estréia.

Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born AgainMetallica: Ulrich comenta sobre seu maior erro

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O estilo? Vamos tentar imaginar uma espécie de Black Label Society bastante caipira, que traga como principais influências: Lynyrd Skynyrd, Molly Hatchet e The Allman Brothers Band. Realmente, não se trata da mistura mais original do mundo, visto que o Hogjaw toca basicamente um southern rock mais pesado. Mas, ao começar a ouvir a faixa de abertura "4 Lo", é impossível o ouvinte não se deixar levar pelo contagiante "groove" da música, e então ficar interessado pelo que vem a seguir...

Na sequência, o Hogjaw despeja mais rocks de alto calibre, como as "suingadas" "El Camino" e "Gitsum", a "bluesy" "Junga", a lenta e pesada "Swamp", e a veloz "Before Monday Come" (muito cuidado para não pisar fundo no acelerador, se for ouvir essa última no seu carro). Ainda temos as boas baladas "The Fog" e "This Whiskey", que pecam apenas por se arrastarem um pouco mais do que o necessário.

E pra não dizer que este quarteto do Arizona ignorou suas raízes realmente "southern", ainda podemos destacar duas das faixas mais divertidas do álbum: o country-rock "East Bound & Down", e a acústica "Cheap Whiskey", que fecha o álbum de uma forma leve e descompromissada.

Após escutar "Devil in the Details", o ouvinte pode até sentir falta de pelo menos mais um "rockão" agitado na track list do disco, mas ficará satisfeito o suficiente por ter encontrado uma banda nova que traga tamanha competência e sede por rock de qualidade. E fazendo uma associação com todo o "vazio" representado por uma parte da sua terra natal, podemos considerar o Hogjaw como um verdadeiro achado em um cenário musical atual tão inexpressivo e carente de boa música.

Músicas:
1. 4 Lo
2. El Camino
3. Before Monday Come
4. The Fog
5. Gitsum
6. East Bound & Down
7. Swamp
8. This Whiskey
9. Junga
10. Cheap Whiskey




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Hogjaw"


Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born AgainBlack Sabbath
A polêmica capa do polêmico Born Again

Metallica: Ulrich comenta sobre seu maior erroMetallica
Ulrich comenta sobre seu maior erro


Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336